segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sony Cybershot DSC-TX5

Uma máquina fotográfica pendurada no pescoço é o estereótipo visual de um turista. Ok, mas convenhamos, fazer Turismo e não registrar os momentos vividos não tem graça.

As características do Turismo de Aventura acrescentam mais desafios à atividade de fotografar e filmar, uma vez que o ambiente é mais rigoroso (maior intensidade de umidade, calor ou frio, poeira, ventos, etc.), sem contar que o equipamento precisará ser carregado e protegido, às vezes por muitos dias.

Os amantes das fotos e vídeos não enxergam nisso nenhum obstáculo intransponível e se armam com seus equipamentos e acessórios profissionais, mas têm que tomar inúmeros cuidados para não danificá-los e precisam carregar um peso a mais na mochila.

Ano passado conheci uma máquina que tem se revelado muito adequada para as atividades outdoor e, claro, para o dia-a-dia: a Sony Cybershot DSC-TX5.

É uma máquina compacta, que agrega funcionalidades e a robustez que precisamos ao encarar trilhas pesadas, sem ter grandes preocupações com sua integridade física. Algumas características positivas:

- 10.2 Megapixels, o que garante uma boa resolução nas fotos
- Grava vídeos no formato MP4 com uma definição muito boa
- Pode ser submersa a até 3 metros, é resistente a quedas de até um metro e meio e à prova de poeira
- Aceita cartões SD/SDHC e Memory Stick Pro Duo (formato proprietário da Sony)
- Possui tela de 3 polegadas, sensível ao toque para acionar os comandos
- Sensibilidade muito boa para fotos com pouca luz, muitas vezes dispensando o uso do flash
- Tem apenas 1,8 cm de espessura e pesa cerca de 145 gramas, já com a bateria
- Tira fotos panorâmicas ("sweep panorama")
- Várias funções auxiliares como detecção de face, disparo automatico com detecção de sorriso, correção de contra-luz, fotos seqüenciais automáticas
- Design elegante

Como nada é perfeito, algumas desvantagens:

- Não é um equipamento barato
- O zoom ótico é de 4x. Ou seja, não dá prá tirar boas fotos "daquele pássaro acolá"... Onde? ..."Aliiiii... lá naquela árvore......"
Bateria
- A bateria é um formato próprio da Sony (e também não é barata). Para trilhas com mais de um dia de duração é prudente levar uma bateria extra carregada. Então...mais um peso no orçamento.
- O deslizamento da tampa frontal não é muito fácil de ser realizado se você estiver com luvas (e no frio, isso conta)

No geral, os prós compensam muito. Usei em ambientes muito úmidos (como o Monte Roraima), em temperaturas abaixo de zero, mergulhei-a em lagoa e está funcionando muito bem, com ótimos resultados em fotos e vídeos. É uma ótima opção de equipamento.

Dica: comprei a máquina pela internet, na Multistock (http://www.multistock.com.br/). Na época (outubro 2010) foi onde encontrei o melhor preço.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...