quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aventuras nas lagoas de Nísia Floresta


O Rio Grande do Norte é mais conhecido pelas belas praias, mas os atrativos em água doce também merecem destaque. Somente em Nísia Floresta, município cuja sede está a 40 Km de Natal, há mais de 20 lagoas a serem visitadas !!

Mapa
Algumas das principais lagoas em Nísia Floresta
Fonte: Google Maps
Ao longo dos meses de junho a setembro de 2013, fizemos algumas visitas a este complexo lagunar, explorando suas belezas em passeios de quadriciclo ou a cavalo:


Quadriciclo em dia chuvoso

Para quem gosta de atividades off road, quanto mais lama, mais divertido. Descobrimos isso quando não tínhamos muitas opções em um final de semana chuvoso e resolvemos contratar o primeiro passeio nas lagoas.

Chegamos ao meio-dia à Sede da Terra Molhada e recebemos o Termo de Adesão e Responsabilidade, os capacetes e fomos encaminhados à Sala de Instruções, onde o percurso e as orientações básicas foram repassadas aos participantes - cuidado importante em qualquer atividade que envolve riscos. Em seguida, foram dadas orientações práticas sobre a condução dos quadriciclos e tivemos a oportunidade de fazer um "teste drive" para identificar eventuais dificuldades na condução, antes de seguir em frente.

Briefing antes do quadriciclo
Explicações sobre o roteiro e sobre a condução
Comboio pronto para saída
Comboio pronto para sair
O comboio partiu com 2 guias, um à frente e outro atrás, fechando a fila. No percurso, visitamos a Lagoa de Alcaçuz, onde houve uma parada para banho. Seguindo pelas trilhas estreitas nas dunas, chegamos à Lagoa Amarela (assim denominada devido à intensa coloração de suas areias), com um tempo para explorar e circundá-la nos quadriciclos e, por fim, fomos à Lagoa do Cágado, onde também foi possível um rápido mergulho e retornamos à base da empresa, em um total de 2h de percurso, com 3 belas lagoas visitadas.

No final, a chuva intermitente e de pouca intensidade, apesar de impor maior cuidado com os equipamentos fotográficos e deixar o céu meio cinzento, só aumentou a aventura:

Quadriciclos encarando a lama
Trechos com lama
Parada em Alcaçuz
Parada na Lagoa de Alcaçuz
Quadriciclo na Lagoa Amarela
Lagoa Amarela
Quadriciclo na Lagoa Amarela 2
Lagoa Amarela
Quadriciclos na Lagoa do Cágado
Lagoa do Cágado


Se há mais lagoas, vamos conhecê-las !

Na segunda visita à região, contratei os serviços do Complexo Capiba e pude explorar outros pontos, também com quadriciclo 4x4. Fomos apenas eu e o guia e as lagoas já estavam com um volume maior de água. Como fiz o passeio em dia de semana, as lagoas estavam quase desertas. Somente a Natureza se oferecendo para os cliques, enquanto parávamos em cada uma das 8 lagoas do percurso (Lagoa Amarela, dos Juncos, do Peixe, do Pirata, da Juventude, Alcaçuz, Cágado e Lagoa Seca -  Não encontrei referências a algumas destas denominações, mas sigo o que disse o guia):

Quadriciclo
Lagoa do Peixe
Contraluz Lagoa da Juventude
Lagoa da Juventude
Lagoa do Pirata
Lagoa do Pirata
Lagoa de Alcaçuz
Lagoa de Alcaçuz

Trajeto
Trajeto que percorremos por quadriciclo


A opção de cavalgar

No mesmo dia, já próximo ao entardecer, ainda pelo Complexo Capiba, fui acompanhado de outro guia para conhecer uma das trilhas de cavalgada. Minha montaria foi um ótimo mangalarga marchador, ex-campeão de torneios e agora “aposentado”, deixando as competições para levar os turistas às belas dunas e lagoas da região.

Pequenas lagoas e muitas dunas
Pequenas lagoas e muitas dunas

Como deve acontecer nesta atividade, o ritmo não é forte e fomos subindo e descendo dunas, torcendo que o sol não se mantivesse no horizonte, a fim de ver o Pôr-de-Sol em um determinado ponto que o guia dizia ser muito bom. Não deu tempo, mas não foi menos interessante. Depois de percorrer as areias com a rapidez e o barulho do motor dos quadriciclos, a cavalgada traz uma possibilidade de uma interação mais tranqüila com a natureza.

