Caminho à Santiago de Compostela


Santiago de Compostela

A palavra latina para Santiago é Iacobus de onde vem a palavra Jacobeu (Iacobeu em Latim e Xacobeo em Galego) que é utilizada para definir algo referente ou pertencente ao apóstolo ou ao seu culto [1].

Por outro lado, diz a lenda que um pastor chamado Pelayo, viu uma chuva de estrelas sobre o local onde o corpo do Apóstolo Tiago, trazido de Jerusalem, estava enterrado. Daí a expressão Compostela, de Campus Estelae.


Planos para o percurso


Variações desde Porto - Mapa da Credencial do Peregrino
Em nosso percurso, nos baseamos na divisão de trechos apresentada na página do Guia do Caminho Português, com algumas variações (veja descrição em nosso relato).

Esta versão, que alguns chamam Caminho do Lima ou Caminho Português Central é dividida em 9 etapas:

Porto - Vilarinho/Vila do Conde (25 km); Vilarinho/Vila do Conde - Barcelos (26 km); Barcelos - Ponte de Lima (30 km); Ponte de Lima - Valença/Tui (38 km); Valença/Tui - Redondela (29 km); Redondela - Pontevedra (18 km); Pontevedra - Caldas de Reis (23 km); Caldas de Reis - Pádron (17 km) e Pádron a Santiago de Compostela (21 km).

Outra alternativa, em 13 etapas, está descrita em http://www.ccr-norte.pt/:

Porto - Moreira da Maia (14 km); Moreira da Maia - Vilarinho (14 km); Vilarinho - São Pedro de Rates (14 km); São Pedro de Rates - Barcelos (16 km); Barcelos - Ponte das Tábuas (14 km); Ponte das Tábuas - Ponte de Lima (19 km); Ponte de Lima - Rubiães (18 km); Rubiães - Valença/Tui (18 km); Valença/Tui - O Porriño (15 km); O Porriño - Redondela (16 km); Redondela - Pontevedra (18 km); Pontevedra - Caldas de Reis (24 km); Caldas de Reis - Padrón (19 km) e Padrón - Santiago de Compostela (24 km)

Observe que, a depender da fonte as distâncias entre as localidades variam ligeiramente

O plano deverá se adequar às suas capacidades físicas, interesse em conhecer com mais detalhes as cidades e tempo disponível para o percurso

Época


Com a disponibilidade que tínhamos para a viagem, escolhemos o mês de abril de 2011, coincidindo com a Semana Santa. Nesta época, é primavera na Europa, as temperaturas estão amenas (o que não traz o sofrimento do calor nem a necessidade de aumentar o peso da mochila com roupas de frio) e os campos estão floridos. Em compensação, tivemos que lidar com alguma chuva
Flores do Caminho

 Sinalização


A sinalização mais tradicional que se encontra ao longo do Caminho Português à Santiago é a famosa seta amarela. Simples e fáceis de serem visualizadas, as setas amarelas são colocadas em árvores, no pavimento, em postes, paredes, etc. Chega a ser divertido procurá-las emquanto se caminha

Além das setas há várias placas e as imagens da vieira, sinalizando a direção a tomar. No lado espanhol, marcos em pedra também indicam a distância que falta para chegar em Santiago, o que ajuda a situar o caminhante em relação ao trecho e a administrar o ritmo

No lado português, também se encontram símbolos definidos pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, constituídos por traços brancos e vermelhos: dois traços paralelos indicam que você está no caminho correto, traços cruzados indicam direção errada e quando o traço vermelho está em ângulo reto, indica o lado a ser tomado (direito ou esquerdo). Mas atenção:  não correspondem integralmente ao traçado do Caminho Português. Então, é melhor confiar nas setas amarelas e símbolos com a vieira.

