sábado, 29 de janeiro de 2011

Guayare - a mochila Pemon


Carregador em pausa para descanso no
1o. dia de trilha para o Monte Roraima
 Uma das coisas boas no Turismo em geral e, claro, no Turismo de Aventura é ter contato com culturas diferentes. Observar práticas, costumes e saberes com os quais não convivemos no dia-a-dia é algo, no mínimo, interessante.

Várias comunidades locais, por sua vez, tem no Turismo uma grande oportunidade de geração de renda, quando não é a principal fonte. Entre os papéis mais comuns exercidos pelos habitantes das cidades próximas às áreas de atividades de aventura, estão o guia, o fornecedor de hospedagem e alimentação e o carregador.

Na subida ao Monte Roraima, em novembro de 2010, convivemos oito dias com os nativos venezuelanos da etnia Pemon, residentes na cidade de Paraitepuy.


Carregando latas de cerveja de volta do
acompamento do Rio Ték
Dentre várias coisas, entre as quais a disposição e a amabilidade, me chamou a atenção a mochila artesanal utilizada por eles. Chamada de guayare, se compõe basicamente de um cesto de palha trançada, aberto no comprimento, com alças para os braços e testa. Nesta cesta vai de tudo: utensílios, mantimentos, roupas, querosene para os fogareiros, barracas, etc.


Não vou ganhar a vida
desse jeito




Não são ergonômicas. Provei uma delas, não muito carregada, e achei muito desconfortável. Entretanto, é assim que eles sobem as mesmas trilhas até o topo do Roraima, às vezes calçando apenas sandálias e num ritmo maior que nosotros com botas e mochilas técnicas, realizando um trabalho imprescindível para o sucesso das expedições.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...