quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Balcon de Cou


Em nossa recente viagem à Europa, as atividades outdoor não eram a prioridade. Balcon de Cou, FrançaFizemos um roteiro quase totalmente urbano, entre cidades na Alemanha, França, Suíça e Itália. Mas, a vontade de curtir a natureza sempre faz com que possamos arranjar alguma oportunidade de fugir das cidades.

Na França, ficamos algum tempo na cidade de Bonneville, no Departamento de Haute-Savoie, bem próximo à fronteira com a Suíça. Nossa hospedagem foi gentilmente oferecida por nossa amiga Ângela e seu marido Yves, que não só nos deram todo o conforto, como organizaram uma ótima trilha ao Balcon de Cou.
Saímos de carro da cidade de Boneville e percorremos alguns quilômetros até os arredores da cidade de Orange, onde estacionamos para iniciar a caminhada.

Mapa da Trilha Balcon de Cou, França
Trilha percorrida
Preparativos finais
Vincent, Yves e Ângela
Balcon de Cou, França - Início da caminhada
Começo da trilha
Trilha ao Balcon de Cou, França
Sempre subindo
O trecho inicial atravessa uma bela floresta, por caminhos bem demarcados. Com ótima companhia e bom papo, vamos subindo e a paisagem já mostra que o percurso valeria a pena. A cidade de Orange e as nuvens vão ficando lá embaixo:

As nuvens e a cidade de Orange
Um "mar" de nuvens
Terminada a floresta, paramos para descansar um pouco mais. Enquanto curtíamos a paisagem, contemplamos a paisagem à frente e Yves nos explicou que estávamos vendo o Plateu des Glières, local importante na resistência francesa durante a 2a. Guerra Mundial (veja mais detalhes no final do post).

Plateu des Glières
Visão do Plateau des Glières
A partir daí, a trilha segue em campo aberto até o topo. Como havia chovido nos dias anteriores, muitos trechos estavam enlameados e manter o equilíbrio foi um desafio. Escorregões e tombos foram inevitáveis, mas sem nenhum dano.

DCIM\100GOPRO

DCIM\100GOPRO

Finalmente, após cerca de 2 horas e vinte minutos e pouco menos de 3 Km de caminhada, vencendo os 600 metros de desnível, chegamos ao topo. Lá em cima, um banco e uma espécie de mesa alta, com um mapa e informações sobre as montanhas que nos cercavam.

Balcon de Cou

Nosso lanche foi intensivamente acompanhado por um cão de caça, que provavelmente se perdeu e estava faminto. Alguns pedaços foram cedidos, mas o bicho parecia insaciável e não dava tréguas, até na foto ! Ângela percebeu que havia um número de celular na coleira e ligou, informando sobre o bicho.

Balcon de Cou (2)

Curtimos o visual fantástico, terminamos de comer os sanduíches com chocolate quente e voltamos, seguindo a mesma trilha que usamos na ida. Um ótimo percurso para conhecer um pouco mais dessa bela região !.

DCIM\100GOPRO
A cidade de Orange, lá embaixo
Nossos sinceros agradecimentos à Vincent, Yves e Ângela, que nos proporcionaram estes bons momentos.

DCIM\100GOPRO
Yves, Vincent, Rosana, Jodrian e Ângela

Um pouquinho de história

Noticia
Em 08/04/1944, o extinto Jornal "A Noite" trazia a
 notícia da batalha no Plateau
O Plateau des Glières é um marco da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial . Naquele local, em torno de 470 membros da resistência, liderados pelo tenente Tom Morel, se reuniram para receber suprimentos e armamentos dos aliados, lançados por via aérea.

Em março de 1944, foram severamente atacados pelas forças alemãs, resultando em grande número de mortos. Os eventos e o local se transformaram em símbolo da resistência francesa.

Na região há um memorial que homenageia este momento importante na luta contra o nazismo. Para saber mais –> Link (em francês).

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...