A seguir, uma montagem que fizemos com algumas das inúmeras sinalizações que fomos encontrando no caminho:





Fontes de informações adicionais


A internet está repleta de informações produzidas por organizações e por pessoas, que como nós, fizemos o Caminho e resolvem compartilhar as experiências e dicas. É importante pesquisar previamente o que for possível para um bom planejamento e para melhor aproveitar o que há no caminho. Episódios e locais históricos, detalhes sobre cada etapa, mapas, opções de alojamento e apoio, muita coisa pode ser aprendida e compilada. Alguns links interessantes:

Cidades do caminho:

Páginas com informações sobre o Caminho:
  • O Portal Peregrino - muitas informações, guias, mapas, relatos. Há uma área reservada, com inscrição gratuita que permite baixar guias e livros
  • ACACS-SP Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - São Paulo-Brasil - Informações sobre o caminho, preparação, equipamentos, etc. Na Associação é possível solicitar a Credencial do Peregrino - paga-se uma taxa de envio e a recebe por Sedex, como fizemos
  • S. A. de Xestión do Plan Xacobeo - Uma empresa pública espanhola, dedicada à promoção turístico-cultural dos Caminhos de Santiago. As informações disponíveis se referem apenas ao lado espanhol de cada rota. Inclui a descrição dos albergues, comentários, mapas e planos altimétricos sobre os trechos entre as cidades
  • Escritório de Acolhida de Peregrinos (ou oficina de acogida de peregrinos). Possui algumas informações sobre os caminhos e disponibiliza estatísticas atualizadas sobre a peregrinação.
  • Centro de Estudos Galegos -  História, informações, mapas, etc. Inclui uma lista de albergues
  • El Camino Santiago - Arquivos no formato kmz, para visualização no Google Earth
  • Albergue de Peregrinos de Rates - Informações, incluindo mapas e perfis altimétricos
  • Mapas dos Caminhos - Mapas em formato kmz para download

25 comentários:

  1. Coragem irmão! Estivemos na região em 2006 e não tivemos coragem de fazer nenhum pequeno percurso. Só conversamos com alguns peregrinos. Parabéns amigo e vamos viajar.

    ResponderExcluir
  2. Walter, Vale a pena e com planejamento, no seu ritmo, é possível fazer bons trechos. Quando quiser, é só pedir as dicas ;-)

    ResponderExcluir
  3. Olá Jodrian!
    Te vejo sempre conversando com o pessoal do face, mas é a primeira vez que passo por aqui e me arrependi de não tê-lo feito antes!
    Nosso sonho, é fazer o Caminho, daqui a algum tempo, fechando o ciclo(ou começando outro), coisa para daqui há 5~7 anos e agora já sei onde devo vir buscar as dicas!
    Um belo guia, perfeito!
    Um abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia,
    Muito bom saber que você gostou!! É uma viagem bem bacana, onde (independente da motivação) se aprende muito. Fique à vontade para trocar idéias sobre o assunto.
    Abraço,
    Jodrian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tatianasoaresfonseca@hotmail.com27 de outubro de 2016 11:41

      ola jodrian ... estou planejando ir setembro/17 ... é uma época boa?... estou querendo fazer o caminho português .... tenho que já reservar os hoteis/pousadas para as paradas ou consigo na hora?

      Excluir
    2. Tatiana,
      Setembro é época do outono. Não há chuvas, tornando a caminhada mais tranquila, mas os campos não exibem o colorido da primavera. Nós optamos por reservar apenas o hotel de saída (do Porto) e de Chegada (em Santiago). Na época, não tivemos problemas em encontrar vagas (e também há a opção gratuita dos albergues de Peregrinos. Como não é época de alta estação, imagino que não terão problemas, mas sugiro trocar idéias com quem já fez o percurso em Setembro.
      Abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  5. Oi Jodrian
    Estou planejando fazer a perigrinação, mas dessa 1ª vez penso em percorrer 230Km, devido ao tempo disponível, vou fazer o percurso Ponferrada/ Santiago, vc sabe se aqui em Natal tem como conseguir a credencial del peregrino?
    Grata
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amiga Ana boa noite,estarei fazendo no inicio de maio 2013,com relaçao a CREDENCIAL,vc pode conseguir em Fortaleza.

      Excluir
    2. VC consegui em Fortaleza,estou indo para Lisboa em maio 2013,saindo para a peregrinação em Porto...

