terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Torres del Paine


Torres Del Paine
Placas indicativas
No 2º dia de caminhada no Circuito, o objetivo era chegar ao ponto mais próximo possível das Torres Del Paine. Para tanto, tínhamos que chegar ao Refúgio Chileno e daí seguir em uma trilha até o Mirante de Las Torres. Seria a primeira “perna” do W (veja mapa no post anterior).

Acordamos, arrumamos tudo nas mochilas e tomamos o café da manhã, preparado pela equipe do refúgio. Recebemos os lanches e saímos do Refúgio Central às 09:15, acompanhando a sinalização.

Tempo bom, temperatura amena ecom céu azul. Perfeito para começarmos a jornada.


Grupo Cavalgada Torres Del Paine
Haras no Hotel las Torres. Há trilhas para cavalgadas
Hotel Las Torres - Circuito W
Hotel Las Torres
Ponte no caminho para Las Torres - Circuito W
Ponte no caminho, com o Monte Almirante Nieto ao fundo
De início, a caminhada segue em terreno plano, com o Hotel Las Torres à direita. Logo cruzamos uma pequena ponte e começamos a subir em direção ao vale do Rio Ascencio. No caminho, volta e meia parávamos para apreciar o visual e fazer fotos, com o Lago Nordenskjold lá embaixo.

Lago
Lago Nordenskjold
Caminhando no 2º dia
Sempre subindo
Nerds Viajantes e Aventura Mango
Nerds Viajantes e Aventura Mango. Ótima companhia
para uma bela caminhada !
Caminhar é preciso
Caminhar é preciso !!
O vale do Rio Ascencio é belíssimo e a trilha segue margeando um morro, onde encaramos fortes rajadas de vento. Assusta um pouco, mas faz parte do clima na Patagônia. Melhor se acostumar e usar os anoraks.


Vale do rio ...
Visão do vale
Vale do rio .... 3
Trilha
Chegamos ao Refúgio Chileno após 3 horas de caminhada, pouco mais de 4 km de percurso e uns 300 m de desnível. Fizemos o check-in, nos indicaram onde seriam nossos quartos, acomodamos as bagagens nos guarda-volumes, almoçamos e seguimos para o mirante de Las Torres com o mínimo de peso.

Bosque de Lengas - Circuito W
Bosques de lengas
Subindo para a Base das Torres Del Paine
Perto da base, vemos uma parte do desnível a
ser vencido. A seta mostra alguns caminhantes (clique para ampliar)
Morainas na subida para as Bases de Las Torres
Morainas na subida, próximo ao mirante
O caminho segue pelos belos bosques de lengas e logo após a entrada da trilha que leva ao camping Torres à direita, começa uma subida mais íngreme com muito cascalho e pedras, exigindo músculos dispostos.

O final, após quase 480 m de desnível desde o Refúgio Chileno e pouco mais de 2 horas de caminhada,  é mais que recompensador: uma magnífica visão das Torres Del Paine, com o lago de origem glaciar a seus pés. Na foto a seguir, da esquerda para a direita: Torre Sur (2850 m), Torre Central (2800 m) e Torre Norte (2248 m).

O vento forte levava a sensação térmica para baixo, mas não impediu que curtíssemos mais uma maravilha natural da Patagônia. Depois de várias fotos, restava encarar o trajeto de volta ao Refúgio Chileno, pensando em um bom banho e um jantar para recuperar as energias.

Base das Torres Del Paine 1
Magnífico !!
Bandeira
Mangos
Base das Torres Del Paine 2
em mais uma bela conquista !
Aproveite e veja um rápido vídeo sobre a caminhada até as Torres del Paine:



O refúgio Chileno


O segundo refúgio no qual nos hospedamos é o mais simples do Circuito W. Os quartos acomodam 8 pessoas em treliches (sim, quem ficar no último “andar” tem que fazer uma mini-escalada). Ao todo, tem capacidade para 32 pessoas.

A exemplo de todos os outros, também possui uma área destinada a camping. Pode acomodar até 50 barracas, que contarão com estrutura de apoio.

Refúgio Chileno 2
Visão da recepção à direita e área da cozinha à esquerda
Refúgio Chileno 1
Mesas para refeições

 Dicas e orientações


- Leve água para o trecho entre o Refúgio Central e o Refúgio Chileno. Exceto pelo ponto onde a ponte cruza o Rio Ascencio, logo no início, não há locais de abastecimento.

- Na parte final do trecho entre o Refúgio Chileno e a base das Torres, tome cuidado para não se acidentar ao caminhar sobre as pedras. Ninguém quer uma lesão logo no início do Circuito W. Bastões de caminhada ajudam bastante.
O nome "Paine" vem de uma palavra tehuelche, que significa "Azul"

- Use óculos e bonés ou toucas apropriadas para se proteger do sol e do vento. Não se esqueça no protetor solar.

- Se tiver (muita) disposição, pode arriscar uma belíssima visão do amanhecer nas Torres, saindo de madrugada do Refúgio até o Mirante.

Outros posts da série


- Laguna Nimez–Santuário de aves em El Calafate
- Perito Moreno–Maravilha da Natureza na Patagônia Argentina
- Glaciares no Lago Argentino
- Caminhando no Gelo
- O início do Circuito W
- Los Cuernos (Chile)

3 comentários:

  1. Não esquecerei nunca deste lugar ! lindo demais.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Estou me programando para conhecer Torres del paine no proximo ano e fiz uma pre-reserva no refugio central. É posisvel ficar todos os dias nesses refugio ou isso prejudica a conclusão do circuito W? sempre fico em duvida se é possível ir e voltar diariamente ao refugio central. vcs acharam tranquilo fazer o circuito W sem guia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Não dá para ficar apenas no refúgio central. As distâncias a serem percorridas em terrenos acidentados não tornariam sua idéia muito prática. Seria uma verdadeira corrida, o que não faz sentido em uma região tão bonita. Caso não consiga as reservas nos demais refúgios, é possível reservar a área de camping ao lado deles, normalmente com mais vagas. E sim, foi tranqüilo fazer sem guia.
      Obrigado pela visita e se precisar de mais informações, é só falar
      Abraço,
      Jodrian Freitas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...