terça-feira, 13 de outubro de 2015

Praias selvagens no Rio de Janeiro


Praia do Inferno - Rio de Janeiro (3)
Na Praia do Inferno
Aproveitamos a ida para o Rock in Rio e conhecemos 3 praias interessantes no Rio de Janeiro. Elas fazem parte das chamadas “praias selvagens”, uma vez que não apresentam aquele “mundo” de gente que prefere as praias tradicionais da capital carioca, possibilitando menos badalação e mais natureza.

O percurso foi guiado pela empresa Trilhas do Rio de Janeiro, com o ponto de encontro saindo da Barra. Conforme o site da empresa anunciava, o serviço só incluia o trekking, mas não o trajeto da Barra até o ponto de início, mas também mencionava que conseguiríamos caronas com os próprios guias e participantes que iam de carro.
Início da trilha - asfalto
Início da trilha pelo asfalto
Tomamos um ônibus até o ponto de encontro e depois de algum atraso, conseguimos as caronas em direção à Barra de Guaratiba e logo estávamos todos reunidos no ponto de encontro da caminhada.
Realizamos o pagamento (R% 35,00 por pessoa), recebemos pulseiras de identificação e demos início ao trajeto.
No começo, a parte mais perigosa da trilha é o trecho de 1 km que segue pelo asfalto, em uma via sem acostamento. O grupo de cerca de 27 pessoas e 3 guias também tornava os cuidados ainda mais necessários.
Chegando no ponto de entrada da mata, recebemos algumas orientações e seguimos para a primeira praia, subindo e descendo em trilhas marcadas, mas sem sinalização. O tempo nublado aliviava o calor e tornava o percurso menos cansativo.
A Praia do Inferno (nome injusto para um local tão belo) é um pequeno trecho protegido por pedras que nos permitem ficar sentados, curtindo o visual. Pelo adiantado da hora, aproveitamos e fizemos o lanche por lá.
Trilha para as praias selvagens
Trechos de mata
Primos na Praia do Inferno - Rio de Janeiro
Primos na Praia do Inferno
Praia do Inferno - Rio de Janeiro
Praia do Inferno
Praia do Inferno - Rio de Janeiro (2)
Um bom local para ficar curtindo o mar
Ficamos entre 30 e 40 minutos e o grupo seguiu pelos trechos rochosos para a Praia Funda. Outra pausa para banhos:

Gaivota
Sentinela
Caminho para a Praia Funda - Rio de Janeiro
A caminho da Praia Funda
Praia Funda
Praia Funda
Retomamos a caminhada para a Praia do Meio – a última que visitaríamos. O nome desta praia se deve ao fato que ainda há mais duas que fazem parte das “praias selvagens”: a Praias dos Búzios (ou das Conchas) e a Praia do Perigoso. Estas ficaram para outra oportunidade.

Caminho para a Praia do Meio
A trilha exige algum esforço para vencer as subidas
Visão da Praia Funda
Visão da Praia Funda
Grupo reunido na Praia do Meio
Grupo reunido na Praia do Meio

Momento descanso
Momento de descanso
Trilha para as praias selvagens (2)
Trecho no retorno

Finalmente, depois de curtir bem o visual e estas três maravilhosas praias, voltamos à mata para continuar o trajeto, voltando ao ponto de partida. Ao todo, cerca de 7,5 Km de boas caminhadas e descobertas.

MapaTrilha Praias Selvagens Rio de Janeiro
Percurso

14 comentários:

  1. A maioria de nós, quando escolhe um destino para viajar, quer ir logo programando as atividades para poder aproveitar ao máximo os sonhados dias de lazer. É uma excelente tática. Aqui no Rio de Janeiro tem tanta coisa pra fazer que tem gente que se sente perdida e acaba não aproveitando como poderia. A Super Rosana (rs) já acostumada a viajar tem sempre em mente uma melhor programação para desfrutar esses dias! foi o caso em sua estadia no Rio de Janeiro para o "Rock in Rio-2015" no dia seguinte ao seu dia de no festival, logo programou uma trilha maravilhosa com banho de mar e fomos a Região de praias selvagens em Grumari-RJ, exatamente Situadas entre Grumari e Barra de Guaratiba, as praias dos Búzios (ou das Conchas), do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno são pouco conhecidas até mesmo por cariocas, pelo menos até agora, o acesso é só por trilha ou mar, paraíso dos surfistas e amantes da natureza conhecemos essas lindas praias foi um dia excelente com a companhia de amigos e familiares. Obrigado e voltem sempre. Toninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tony
      Esse passeio foi excelente e você tem o privilégio de morar em uma cidade que é um verdadeiro "Parque de Diversões" para quem gosta de atividades outdoor.
      Muito obrigado pela hospitalidade, sua e de Ana :)
      Grande abraço

      Excluir
    2. Sou amante do local e acampo lá a 30 anos. Tenho muitos amigos que só nos vemos ali. Realmente o local tem histórias incríveis e inclusive muitos escravos eram desembarcados nesta prais. No meio da mata existia uma senzala e havia um tronco com correntes em 1990 mais ou menos, ainda estava lá, mas depois de muito tempo ele desapareceu. São tantas as amizades que sempre que nos vemos, acabamos emocionados e relembramos muitas coisas juntos. Cheguei a ficar nela 2 meses direto com o pé enfaixado, mas acho que o pé era só uma desculpa para não ter que voltar tão cedo.

      Excluir
    3. Que bacana! Não conhecia estas histórias. Obrigado pela visita e pelos comentários
      Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Marcos
      Sempre que tivermos chance, vamos aproveitar as belezas do Rio
      Abraço

      Excluir
  3. Caraca, sensacional! Estivemos lá em 2009 e as praias selvagens são incríveis! Tem muita gente que mora na cidade e não sabe desses tesouros. A trilha é aquele empenho necessário pra chegar na cereja do bolo. E apesar das luzes da cidade, o céu a noite visto dessas praias é lindo!
    Parabéns pelo post e pelo blog. Estamos lendo mais matérias ainda, mas do que vimos até agora tá de parabéns mesmo!
    A gente também tem um blog voltado para turismo, com algumas matérias de turismo de aventura. Se puder, dá uma passada lá pra conferir.
    http://www.tripandoemcasal.blogspot.com.br/2015/10/4-dia-parte-1-brasil-raft-park.html
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelos comentários. O local é muito bacana mesmo :)
      Abraço

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber se é possível acampar no local? Parabéns pelo blog, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Felipe
      Vi barracas na Praia do Meio e na Praia Funda, mas não tenho muitas informações sobre esta prática por lá. Sugiro entrar em contato com o pessoal da empresa que nos guiou: http://trilhasdoriodejaneiro.com/
      Abraço

      Excluir
  5. Bom dia!
    Alguém sabe me responder se tem como levar uma criança de 10 e uma de 11 anos na trilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bianca
      As trilhas tem trechos que requerem atenção para evitar quedas, mas acredito que sob supervisão de adultos é possível, sim. Convém conversar antes com o guia que você escolher para verificar se há alguma restrição específica da parte de quem presta o serviço.
      Abraço,
      Jodrian

      Excluir
  6. Hoje em dia todas estas praias e a Pedra do Telégrafo estão interligadas pela trilha de longo curso conhecida como "Transcarioca". Ele interliga aproximadamente 180 kms. de trilhas bem sinalizadas que cortam todo o Município do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...