quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A última perna do W

Circuito W Lago Grey
Comemorando com o W
No quinto dia de caminhada, tínhamos um horário para encerrar o percurso, definido pelo catamarã que começaria nosso retorno à entrada do Parque de Torres Del Paine. Para fazer a caminhada com tranqüilidade e chegar até o Refúgio Grey, o ideal teria sido sair mais cedo, mas…...o dia anterior foi muito cansativo e nos permitimos dormir até mais tarde um pouco.

Tomamos café, guardamos as mochilas cargueiras em uma sala reservada do Lodge Paine Grande (não há guarda-volumes à chave) e saimos mais leves, às 09:00, para curtir a última perna do Circuito W: a ida e volta ao Refúgio Grey.
O caminho começa em terreno plano e bem demarcado e com pouco tempo, iniciamos uma subida que nos leva até a Laguna Los Patos. Mas cadê os patos? não vimos nenhum! Em compensação, a lagoa é bem bonita e vale a pena parar um pouco para fazer fotografias.

Laguna Los Patos
Laguna Los Patos 1
A trilha segue à direita da Lagoa
Trilha para o Glaciar Grey Circuito W 2
Alguns trechos íngremes exigem cuidado. Observe os blocos de gelo no Lago Grey
Trilha para o Glaciar Grey Circuito W
Bosques no caminho
Continuamos seguindo por trilhas estreitas, mantendo o padrão de todo o parque: pedras e pequenos bosques, com pequenos riachos aqui e ali. O Lago Grey passa a ser visível ao lado esquerdo e às 11:00 chegamos ao 1º mirante, alcançado com um pequeno desvio da trilha e do qual temos uma belíssima visão do Lago e do Glaciar Grey, que nasce no Campo de Gelo Patagônico Sul. Chegar a este ponto já valeu a caminhada!

Circuito W Lago Grey 2
Visual incomparável.
Andamos por mais 01 hora e decidimos que não devíamos ir mais além, já que teríamos todo o percurso de volta. Calculo que caminhamos 9 dos 11 Km entre o Lodge e o Refúgio Grey. Retornamos e voltamos ao mirante para comer nosso lanche-almoço. Arranjamos uma pedra para nos proteger do vento intenso e frio, enquanto. aproveitei para fazer um pequeno time-lapse com a GoPro. É divertido ver as pessoas que aparecem rapidamente, inclusive estes blogueiros, fazendo poses para as fotos:.

Chegamos de volta ao Lodge Paine Grande às 16:00 e fizemos um bom lanche: um big sanduiche com cerveja, apanhamos nossas mochilas cargueiras, descansamos um pouco e seguimos para o píer, onde aguardamos a chegada do catamarã.

Havíamos completado o famoso Circuito W, uma aventura fantástica no Parque Nacional de Torres Del Paine, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO! cinco dias de caminhada e de boas companhias, curtindo o que natureza da Patagônia nos ofereceu em toda sua beleza e vigor: lagos, bosques, glaciares, montanhas, ventania, frio, flores e pequenos riachos. Um sonho e um privilégio para qualquer amante de turismo de aventura.

Catamarã Lago Pehoé Torres Del Paine
Catamarã no píer do Lago Pehoé

O catamarã Hielos Patagonicos atravessa o belo Lago Pehoé em direção à localidade de Pudeto, em um percurso de cerca de 30 minutos. Logo depois do desembarque, os ônibus da Buses Gomez já nos aguardavam para fazer a viagem de volta à entrada do Parque (Laguna Amarga) e daí para Puerto Natales.

Lago Pehoé Catamarã 1
Durante a travessia pelo Lago Pehoé, uma bela visão do Cerro Paine Grande à esquerda e
Los Cuernos à direita

O Lodge Paine Grande

O Lodge Paine Grande é operado pela Vértice Patagônia. Em nosso circuito, foi a maior e mais estruturada hospedagem, com capacidade para 100 hóspedes. Os quartos são compostos de 2 ou 3 camas na forma de beliches e os banheiros são coletivos.

Interessante notar que a pintura do prédio, em cor marrom, atua como uma espécie de camuflagem, evitando que a construção cause uma agressão visual ao ambiente das montanhas.

Lodge Paine Grande

Recepção Lodge Paine Grande
Recepção
Área de estar Lodge Paine Grande
Uma das salas de estar
Visão a partir do refeitório Lodge Paine Grande
Visão que tínhamos do restaurante
Área do camping Lodge Paine Grande
Área de camping
As instalações incluem computadores para acesso à internet (2000 pesos chilenos por 30 minutos), um mini-mercado, onde é possível comprar bebidas e alguns lanches, uma sala para guarda de bagagem, uma área de bar (“Paine Grande Bar”) e salas de estar, onde há tomadas disponíveis para carregar seus gadgets. A área de camping é anexa e bem ampla.

Dicas e orientações

- O Lago Grey foi assim denominado em função da tonalidade cinza que adquire, sob certas condições de luz.
- Caso tenha mais tempo disponível, há operadoras que oferecem outros atrativos, como: navegação até o Glaciar Grey, trekking no gelo no Glaciar Grey, cavalgadas, caminhadas para outros pontos próximos, mas fora do Circuito W: Cachoeira Rio Pingo, Mirante Monte Ferrier, etc.
- Os quartos no Lodge Paine Grande não possuem chave nem local para colocar cadeados. Evitar deixar coisas de valor.
- Os ônibus que fazem a viagem de volta à Puerto Natales não tem assentos marcados. Devido ao péssimo odor dos banheiros, prefira os assentos na frente.

Outros posts da série

- Torres del Paine
- Los Cuernos
Desafio no Circuito W: Mirador Britânico

Seja o primeiro a comentar!