sábado, 4 de junho de 2011

Planejamento de material para aventuras em banco de dados

Selecionar o material para aventura
faz parte da aventura 
Em qualquer atividade, um bom planejamento é essencial para aumentar a chance de bons resultados. Com muitas providências a serem resolvidas, as atividades de aventura não fogem à regra.

Entre as questões a serem equacionadas está a seleção de material: roupas, alimentos, equipamentos, suprimentos, documentação e tantos outros que precisamos. Apesar do trabalho que dá -   convenhamos que é preciso uma boa dose de disciplina para parar, pensar e decidir racionalmente - eu começo a curtir a aventura a partir daí. Escolher os itens que vão na mochila exige que que façamos uma projeção mental do que esperamos encontrar nos caminhos que serão percorridos. É, por assim dizer, uma antecipação da aventura em si.

Tela de cadastro de materiais no Banco de Dados
Passando da divagação para o lado operacional da coisa, não é muito eficiente tentar organizar os inúmeros itens da tralha sem apoio de alguma ferramenta. Há várias táticas que podem ser usadas [1]. No meu caso, optei por desenvolver um banco de dados em MS Access para facilitar a tarefa.

Balança para pesar os itens
Neste banco, eu cadastro previamente todos os itens que tenho e posso usar em alguma aventura, incluindo o peso de cada um deles. Daí, antes de cada viagem é só ir selecionando o que será necessário e gerar um relatório tipo lista de verificação.

Este recurso está disponibilizado para uso não comercial, mas aberto a modificações, desde que mantida a referência à autoria e uso do mesmo tipo de licença descrito abaixo. Clique no link e baixe o banco de dados e um tutorial de uso. Bom proveito !!


O Banco de Dados, batizado de "LVMAT" (Planejamento de material para viagens) foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Para permissões adicionais ao âmbito desta licença, é necessário entrar em contato com o autor.

  Clique aqui para baixar o banco de dados LVMAT e o tutorial.

[1] Veja uma postagem bem legal sobre planejamento pré-viagem no blog do Lex Blagus: http://blog.blag.us/tome-nota/

6 comentários:

  1. Inacreditavelmente fantástico. Era o que faltava!

    ResponderExcluir
  2. Legal que tenha gostado. Espero que seja útil para suas aventuras

    ResponderExcluir
  3. Coloquei na minha página de equipamentos como utilidade pública! http://blog.blag.us/equipamento/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Lex!. A idéia é compartilhar mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Hahaha...Essa balança é ótima e também a utilizo em aventuras gastronômicas :-)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...