No início das nossas trilhas, sempre tivemos dúvidas sobre as reais vantagens do uso dos bastões de caminhadas. Seguindo a lógica de evitar levar equipamentos desnecessários, era preciso tirar isso a limpo. E nada melhor do que usá-los para resolver esta questão.
Hoje, passados muitos quilômetros com e sem o uso deste acessório, chegamos a à conclusão de que os bastões de caminhada são equipamentos que ajudam bastante nas trilhas. Resolvemos adotá-los, considerando que os benefícios superam os pontos negativos:
Benefícios
- Auxiliam a estabilidade e o equilíbrio, principalmente em trechos irregulares.
- Reduzem o impacto nas articulações dos membros inferiores, principalmente em descidas.
- Fornecem suporte para auxiliar na subida, aumentando o impulso e diminuindo o cansaço nas pernas.
- Ajudam a estabilizar e melhorar o ritmo da caminhada em terrenos planos
- Facilitam "investigar" o terreno antes de pôr os pés.
- Trazem um bom apoio se precisarmos andar com algum machucado nos membros inferiores.
- Podem ser utilizados para improvisar uma tala e imobilizar membros em caso de fraturas.
- Podem ser utilizados como haste para alguma bandeira improvisada de sinalização.
- Pesam relativamente pouco e podem ser dobrados para reduzir o volume ao serem carregados.
- Podem ser improvisados para fazer um tripé em fotografia .
- Em alguns modelos de barraca, servem como suporte.
|
|
Rumo ao topo do Kilimanjaro,
com o apoio valioso do bastão |
|
|
|
|
Hugo Zelazowski usando o bastão para
auxiliar na subida ao Monte Roraima |
E quais as desvantagens?
- Ocupam suas mãos
- Requerem manutenção
- São itens a mais na bagagem
- Podem dar uma falsa sensação de segurança
- Não são permitidos como bagagem de mão em aviões
Dicas
- Regule a altura do bastão, de modo que o ângulo entre seu braço e antebraço seja de 90º. Isso evitará esforço muscular desnecessário.
- Use as alças corretamente, para evitar que o bastão caia e, sobretudo, para aliviar a pressão nas mãos e pulsos
|
Uso da alça como apoio |
|
|
Regulagem da altura do bastão |
|
- Nas subidas, diminua um pouco a altura do bastão e, nas descidas, faça o inverso.
- A peça de borracha que acompanha os bastões serve para proteger a ponteira de metal. Retire-a quando for caminhar.
- Cuide de seu equipamento. Poeira e resíduos podem “travar” o bastão. Desta forma, desmonte o bastão, inspecione e limpe interna e externamente.
- Os bastões também podem ser usados em treinamento, para exercitar melhor o corpo e queimar mais calorias nas caminhadas. A prática é chamada de “Caminhada nórdica”
Qual sua opinião? Vale a pena usar bastões de caminhada?
Eu uso em trilhas mais longas desde 2005 e não sei viver mais sem.. Geralmente utilizo apenas 1.. Só quando a trilha é muito puxada que ai acho que compense levar 2..
ResponderExcluirOscar,
ExcluirTambém faço assim. Normalmente só uso 01 bastão para auxiliar nos trechos mais íngremes. Obrigado pelos comentários
Abraço
Jodrian
Uso muito meus bastões de esqui na neve quando não estou esquiando, e sinto uma falta danada desse suporte quando fazemos trilhas em terrenos irregulares, principalmente quando tenho 300 equipamentos - sendo a câmera fotografica o mais importante - e preciso me agarrar em troncos de arvores pra ter estabilidade nas caminhadas, o que é pouco divertido porque me machuco e não gosto de sair encostando sem necessidade nas arvores. Ja levei o bastão pra trilhas fora da neve e não foi tão bom, seu "pros e contras" foi esclarecedor !
ResponderExcluirObrigado pelos comentários, Natália!
ExcluirDe fato, o uso de bastões de caminhada tem defensores e críticos. Sempre uso, a não ser que seja uma trilha muito leve e plana. Acredito que o mais importante é descobrir quando ele tem uma real utilidade, senão fica sendo mais uma coisa com o que se preocupar.
Abraços
Eu sempre caminhava e no fim do dia sentia muitas dores nos pés. Desde que comecei a usar os bastões diminuiu muito isso. Gostei demais e uso sempre agora. Muito bommm o post! Parabéns.
ResponderExcluirObrigado, Maurício!
ExcluirÉ um recurso simples, que remonta aos cajados dos peregrinos de antigamente e ajudam um bocado. Uso com freqüência também
Abraço
Amei o post!
ResponderExcluirEu, com meus quilinhos a mais (1,75m e 90kg) acho os bastões essenciais! No começo usava só um, na mão direita e percebi que meu joelho direito doía mais que o esquerdo. No meu trekking de 10 dias em Huayhuash comecei a usar os dois e pasmem: meus joelhos foram poupados! Agora, não saio mais de casa sem eles!!!!!
Muito Obrigado !!
ExcluirEu continuo usando 01 bastão, mas sempre há benefícios em usá-los. No começo, a gente acha meio estranho, mas se acostuma logo e passa a ser uma verdadeira extensão do corpo.
Abraços
Acho que eles são muito úteis em subidas e descidas! Em caminhadas planas prefiro não levar. Antes eu achava que era desnecessário, às vezes até improvisava com galhos. Isso até o dia em que me emprestaram um bastão de verdade! :)
ResponderExcluirConcordo contigo, Elaine: a principal utilidade, para mim, é o apoio em subidas e descidas :)
ExcluirAcho indispensável. Ajuda muito, principalmente na descida. Se não fossem os bastões, não teria aguentado subir o Monte Fuji
ResponderExcluirObrigado pelos comentários, Douglas.
