terça-feira, 3 de novembro de 2015

Pedal Bananeiras–Engenho Imaculada Conceição


Pedal Bananeiras - Engenho Serra Limpa (2)
Começando o pedal
Fazia algum tempo que não encarava um bom desafio no pedal. O último foi realizado no final de julho, no trecho entre Natal e Caicó (Link). De lá para cá, fizemos algumas pedaladas para manter um pouco o ritmo e a forma, que ainda está longe de ser a ideal. Então, surge a oportunidade de mais um pedal no Reino Encantado das Bananeiras, como batizou a Cláudia Lima.

Saímos no sábado, logo cedo, já com as roupas de pedalar e chegamos por volta das 08:40. Nos encontramos com Paulo, Fabinho, Benilton e Erimar e saímos para encarar o caminho entre Bananeiras e o Engenho Imaculada Conceição, que produz a excelente Cachaça Serra Limpa.
De início a trilha seguiu por estradas de barro ou calçadas com paralelepípedos, mas logo tivemos que enfrentar, com a ajuda(?) de moradores locais, trechos realmente difíceis. Daqueles onde os papéis são invertidos e empurramos a bike. Isso incluía subidas e descidas muito inclinadas e passagens por mato fechado.

Pedal Bananeiras - Engenho Serra Limpa
Aproveitando os poucos trechos planos
Carregando a bike
Uma hora a bike carrega a gente e outra hora é ela que vai carregada. (Foto de Erimar Dantas)
Obtendo informações
Mostrando o caminho mais "fácil"
Pedal Bananeiras - Engenho Serra Limpa (4)
E tome ladeira

Pedal Bananeiras
Ao fundo, dois rapaduras e o canavial na colheita
Seguimos até a sede do município de Belém, onde paramos algum tempo para uma providencial hidratação na pequena rodoviária. Tomamos o rumo do Engenho, mas seguir pelos caminhos não foi tarefa fácil. Entre outros desafios, apareceu uma subida, singelamente batizada de “Topete de Maria Rosa”, que colocou as demais ladeiras no chinelo. O jeito é descer e empurrar a bike.

Pedal Bananeiras - Engenho Serra Limpa (5)
Pelo lago lá embaixo, dá para se ter uma idéia da altura onde estávamos.
Um desvio por dentro do mato, para descobrir que tínhamos que voltar. Desbravar faz parte das aventuras e se incorpora ao DNA do Rapadura Biker. Se encaramos numa boa? Claro. Não é para encarar os desafios que a gente pedala?

Além dos desafios, o Brejo Paraibano nos traz paisagens lindas e recantos que merecem uma parada para fotografias. Em especial, as casas velhas e abandonadas são um convite aos clicks:

Brejo Paraibano (2)
Brejo Paraibano
Brejo Paraibano (3)

Engenho Imaculada Conceição

Finalmente, chegamos ao Engenho Imaculada Conceição. Quando pensei que seria uma simples visita, fomos surpreendidos com uma senhora recepção. Para começar uma mesa farta, com muitas frutas, queijo manteiga, refrigerantes e, óbvio, a cachaça Serra Limpa, geladinha. Um paraíso para quem estava à base de água e barrinhas de cereais até aquela hora (por volta das 14:00).

Entretanto, muito mais do que o lanche, o que nos agradou foi a hospitalidade do Sr. Antônio Inácio da Silva, proprietário da Cachaça Serra Limpa e de seu filho Robson. Fomos brindados pelas histórias da propriedade, contadas com aquela simplicidade e entusiasmo de quem não trata o Engenho apenas como um negócio, mas coloca ali sua identidade.

Passamos à visita guiada por Antônio e Robson, onde pudemos verificar o cuidado com o qual o processo produtivo é conduzido para gerar uma cachaça de alta qualidade. Impressionou a atenção que é dada às condições de trabalho para os funcionários, desde o conforto ambiental até as instalações sanitárias. Um exemplo que deveria ser seguido por todos os empresários.

Ficaríamos por ali, ouvindo as histórias e saboreando a Serra Limpa por muito mais tempo, mas precisávamos voltar, até porque chegamos mais tarde do que o pessoal previa. Passamos à arrumação das bikes na pickup que foi gentilmente conduzida por Tiago, irmão do Fabinho.  Uma aventura perfeita para um final de semana perfeito, com muita farra e a tradicional hospitalidade do Casal Cláudia e Benilton. Muito Obrigado !!

Engenho Serra Limpa (2)
Sr. Antônio conduzindo as explicações para os rapaduras
Recepção Engenho Serra Limpa
Mesa farta na recepção
Engenho Serra Limpa
Cana enfeixada em pequenos lotes para facilitar o manuseio
Sala de Fermentação - Engenho Serra Limpa
Sala de fermentação em funcionamento
Sala de Destilação Engenho Serra Limpa
Área de destilação
Engenho Serra Limpa (3)
Bagaço da cana....
Bagaço combustível Engenho Serra Limpa
que é aproveitado como combustível para destilação
Açude no Engenho Serra Limpa
Um belo lago na propriedade
Mapa Pedal Bananeiras - Engenho Serra Limpa
Mapa do percurso (32,5 Km) No destaque, a área do engenho Imaculada Conceição

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...