sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Normas do Turismo de Aventura - Parte 03 (NBR 15285)


O condutor, ou seja, o "Profissional que conduz um cliente ou grupo de clientes nas atividades de turismo de aventura" tem uma importância central nas atividades de aventura. Neste sentido, a ABNT publicou em outubro de 2005 a ABNT NBR 15285 - Turismo de aventura - Condutores - Competência de pessoal.
De início, é importante conceituar o que é competência. De acordo com esta norma, é a "Capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas, para gerar os resultados esperados". Analisando esta definição, percebemos as 3 bases da competência: conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser). Também deve ser destacado que este conjunto só se torna competência se gera resultados.




Assim, a NBR 15285 determina que o condutor de turismo, independente da atividade, deve ser capaz de (item 4):

a)  cumprir a legislação
b)  planejar a atividade de turismo de aventura 
c)  decidir sobre alterações na programação da atividade de turismo de aventura
d)  aplicar  técnicas elementares de orientação e navegação 
e)  garantir o uso adequado de equipamentos
f)  liderar grupos
g)  instruir o cliente quanto às técnicas mínimas e práticas necessárias para a realização da atividade
h)  assegurar o bem-estar e a segurança do cliente
i)  gerenciar situações de emergência
j)  aplicar primeiros-socorros
k)  prevenir  impactos ambientais e sociais decorrentes das atividades de  turismo de aventura
l)  assegurar a satisfação do cliente
m)  cuidar da apresentação pessoal e postura profissional

Para realizar com sucesso estas responsabilidades, é obvio que se torna necessário um conjunto de competências. A NBR 15285 destaca uma série de conhecimentos (item 5.1), Habilidades (item 5.2) e atitudes (item 5.3).

Ao final, ressalta também a importância do desenvolvimento profissional e da manutenção das competências através de ações tais como: estudo privado, treinamento orientado, participação em reuniões, palestras, seminários, conferências ou outras atividades pertinentes.

Lembro que as normas técnicas de Turismo de Aventura estão disponíveis gratuitamente para consulta e impressão no site http://www.abntcatalogo.com.br/sebrae/setorial/ Para acessá-la o site solicitará o CNPJ e uma senha, uma vez que o acordo é feito entre a ABNT e o SEBRAE.

Outra dica: no site da ABETA (Link), no link de download de arquivos, você encontrará entre vários documentos interessantes associados ao Turismo de Aventura, uma apostila em linguagem bem fácil sobre as competências mínimas de um condutor.

Atualizado em 19/10/2015 para ajuste de informações e link

2 comentários:

  1. Muito bacana as dicas Jodrian! Mas revisa os links, pois eles foram redirecionados ou não estão mais no ar, tentei hoje e não consegui!

    Abraços e obrigado novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo alerta, Marcelo
      Já fiz os ajustes nos links.
      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...