sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Instagram da Semana 33


A edição de outubro de 2013 da National Geographic Brasil traz um texto interessante de Robert Draper sobre o poder da fotografia, em “um mundo anestesiado pela avalanche diária de imagens”. Para quem ama de fato esta arte, é um desafio passar uma mensagem, captar aquele momento único, compartilhar e, também, de alguma forma ser reconhecido.

Em nossos próprios arquivos digitais de fotos, corremos o risco de acumular muito mais fotos que podemos processá-las – não no sentido de revelar as fotos em papel, mas de recuperar as emoções ou percepções que tivemos no momento em que as fizemos. Faça um exercício: consulte seus arquivos de fotos antigas e surpreenda-se com suas lembranças.

Sem me considerar (nem de longe) um especialista em fotografia, gosto do exercício semanal de selecionar as fotos para esta série. Fico imaginando o que levou o fotógrafo a registrar aquela paisagem, aquela flor ou árvore ou animal e me anima destacá-las em meio à “cacofonia global de instantâneos”.

L'étang de la Bonde Autora Natalia Itabayana
L'étang de la Bonde
Autora: Natalia Itabayana
Ipê em Diamantina Autores Nerds Viajantes
Ipê em Diamantina
Autores: Nerds Viajantes
Folhagem de outono Autora Claudia Beatriz
Folhagem de outono
Autora: Claudia Beatriz
Entardecer em Santos Autora Ana Oliveira
Entardecer em Santos
Autora: Ana Oliveira
Lago em Palmas - TO Autor Dudu Afora
Lago em Palmas - TO
Autor: Dudu Afora
Cascata do Caracol, em Canela Autora Flávia Peixoto
Cascata do Caracol, em Canela
Autora: Flávia Peixoto
Goreme, Capadocia, Turquia Autor Karl Mesquita
Goreme, Capadocia, Turquia
Autor: Karl Mesquita
Muri Beach Autor Mauoscar
Muri Beach
Autor: Mauoscar
Kona, Big Island - Hawaii Autor Luiz Jr. Fernandes
Kona, Big Island - Hawaii
Autor: Luiz Jr. Fernandes
São Lourenço do Sul - RS, Autora Martinha Andersen
São Lourenço do Sul - RS,
Autora: Martinha Andersen
Quer participar também? Não tem mistério !! Basta nos enviar uma mensagem autorizando a publicação de suas fotos, que nunca serão editadas ou modificadas e sempre serão acompanhadas do link para seu perfil no Instagram. Restrição: o tema será sempre a Natureza.

Bom final de semana e até a próxima edição.

8 comentários:

  1. É sempre um prazer participar do Instagram da semana. Obrigada por escolher a foto da árvore preferida dos nerds! ;)
    Abraços,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ipê sempre rende belas fotos, é? Faz um bonito contraste de cores. Também gosto muito. !
      Grande abraço

      Excluir
  2. Vou contar a história da minha fotinho. Em agosto, visitamos uma cidade perto desse lado, mas acabamos por não visitar o mesmo, prometendo voltar de bicicleta (ele fica a 30km de casa) pra dar um mergulho. Acabamos não fazendo durante a temporada porque tudo fica muito cheio, viajamos e quando voltamos, iríamos finalmente fazer o passeio, mas Bernardo teve uma lesão na coxa e suspendemos até segunda ordem nossa pedalada.

    Nesse meio tempo, eu estava me preparando pra meia maratona na região onde fica o lago, e parte do percurso é feita em torno dele. Bernardo treinou comigo algumas vezes até se machucar no futebol, e acabou nem se inscrevendo na prova. Foi por volta do km 10 do percurso da meia maratona que me deparei com o lago: tinha música ao vivo no restaurante pra recepcionar os corredores, e um dos pontos de hidratação era ali. Peguei um pedaço de laranja, bebi água e antes de voltar a correr, fiz essa foto, a paisagem me encheu de paz, e voltei a correr como se fosse uma segunda largada, com energia pra enfrentar os 11km restantes. Quando cheguei no fim do percurso, essa foi a primeira foto que mostrei pro Bernardo.

    Voilà a história da minha fotinho. Ela é muito especial, obrigada pela escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bacana ! Por trás da foto, uma história marcante. É por isso que falei no último parágrafo do texto inicial: é um belo exercício de imaginação. Muito obrigado por compartilhar a história e fico contente (ainda mais) por ter escolhido esta :)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Jodrian, muito bacana!! Na sexta fica aquela expectativa de deslumbrar com a belas imagens dessa série que é um sucesso, muito bom fazer parte!!!abçs..:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Dudu !!
      Em novembro eu deverei visitar este lago :) Te aviso
      Grande abraço

      Excluir
  4. uma honra participar dessa seleção! Obrigada! beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...