quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Direitos de trabalho aos Carregadores



Carregadores Acampamento Base do Everest
Carregadores no Nepal
Pouco depois da 2ª Guerra Mundial, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) Embora não seja uma obrigação legal aos governos, é fato que esse conjunto de 30 artigos fundamenta várias constituições nacionais, tratados e leis.

Em uma das considerações descritas no preâmbulo, os povos das Nações Unidas reafirmaram “sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla”.

Neste contexto, e considerando o tema do Blog Action Day 2013 - Direitos Humanos, trazemos algumas reflexões sobre as condições de trabalho de uma categoria importante em muitas expedições: os carregadores. Se, por um lado, a contratação destas pessoas representa uma importante fonte de renda e transferência de recursos às comunidades nos destinos, ainda há muito o que avançar em termos de garantir condições justas e favoráveis de trabalho (Art. XXIII DUDH).

Tivemos experiências com carregadores em três viagens: durante a subida ao Monte Roraima e ao Monte Kilimanjaro e no Trekking ao Acampamento Base do Everest. Em todos os casos, foram fundamentais para o êxito das aventuras.

Carregadores
Carregadores com duffle bags de seus clientes
Carregadores na subida ao Kilimanjaro
Uma equipe de carregadores entrega sua carga aos participantes de uma expedição ao Kilimanjaro
Carregador descansa durante a subida ao Monte Roraima
Carregador descansa no trajeto para o Monte Roraima
Carregadores na subida ao Kilimanjaro 2
Carregadores rumo ao Kilimanjaro
Nos vários dias que convivemos com o trânsito de turistas e carregadores naqueles destinos, percebemos que há diferenças na forma como são tratados. Aqueles que são contratados por operadoras conscientes e preocupadas em agir corretamente (e não apenas oferecer o menor preço aos turistas) possuem limite de peso a carregar e estão melhor equipados. Outros, entretanto, exercem seu trabalho em condições não adequadas. Durante o caminhada no Himalaia, por exemplo, vimos carregadores com mais de 100 kg nas costas. E não cabe o argumento que estão mais adaptados para altitudes. Há limites a serem obedecidos.

Diretrizes

Pesquisando, encontrei esta lista de 5 princípios é defendida pela International Porter Protection Group (IPPG):

1 . Roupas apropriadas para o clima da temporada e altitude devem ser fornecidas para os carregadores, para proteção do frio, chuva e neve. Isso pode significar : jaqueta à prova de vento e calças de lã, jaqueta, ceroulas, calçado adequado (botas de neve), meias , chapéu, luvas e óculos de sol.
2 . Acima da linha de árvores (altitude), os carregadores devem ter um abrigo próprio, ou um quarto em uma pousada ou uma tenda, uma esteira e um cobertor decente ou saco de dormir. Eles devem ser fornecidos com o equipamento e combustível para alimentos e bebidas quentes ou para cozinhar.
3. Devem ser fornecidos aos carregadores seguro de vida e o mesmo padrão de cuidados médicos como seria de esperar para si próprio.
4. Carregadores não devem ser pagos por causa da doença/lesão, sem o líder ou os participantes da caminhada avaliarem a sua condição com cuidado. A pessoa encarregada dos carregadores (Sirdar) deve informar seu líder de caminhada ou os participantes da caminhada se um carregador doente será remunerado. Não fazer isso já resultou em muitas mortes. Carregadores doentes ou feridos nunca devem ser enviados [de volta] sozinhos, mas com alguém que fala a sua língua e entende seu problema, juntamente com uma carta descrevendo sua queixa. Fundos suficientes devem ser fornecidos para cobrir os custos de resgate e tratamento.
5. Nenhum carregador deve ser solicitado para transportar uma carga que é muito pesada para suas capacidades físicas (máximo: 20 kg no Kilimanjaro, 25 kg no Peru e no Paquistão, 30 kg no Nepal). Limites de peso podem precisar de ajustes para as condições específicas de altitude, terreno e clima. Crianças não devem ser empregadas como carregadoras.

O que podemos fazer?

É muito difícil ou mesmo impossível realizar algumas expedições sem o uso de carregadores. Na verdade, é bom que sejam utilizados, uma vez que permite a geração de renda. Considero que nós, os usuários destes serviços, temos papel na melhoria das condições de trabalho destas pessoas, se adotarmos boas práticas:
  • Antes de contratar a operadora, pesquise como ela trata seus carregadores e desconfie se oferece preços muito abaixo do mercado. Muitas vezes, a economia é feita às custas das condições de trabalho da equipe.
  • Cobre posturas adequadas da operadora. Denuncie condições de trabalho e remuneração que estejam violando padrões legais e éticos.
  • Valorize o trabalho dessa equipe. Trate-os cordialmente e com respeito e dê gorjetas conforme o padrão usualmente aplicado no local.

Para saber mais


Kilimanjaro Porters Assistance Project – Link
International Porter Protection Group – Link
Ten Frequently Asked Questions On Best Practice and Fair Treatment of Porters – Link

4 comentários:

  1. Oi Jodrian,

    Excelente reflexão! Não conhecia esse princípios defendidos pela International Porter Protection Group, e pra ser mais exato não conhecia essa organização.
    Ótima informação, sensacional!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Rodrigo !!
      Quando convivemos com esses trabalhadores, quase sempre anônimos, percebemos o quanto precisam ser valorizados.
      Grande abraço !

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  2. Jodrian,
    Um post bastante pertinente, também não conhecia essas informações.
    E concordo também, os carregadores são essenciais para a realização de algumas expedições, mas é primordial que nós que utilizamos estes serviços, estejamos atentos para as regras e condições mínimas de segurança, condições de trabalho e valorização deste trabalho.
    Um grande abraço!
    Marcia

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    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Márcia
      Temos um papel importante. Como clientes, nós podemos influenciar as empresas a adotarem práticas corretas :)
      Grande abraço !

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