quinta-feira, 17 de março de 2011

Teixeira - PB: Pico do Jabre, Trilhas e Rapel

Yago curtindo o visual na
subida ao Pico do Jabre

 Em abril de 2010 tivemos a oportunidade de conhecer uma bela região na Paraíba: os municípios de Teixeira e Maturéia, localizados na microrregião da Serra do Teixeira. As trilhas foram organizadas por Gilson, da Pé na Estrada Trilhas e incluiram caminhadas e rapel, como descrevo a seguir:

1o. dia (01/04/2010) - Ao final de seis horas e meia de viagem, partindo de Natal-RN, chegamos à cidade de Teixeira e nos instalamos no Hotel da Serra (simples, mas confortável). Almoçamos num restaurante que ocupa uma antiga construção familiar, com mais de 200 anos de existência, já no município vizinho de Maturéia - o Casarão do Jabre. Além do restaurante em si, o local abriga um pequeno museu com peças de época (Museu de Curiosidades Arlindo Dantas Monteiro). Também possui quartos para aluguel.


Casarão do Jabre
 Depois do almoço e descanso, fomos encarar a trilha para o topo do Pico do Jabre, que é o ponto culminante do Estado da Paraíba, com 1.197 m de altitude. A trilha foi árdua, com muitos trechos de mata densa. Durante o caminho há alguns pontos (mirantes) onde descansamos e aproveitamos para curtir o visual. O Joel, guia local, nos acompanhou todo o tempo.

Rosana admirando o horizonte, a
partir do cume do Pico do Jabre
No cume estão instaladas torres de telecomunicações, de modo que também é possível ir ou voltar por uma estrada pavimentada, usada pelo pessoal da manutenção. Lá em cima o tempo parecia que ia fechar, mas isso só trouxe mais beleza. Víamos as nuvens despejando sua carga nas regiões próximas e haja fotos. Bom, a espectativa mesmo era ver o pôr-do-sol, mas valeu assim mesmo.
Assim que anoiteceu, descemos pela estrada longa, sinuosa e íngreme, que também cobrou seu preço nos joelhos e pontas dos pés.

2o. dia (02/04/2010) - Acordamos cedo, tomamos um café reforçado e seguimos de van até o início da trilha do dia: aproximadamente 9 km de trechos que alternavam subidas e descidas, com trechos de mata e seus espinhos, mas também com direito a paradas para apanhar umbus. Chegamos à Cachoeira do Espelho, assim chamada porque, em dias com bastante água, é possível ver sua queda refletida como um espelho.


Yan no 1o. rapel
 Ficamos algum tempo na área da cachoeira, apreciando a beleza das pedras, com a vegetação recente devido às chuvas e os montes no horizonte. O volume de água na cachoeira estava baixo, mas não impediu banhos em pequenos poços formados na rocha. Enquanto isso, o pessoal do grupo "Os Cobras"  preparava o primeiro trecho para prática do Rapel. Nesta etapa o rapel foi bem tranqüilo, todo em positivo e com pequena altura.

Enquanto o restante do pessoal ia descendo, um providencial banho de uma pequena queda d'água ao pé do rapel aliviava o enorme calor.

Lá pelas 15:30, sem comer nada a não ser os lanches trazidos, iniciamos a volta prá cidade. Devido ao cansaço do dia, não foi fácil vencer o caminho de volta e suas subidas. Felizmente, havia sido contratado um transporte (camionete D20)para nos recolher, o que nos poupou uns 5 km de caminhada até a cidade de Teixeira.

3o. dia (03/04/2010) - Antes de pegar a trilha, fizemos uma pequena parada na feira local, em Teixeira, típica paisagem de interior, com aquela diversidade de ofertas, como diria Jessier Quirino. A trilha do 3o. dia manteve o padrão: calor, subidas e descidas, com trechos e barro batido e mata nativa, mas com maior diversidade de frutas para os caminhantes: umbu, cajá e sirigüela.


Jodrian no início do rapel na Pedra do Talhado
Chegamos ao ponto do rapel: a Pedra do Talhado, localizada no Sítio Geno município de Teixeira. A descida tinha mais de 40m, com um trecho começando em positivo, passando por outro em negativo e finalmente retornando a positivo novamente. Interessante para nosso aprendizado, pois na época tínhamos pouca experiência em rapel. Infelizmente nossas fotos da prática do rapel foram poucas, mas vejam algumas desta região no link: http://www.oscobrasonline.com/pedradotalhado.htm

4o. dia (04/04/2010) - O último dia foi light. Nos programamos para voltar à Natal na parte da manhã e fizemos uma visita à Pedra do Tendó, localizada à margem da estrada que liga Patos a Teixeira.

Pudemos constatar, então, que a bela região de Teixeira e Maturéia tem um enorme potencial para o Ecoturismo e Turismo de Aventura. Vale a pena conferir.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...