segunda-feira, 20 de junho de 2011

Interpretando as especificações técnicas de equipamentos

Muitas opções
Freqüentemente ficamos com dúvidas na hora de comparar o custo-benefício e selecionar equipamentos que sejam adequados para nossas necessidades. Entender um pouco mais sobre as especificações do produto pode ser meio entediante, mas é importante para uma boa escolha, uma vez que elas representam parâmetros de desempenho, Alguns exemplos:


 


À prova d'água 

A classificação do grau de estanqueidade quanto à entrada de água (além de partículas sólidas) em equipamentos eletrônicos é dada pela norma IEC 60529. O código consiste nas letras IP e mais dois números que definem o grau de proteção: o primeiro para ingresso de sólidos e o segundo para líquidos. Para o caso da entrada de água, a norma define os graus de proteção assim (2o. dígito do código):

0 - Sem proteção
1 - Proteção contra gotas de água que caiam verticalmente
2 - Proteção contra gotejamento de água com o equipamento inclinado a 15o.
3 - Proteção contra água caindo verticalmente como spray em equipamento inclinado a 60o não causarão danos
4 - Proteção contra projeção de água de qualquer direção
5 - Proteção contra jatos d'água de qualquer direção
6 - Proteção contra fortes jatos d'água de qualquer direção
7 - Proteção contra entrada de água com o equipamento submerso a menos de 1m, durante 30 minutos
8 - Proteção contínua contra entrada de água com o equipamento submerso a mais de 1m, conforme especificação do fabricante.

Exemplos: o rastreador pessoal SPOT tem a resistência IPX7 (O "X" significa que o parâmetro de proteção contra partículas sólidas - 1o. dígito do código IP - não foi testado de acordo com a norma). A máquina fotográfica Sony DSC-TX5 é classificada como IP58.

Conforto dos sacos de dormir

Os sacos de dormir são classificados quanto à faixa de utilização conforme os parâmetros da norma européia EN 13537, que estabelece 4 faixas:

- Limite superior: temperatura na qual um homem normal pode dormir sem excessiva transpiração. É estabelecida com os zíperes abertos e os braços fora do saco.
- Conforto - temperatura na qual uma mulher normal pode esperar dormir confortavelmente em uma posição relaxada
- Limite inferior - temperatura na qual um homem normal pode dormir por oito horas em posição fetal sem sentir frio
- Extremo - menor temperatura na qual uma mulher normal pode permanecer por seis horas sem risco de morte por hipotermia

Para os propósitos destas medidas, assume-se que um "homem normal" tem 25 anos de idade, altura de 1,73m e peso de 73 kg. Uma "mulher normal" teria 25 anos, altura de 1,60 m e peso de 60 kg.

Alguns criticam estes parâmetros, tendo em vista que "conforto" é uma medida muito subjetiva. Ainda assim, é uma referência válida.

Impermeabilidade

O grau de proteção de barracas e roupas impermeáveis pode ser especificado conforme a norma ISO 811, que estabelece o método de ensaio para resistência estática à pressão d'água que um tecido resiste, expresso normalmente em "mm". Quanto mais alto for este valor, mais impermeável é o tecido.


Obs: 1 mm de coluna d'água corresponde a um volume de 1 litro de água de chuva em 1 metro quadrado. Os fabricantes de barracas recomendam uma impermeabilização de, no mínimo 1000 a 1500 mm para o clima brasileiro  


Energia para os equipamentos

Além da especificação quanto ao tamanho e formato, um parâmetro ao qual ficamos menos atentos é a capacidade de carga das pilhas e baterias

Um rótulo indicando 1.000 mAh (mili ampére) significa que a pilha ou bateria fornecerá corrente elétrica de 1A (Ampére) durante 1 hora. Assim, quanto maior o valor de mAh, mais energia está acumulada e, portanto, maior a durabilidade da carga.

Mais detalhes: http://www.fazendovideo.com.br/vtbat.asp

Enxergando longe

Já tentou comprar um binóculo ou monóculo e não entendeu o que significam os números da especificação? É simples:

Em um binóculo sem zoom, a indicação 10 x 50 mm significa um poder de aproximação de 10 vezes em uma lente frontal de 50 mm. Já para equipamentos com zoom, podemos ter algo como 10-30 x 50 mm, o que significa que podem aumentar a imagem de 10 a 30 vezes com lente frontal de 50mm

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...