Cavalgada nas Lagoas de Nísia Floresta
O cavalo é campeão. Já o cavaleiro ........
Cavalgada nas Lagoas de Nísia Floresta 2
Sem barulho, explorando as dunas
Trajeto Cavalgada
Trajeto da cavalgada

O passeio foi curto, com 01 hora de duração. No retorno, um belo entardecer a fechar o dia com belas tonalidades:

Entardecer
 


Quem foi Nísia Floresta?


Dionísia Gonçalves Pinto é mais conhecida por seu pseudônimo: Nísia Floresta Brasileira Augusta. Esta escritora, poetisa e educadora norte-riograndense, pioneira na defesa dos direitos das mulheres, nasceu em 1810 e faleceu em Rouen, na França em 1885, de pneumonia.

Seu casamento, aos 13 anos, não dura muito: meses depois se separa (desafiando os padrões vigentes) e volta a morar com os pais. Aos 22 anos, morando em Recife,  publicou seu primeiro livro: Direitos das mulheres e injustiça dos homens. Transfere-se para Porto Alegre e, no ano seguinte, aos 23 anos, fica viúva. Em 1837, passa a morar no Rio de Janeiro e funda o Colégio Augusto, para meninas. Até 1842, vários livros são publicados, entre os quais Conselhos à minha filha. Naquele ano, embarca para Paris, onde continua sua produção literária e se relaciona com alguns dos principais intelectuais europeus, entre os quais Auguste Comte.

Em 1954, seus restos mortais foram trazidos à Papari, que já havia sido rebatizada como Nísia Floresta e encontram-se em um mausoléu, próximo à casa do Sítio Floresta, seu local de nascimento.

Este pequeno resumo não faz, nem de longe, justiça à memória desta potiguar memorável. Conheça mais sobre sua história em nossas fontes de pesquisa:
- Nísia Floresta - Dados biográficos (link)
- Nísia Floresta a mulher que ousou desafiar sua época: Feminismo e Educação (link)
- Nísia Floresta: uma mulher à frente se seu tempo (link)


Outras informações


  • Quem opera os passeios: Terra Molhada e Complexo Capiba
  • Pertencem a Nísia Floresta as praias de Pirangi do Sul, Pirambúzios, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta.
  • Além das lagoas mencionadas neste relato, há outras que são até mais famosas e merecem a visita: Lagoa do Bomfim (a maior do Rio Grande do Norte), Lagoa de Arituba, Lagoa de Papary, Lagoa do Carcará, Lagoa de Boágua, Lagoa do Urubu, Lagoa de Boa Cica (veja relato de uma trilha que fizemos)  
  • Para nossa tranqüilidade, a Marinha proibiu, desde 2012, o tráfego de embarcações de propulsão mecânica (lanchas, jet skis, etc.) em 20 lagoas localizadas no Rio Grande do Norte (link)
  • Na sede do município, encontra-se um exemplar de Baobá, com 19 metros de altura e diâmetro de 4 metros.
Baobá em Nísia Floresta

5 comentários:

  1. Jodrian, que post maravilhoso! Sou apaixonada pela Lagoa de Arituba e sempre quis muito conhecer a do Carcará, mas ninguém sabia me explicar direito como chegar.
    E eu não tinha ideia dessas lagoas todas, incrível!
    Além de todas essas delícias de Nísia Floresta (para mim Camurupim e Arituba!), ainda tem o camarão!!! Um lugar perfeito, lindo e com fartura dessa delícia!
    Abração! Vou compartilhar seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Karla !
      Confesso que eu conhecia muito pouco. Há uma riqueza natural imensa a ser aproveitada pelos visitantes.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Excelente essa postagem. Eu sou daqui (Natal) e não conheço todas essas belezas de Lagoas. Pra não dizer que não conheço todas, apenas a Lagoa de Alcaçuz e da Juventude. Vale dizer que passei por outras pequenas, só passando e faz um bom tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Walter!
      Também passei a conhecer mais a partir destas visitas. Há muito o que curtir, além do tradicional turismo nas praias. Se precisar de mais dicas é só falar :)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Excelente, Natalie !!
    Obrigado pela escolha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...