Equipe Mango. |
Já havíamos feito rafting no Rio Manso, em Bariloche e surgiu mais uma oportunidade de praticar a sincronia, o ritmo, a cooperação e, claro, muitas risadas, no Rio do Peixe, em Socorro (SP). Literalmente, vivenciamos a experiência de estar em um mesmo barco, onde todos precisam atuar em sintonia.
Começamos com o briefing em terra, onde o instrutor repassa os comandos básicos: Frente, ré, ré à direita, ré à esquerda, segura, piso, parar, etc. Nada muito complicado, mas necessário para que se possa realizar o passeio. Nos equipamos e tão logo chegamos na água, os comandos foram repetidos dentro do bote.
Briefing | Equipados e prontos |
Como era uma quarta-feira, apenas 2 botes desceram o rio, o que proporcionou um pouco mais de tranquilidade ao percurso e, consequentemente, maior chance de contemplar a natureza (nos finais de semana, ocorrem descidas com mais de 10 botes e a farra nas inevitáveis "guerras de água" - onde os participantes jogam água uns nos outros - deve perturbar um pouco a contemplação).
O Rio do Peixe atravessa municípios paulistas de Socorro, Lindóia e Itapira e é o principal afluente do rio Mogi-Guaçu. Infelizmente, o pequeno volume de chuvas deixou o nível do rio baixo nesta época do ano (abril), o que não nos permitiu fazer o percurso de 7 km, que havíamos planejado. Seguimos por 4 km, com trechos muito bonitos, atravessando pequenas e divertidas corredeiras, com direito à visão de 3 capivaras que nos observavam de uma das margens. Tecnicamente, o nível de dificuldade do rio vai de III a IV(+), em uma escala de I a VI.
Força nas remadas | Diversão pura !! |
Mais corredeiras | Seguraaaa !! |
Como chegar
Socorro, a 135 km da capital é um dos municípios paulistas classificados como Estância Hidromineral, com pouco mais de 35 mil habitantes. A Viação Bragança faz o trajeto São Paulo - Socorro - São Paulo, com saídas e chegadas no Terminal Tietê (ver trajeto).
Alguns locais que recomendamos em Socorro:
- Sorveteria do Ademar. Com mais de 100 anos de tradição, que seduz anônimos e famosos. Chama a atenção as várias fotos do proprietário com artistas, mas o bom mesmo são os sorvetes de fabricação caseira.
- Pizzaria do Vigário
- Bar e Pub Lübeck - Prove o Chopp Lübeck, feito na região. Claro e leve.
Onde ficamos
Nos hospedamos na Pousada Ecológica Rio do Peixe. A pousada fica localizada em um terreno alto, com uma bela vista para as montanhas. Dispõe de 10 chalés, simples e confortáveis.
A Pousada fica bem localizada para realização das atividades de aventura, vizinha à base de algumas operadoras e no caminho para outros locais de aventura, como o Parque dos Sonhos.
O destaque da hospedagem foi a atenção e cordialidade da proprietária, Sra. Telma. Atendendo na Mercearia Rio do Peixe, que fica logo em frente à entrada da Pousada e onde se pode fazer compras para abastecer o chalé, Telma não poupou esforços para tornar nossa estadia a melhor possível. Telefonemas, contatos, recados, dicas, sempre prestativa. Recomendado, com certeza.
Estrada Socorro a Munhoz, Km 08 - Bairro Rio do Peixe
Tel: (19) 3855-7496
A prática do rafting
A prática do rafting no Rio do Peixe pode ser realizada por quem é iniciante. Para crianças, o limite mínimo é de 6 anos. É necessário que o participante vá de tênis ou sandália tipo papete (que possam ser molhados, obviamente) e leve roupas secas para troca na volta.
Contratamos o rafting com a Rios de Aventura, uma das operadoras de Turismo de Aventura da região. A empresa é certificada conforme a norma de gestão de segurança para turismo de aventura, a NBR 15331. A condução da atividade foi bem feita e os instrutores são divertidos e passam confiança na técnica.
Durante o percurso, as balsas são acompanhadas por caiaques, um no início e outro ao final da fila, trazendo mais segurança à atividade.
Entretanto, sentimos falta de um pouco mais proatividade em fornecer apoio para transportar os clientes até a base da empresa, que fica no Parque Monjolinho. Ainda mais, levando-se em conta que durante a semana o fluxo de visitantes é bem pequeno.
Outras operadoras de rafting de Socorro:
- Aui Mauê
- Kango Jango
- ProximAventura
Os outros posts sobre nossas aventuras em Socorro
Tirolesa Interestadual
Pedra Bela Vista com rapel de 98m
Que legal! somos loucos para fazer rafting,mas ainda não tivemos oportunidade!!!Parece ser bem legal e emocionante!!
ResponderExcluir:D Otima semana!!
Vale muito a pena. É diversão garantida e uma boa interação com a equipe. Abraço e boa semana :-)
ExcluirEstou tão pertinho! Fiquei animada para fazer! Quem sabe em 2013 eu não crio coragem e vou! Feliz 2013!
ResponderExcluirÉ isso aí, Luciana !
ExcluirSe anime e curta as várias atrações em Socorro. Grande abraço e excelente 2013!