Em um histórico momento, unindo o espírito científico a uma inspiradora percepção, o astrônomo Carl Sagan solicitou que a sonda Voyager fotografasse a Terra, de sua posição nos confins do sistema solar. Em 1994, escreveu o livro “Pálido ponto azul” e fez uma bela reflexão sobre nosso mundo, que parece tão grande enquanto viajamos e fotografamos a natureza, mas é tão ínfimo, considerando o universo. Alguns trechos de Sagan:
“[…]
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.”
Se você publica fotos deste nosso “pálido ponto azul” no Instagram e quer participar de nossa seleção semanal, mande-nos uma mensagem autorizando a publicação aqui no blog. Não fazemos nenhuma edição e sempre colocamos o link para seu perfil. O tema será sempre a Natureza.
Bom final de semana e até a próxima edição !
Lindas fotos!
ResponderExcluirSe alguma vez topar com alguma minha, fique à vontade pra publicar.
Oba !! Muito obrigado, Carmem. Seu perfil passará a fazer parte das garimpagens semanais
Excluir:-)
ExcluirOi Jodrian! Também queremos participar, eu e o Marlon Pegoraro!
ResponderExcluirAbraço, Claudia
@pequenoviajante
Olá, Cláudia
ExcluirObrigado !! Já estão cadastrados para nossas garimpagens semanais :)