domingo, 20 de novembro de 2011

Livro "K2 - Vida e morte na montanha mais perigosa do mundo"

A segunda montanha mais alta do mundo, o belo K2 (Karakoram 2), com uma altitude máxima de 8 611 metros, é famoso como a montanha mais difícil ou mais mortal do mundo - um enorme desafio mesmo para os escaladores mais experientes e aguça nossa curiosidade sobre os desafios enfrentados pelas expedições na tentativa de chegar ao cume - e mais ainda, voltar vivo.

O livro "K2 - Vida e morte na montanha mais perigosa do mundo", de Ed Viesturs, com David Roberts não é um romance ou sua narrativa pessoal. É, antes de tudo, um livro analítico.

O autor, o primeiro norte-americano a escalar todas as 14 montanhas com mais de 8.000 metros do mundo, concentrou-se em 6 dramáticas temporadas (agosto de 2008, 1938, 1953, 1954 e 1986) para fazer reflexões e análises pessoais desses episódios. Em suas palavras: "Mas não é meu intuito sentar e repetir o que os outros já disseram. Em vez disso, quero imaginar como eu agiria na companhia deles, de modo a ponderar quais teriam sido seus dilemas".

E aí temos o ponto de destaque do livro: em retrospectiva, as várias decisões (o a falta delas) são analisadas, nos permitindo compartilhar boas lições, ainda que não estejamos pensando em subir montanhas com mais de 8.000 metros. São tratadas questões como logística, risco, ambição, lealdade entre colegas de equipe, sacrifício e glória. É inevitável comparar os relatos com nossas próprias experiências.

Publicado pela Editora Gaia, o livro possui 8 capítulos, em 271 páginas, com fotos históricas e do próprio autor. Gostei particularmente dos capítulos "Decisão", "Pioneirismo" e "Irmandade"

"Escalar tem a ver com liberdade. Não há prêmio em dinheiro, nem medalhas de ouro. A questão é que as montanhas existem para você ir até elas e fazer o que quiser.  É por isso que nunca vou dizer a alguém como escalar. O que posso fazer é dizer de que jeito eu prefiro escalar" - Ed Viesturs

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...