ExcluirUm dia ainda levo meus bastões para o Monte Fuji :))
Grande abraço
Eu ganhei um par de presente há tempos e sempre relutei em usar (pelos mesmos motivos que vocês colocaram no texto). Mas vejo que poderia estar ajudando o meu corpo com eles. Vou levar na próxima vez e testar.
ResponderExcluirPost de utilidade pública!
Obrigado, Emília.
ExcluirA idéia é essa mesmo, discutir e avaliar os prós e contras. Mas o melhor é testar e tirar suas próprias conclusões.
Abraço
Jodrian
Estou me preparando para o Caminho de Santiago, e até já comprei os bastões, o problema é que não consigo me adaptar. Já decidi levar e também decidi deixar várias vezes. Agora optei por levar apenas um. Gostei do post.
ResponderExcluirBeta do Férias de Mochila
Obrigado pelos comentários, Beta
ExcluirA palavra-chave é adaptação. Enquanto não nos acostumamos o bastão incomoda. Depois vira uma "extensão" de seu corpo. Ok..., talvez nem tanto, mas ajudará bastante. No caminho para o Acampamento Base do Everest, até achamos que poderíamos ter levado 2, principalmente para descidas. Resumindo: é mesmo um processo de aprendizado muito individual
Grande abraço
Realmente fiquei sempre na dúvida entre usar ou não o bastão. Nas Chapada dos Veadeiros achei muito legal que logo no início do parque, em uma casa eles deixam alguns bastões feitos de bambu, você usa durante a trilha e depois no retorno deixa lá de volta. Abs.
ResponderExcluirJá fui à Chapada dos Veadeiros mas não sabia desta prática. Boa iniciativa. Acredito que a dúvida de usar ou não é freqüente entre os caminhantes.
ExcluirAbraço e obrigado pelos comentários
EU E MINHA MULHER INICIAMOS O USO DE BASTÃO PARA CAMINHAR NA CIDADE FAZ UM ANO, JÁ COMPRAMOS MAIS UM PAR POIS SÓ USAMOS 1 NA MÃO DIREITA, E REALMENTE É UMA EXTENSÃO DO CORPO, PARABÉNS PELO SITE, JOSÉ KARAM MAGALHÃES
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita e pelos comentários, José Karam !!
ExcluirOs bastões são úteis até mesmo para quem pratica caminhada, é a tal caminhada nórdica que segundo especialistas traz um beneficio de até 40% a mais como atividade física.
ResponderExcluirGostaria de saber qual marca de bastões é recomendada, pois ouvi dizer que alguns não são tão resistentes...
ResponderExcluirEm caminhadas em terrenos planos ou pouco acidentados, um bastão de caminhada é desnecessário e portanto mais um estorvo que uma ajuda, exceto para caminhantes com problemas ortopédicos que demandem algum apoio. Em terrenos íngremes e/ou acidentados, são uma grande ajuda e podem evitar quedas, torções e outros acidentes criando um 3o ponto de apoio útil em deslizamentos, pedras que se movem, etc. Eu faço o meu no local com qualquer madeira caída apropriada. O peso extra é compensado pela possibilidade de uso para abrir trilhas fechadas, em lugar de um facão ou foice, e também serve para dar uma mãozinha para alguém alcançar o ponto onde está.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários, Bernardo.
ExcluirJá vi muitos caminhantes que também adotam a mesma prática: fazer bastões no local.
Grande Abraço.
Estes bastões são maleáveis e podem ser guardados com facilidade ou como seria nos aeroportos. Nunca vi nada igual, na verdade. Encontro em lojas de trekking, é isso? Valeu!
ResponderExcluirDan,
ExcluirNão são maleáveis. São rígidos, porém a maioria é desmontável e podem ser guardados com facilidade. Não são permitidos como bagagem de mão (você tem que despachá-los) e sim, você os encontra em lojas de trekking e esportes em geral. Abraço.
Bom dia!
ResponderExcluirVou subir o Monte Roraima em amio deste ano e gostaria de saber se é necessário o uso do bastão, e quantos devo levar, um ou dois?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Bom dia, Roberta
ExcluirEu recomendo o uso de bastões para o Roraima. Nos trechos planos, você pode usar 2 bastões. Nos trechos mais acidentados e descidas, prefiro usar um só. Como são leves, você pode levar o par e prender na mochila quando não precisar usar.
Abraço e obrigado,
Jodrian
Dicas valiosas, não sabia que existia nem 30% dessas vantagens, meu próximo investimento!
ResponderExcluirÉ isso aí, Moab !
ExcluirValeu. ObrigadÃO! Farei a partir desta madrugada minha primeira experiência com bastão. E suas dicas foram úteis.
ResponderExcluirProfessor Luciano.
@escrevendo
Que bom saber que gostou, Professor Luciano. Espero que a experiência seja proveitosa.
ExcluirAbraço
Jodrian
Bom dia Galera! Gosto de participar em corridas Trail, mas geralmente na hora das subidas, que são de 2,5km em média, sinto muito minha lombar, será que o uso de dois bastões, e um treinamento de fortalecimento de lombar me ajudaria a evitar essas dores? Visto que uma subida nestas corridas é díficil permanecer correndo devido a inclinação....
ResponderExcluirVlw Galera. Obrigado.
Ronaldo Miranda Dourado.
Bom dia, Ronaldo
ExcluirNão tenho experiência em corridas.Não saberia dizer com certeza.