quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Tempo - Tambor de todos os ritmos


Relógio Morgue Files
Fonte: Morgue Files
“Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo…” (Caetano Veloso)

O Tempo - ente invisível, que tudo regula. Comanda nossa rotina de trabalho e nossas fugas para viagens, nossos momentos de planejamento e de execução. Torcemos que seja bondoso e “que dê tempo para tudo”. Às vezes esperamos e filosofamos: “Tudo a seu tempo”!. Há situações em que paramos tudo. Cansados e sem paciência para o ritmo de nossa vida agitada: “Dá um tempo !!”. Impossível não ligar nossa existência ao Tempo. Até nossa expectativa de vida é medida em anos.
C360_2013-12-16-11-19-53-580
Algumas vezes, o tempo bem que poderia passar
mais devagar ...
Temos a sensação que o tempo passa mais rápido que antes. Talvez, resultado de toda essa nossa inventividade, sempre descobrindo uma forma de fazer tudo mais rápido e fazendo mais coisas que antes. E aí, não sobra o tempo que precisamos.

Sim, precisamos de tempo para exercitar nosso tempo. Para realizar nossos desejos, além das obrigações. Precisamos de tempo para viajar, para conhecer novas paisagens, para viver novas experiências, para conhecer e conviver com novas pessoas. Para aprender novas coisas. Precisamos saber lidar com o Tempo
.
“Eu fiz um acordo com o tempo...
Nem ele me persegue, nem eu fujo dele...
Qualquer dia a gente se encontra e,
Dessa forma, vou vivendo
Intensamente cada momento...” (Mário Lago)

2013-04-14 11.36.48
No Nepal, o calendário já em 2070
E aí o calendário, essa forma de traduzir o tempo em algo que possa ser gerenciado, nos traz a possibilidade de pensarmos em renovação, como se houvesse uma espécie de pausa, um “passar a régua”. Nas palavras de Mário Quintana: “Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...” (qual foi a última vez que você não dependeu do calendário e não sabia qual era o dia da semana? Exercite mais essa sensação!).

Então, pelo Calendário Gregoriano, em breve chegaremos a 2014. O Aventura Mango deseja que o Tempo lhe seja propício e generoso, permitindo a realização de seus planejamentos. Projete o futuro, mas viva o presente. Lembre-se do passado, olhando suas fotos de bons momentos. Faça sua parte e use bem seu tempo no próximo ano !!

7 comentários:

  1. Adorei. Ótima reflexão sobre o tempo. Feliz 2014 para o Aventura Mango e o desejo de muitas viagens.

    ResponderExcluir
  2. Normalmente entramos num ritmo de trabalho tão frenético que queremos que o dia tenha mais que 24 horas para dar tempo fazer todas as pendências ... e realmente nas viagens onde desligamos o celular, parece que tudo muda, temos tempo para caminhar, fotografar, ficar deslumbrados com a natureza, curtir quem está ao nosso lado, sem saber qual é o dia da semana e sem se importar com as horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Rosana. Precisamos de nosso tempo, em nossas viagens
      Beijão

      Excluir
  3. Ótimo texto Jodrian. Essa nossa mania de fazer milhões de coisas que consomem todo o nosso tempo sempre. E muitas delas, dispensáveis. Este ano consegui me dar conta disso e estou trabalhando para mudar, acredito que esteja dando certo. Abraços, feliz 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Thaíx
      É um desafio para todos nós !! Ótimo 2014 prá você
      Abração

      Excluir
  4. Feliz 2014 pra vocês!!!! Que seja um ano ainda mais incrível e de belíssimas fotos do que esse que termina.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Karla
      Que tenhas um excelente 2014 !!!
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...