      Excluir
  6. Ana,
    Não conheço como obter a credencial aqui em Natal. Mas entre em contato com Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - São Paulo (veja link acima) e a credencial vem por Sedex.
    Abraço
    Jodrian

    ResponderExcluir
  7. Oii, quero muito fazer a O CAMINHO de SANTIAGO, fiquei muito feliz de ter as informaçoes aqui. Agradeço. Gostaria de saber qual o mes mais indicado pra fazer a caminhada? J atenho 47 anos e nunca fiz caminhos tão longos assim. Grata Káry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Káry
      Como dissemos acima, a melhor época é a primavera. Nós escolhemos o mês de abril e achamos muito bom. Você faz seu ritmo, mas é importante se preparar fisicamente :)
      Obrigado pela visita e pelos comentários
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
  8. Olá, gostaria de saber qual é a distância do caminho original de Santiago de Compostela?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, o caminho mais tradicional é o Francês, com cerca de 800 Km

      Excluir
  9. Boa noite, encontrei este site por acaso no google e adorei. Estou me preparando para fazer o caminho no próximo ano, provavelmente em julho e gostaria de pegar toda e qualquer informação sobre o caminho português com vc, principalmente sobre segurança no trajeto e hospedagem. Como inicialmente minha intenção era fazer o francês, já peguei todas as informações. Infelizmente não poderei fazer o caminho Francês próximo ano e vou fazer com uma amiga o Português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Fique à vontade para nos solicitar informações. Ajudaremos no que puder. Se preferir, use o formulário de contato do blog.
      Abraços e obrigado pela visita e comentários
      Jodrian

      Excluir
    2. ola, sou de Pernambuco e vou fazer o Caminho em maio/2015, penso em sair da cidade do Porto mas precisamente da Igreja da Sé, e lá pegar a credencial, voce acha isso valido? já fiz varias pesquisas e gostaria de saber de voce outras dicas sobre onde ficar e etc
      . obrigada!

      Excluir
    3. Olá, Eleonora
      Nossa preferência foi obter a credencial aqui mesmo no Brasil, para evitar qualquer contratempo. Realmente eu não sei como funciona a entrega na Cidade do Porto. Nosso plano inicial era sair de lá, mas nos aconselharam a tomar um metrô e sair de Vila do Conde e não do Porto, para evitar o trânsito durante este trecho. Não ficamos nos albergues de peregrinos, apenas em hotéis, como indicado em nossos relatos (http://www.aventuramango.com.br/2011/04/caminho-portugues-santiago-de.html)
      Obrigado pela visita

      Excluir
  10. olamigos

    ficz a caminhada em outubro 2015 foi muito bom estou ancioso para fazer novamente antes de ir ficamos preocupados mas nao tenham medo boa viagem


    ResponderExcluir
  11. Olá Jodrian, vou fazer o caminho português no início de outubro, partindo de Barcelos. Essa época é muito chuvosa? Faz frio? Os albergues ficam muito cheios? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário,
      Infelizmente não tenho experiência no período de outubro. Sugiro entrar em contato com a http://www.santiago.org.br/ (Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - São Paulo-Brasil). Não ficamos em nenhum albergue, mas há possibilidade de não haver vagas, uma vez que não há como fazer reservas. Em abril, em uma visita que fiz a um deles, vi que estava lotado.
      Abraço, Jodrian Freitas

      Excluir
  12. Vamos faazer em Março mas partiremos de Valença. Minha maior dúvida é acerca da preparação fisica anterior ao caminho. Como foi a de vcs? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      Fizemos várias caminhadas com mochilas, com um peso superior à que carregamos durante o Caminho, para ir acostumando a musculatura. O fortalecimento dos músculos das pernas, obviamente, é importante. Como o ritmo é você quem estabelece, dá para ir dosando a caminhada de acordo com sua logística e preparo físico. Se possível, tenha a orientação de um profissional de educação física para lhe orientar.
      Abraço

      Excluir
  13. Jodrian, boa noite! Vamos fazer o caminho portugues agora em outubro, eu e meu marido. Moramos em Porto Alegre, e nao está sendo facil conseguir a credencial. Em Porto é tranquilo? Na Vila do Conde tem local para tirar a credencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      espero que a resposta chegue a tempo. Quando sai do Brasil, eu já tinha a credencial, obtida pela Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - São Paulo-Brasil. Então, não sei dizer se é possível conseguir em Vila do Conde. Achei Porto bem bacana e sem dificuldades para obter informações ou outro apoio necessário
      Abraço e com caminho

      Excluir