quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Livro “Homem Livre”


No dia 27 de julho, tivemos o privilégio de assistir em primeira mão oLivro Homem Livre documentário “Homem Livre – Ao redor do mundo em uma bicicleta”. Mais que isso, o protagonista desta viagem – Danilo Perrotti Machado - estava lá para autografar seu livro e trocar umas idéias com uma platéia repleta de amantes do cicloturismo.

Com as imagens do filme na cabeça, passei à leitura do relato. Com 335 páginas, o livro tem 59 capítulos curtos, exatamente a mesma quantidade de países percorridos pelo mundo.

A viagem foi iniciada em Belo Horizonte, a terra natal de Danilo, no dia 08/08/2008 às 08:08 e após 50 mil quilômetros de estradas e trilhas, terminou no mesmo local de partida – a Praça da Liberdade, no dia 11/11/2011 às 11:11.


Três anos de muitas experiências, mantendo contato com países ricos e pobres, com a generosidade e também com a mesquinhez do ser humano, encarando toda sorte de ambientes: desertos, neve, chuva, sol intenso e trânsito de grandes cidades, sem contar as dificuldades impostas pela burocracia de alguns países, na obtenção de vistos para atravessar fronteiras.

A leitura flui rápido, com textos que misturam os detalhes da viagem com as reflexões do autor, revelando não só os desafios de quem encara um extenso cicloturismo, como também nos convidando a conhecer um pouco de seus pensamentos.
Alguns trechos que selecionei:
  • Uma grande montanha é a mestra perfeita para nos ajudar a limpar a mente e colocar as idéias no lugar, já que nos oferece tempo e constância para que possamos nos organizar. Nada como uma pedalada após a outra” [ Durante da subida do Vulcão Etna]
  • Eu sentia que um homem que viaja fica tão amalgamado com o caminho, que já não sabe mais se um sentimento acontece ao redor de si, ou em si mesmo. A paz que eu experimentava naquele momento, não saberia dizer se nascia em mim, ou se era criada pelo entorno que me inspirava” [ No Nepal]
  • De tudo haviam ficado três coisas: a maioria das pessoas é boa, a vida é um sopro de vento em que você não sabe de onde vem, nem para onde vai, e no universo existe uma conexão perfeita e harmônica, onde o grande maestro é a sua mente”.
Vale a leitura !
Para adquirir, entre no site do Projeto Homem Livre: Link

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...