Recomenda-se tirar uma foto antes de embarcar a mala |
O dispositivo é simples, composto basicamente de um fio de nylon, com aproximadamente 30 cm e um mecanismo de travamento inserido em um invólucro blindado amarelo.
A aplicação também é fácil. Basta passar o fio de nylon pelos cursores do zíper de sua mala, envolver o fio em algum ponto fixo (a alça da mala, por exemplo) e inserir a extremidade de volta no dispositivo de lacração, puxando até que os cursores do zíper fiquem travados.
Os lacres vêm numerados e, em nosso caso, como cortesia, personalizados com o nome do usuário.
Pontos positivos
- Fácil aplicação e retirada
- Ajuda da identificação da mala
- Design único, o que dificulta a substituição deste lacre por outro, caso alguém queira abrir sua mala e repor o lacre.
- Evita o chamado “golpe da cesárea”, onde um zíper pode ser facilmente aberto e recomposto sem que pareça ter sido violado.
- É fácil passar o fio de nylon pelos cursores de zíper e seu tamanho alcança facilmente um ponto fixo.
Pontos negativos
- O nylon é facilmente rompido. Ok, isso servirá para demonstrar que a mala pode ter sido violada - principal finalidade do dispositivo, mas não dificulta muito quem quiser fazê-lo. Lacres comuns, desses usados para instalações elétricas me parecem mais robustos.
- Volume. Para uma viagem onde não seja necessário abrir e fechar as malas várias vezes, não há problemas. Para muitas paradas, será um volume maior que lacres comuns.
- O principal: o custo dos dispositivos. O fabricante nos informa que custa R$40,00 por 10 unidades.
Um brinde adicional: um cortador de unha para romper o nylon |
Lembro de ter visto também um adesivo que indicava se a mala havia sido jogada com violência, etc... era com um indicador que se rompia nestas situações. Alguém conhece? Sabe onde vende no Brasil?? Abcs Osvaldo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir