terça-feira, 1 de março de 2011

Guia Completo de Fotografia de Viagem National Geographic

Atualmente as máquinas digitais tem recursos que fazem quase todo o trabalho de ajuste de fotos. Entretanto, um bom equipamento sozinho não faz um bom fotógrafo. Junte isso ao fato de querer registrar melhor seus momentos únicos na viagem e você sentirá a necessidade de aperfeiçoar suas habilidades.

O Guia, do veterano editor Scott S. Stuckey, se baseia nos conhecimentos de 15 fotógrafos profissionais que trabalham para a revista National Geographic Traveler. Com 159 páginas, o livro está repleto de orientações práticas. Selecionei uma pequena lista como exemplo:

- Antes da viagem, prepare uma lista de temas que você gostará de fotografar. "Visualize que tipo de fotos quer tirar antes de viajar. A sorte favorece quem está preparado"
- "Conheça a regra dos terços: Uma regra básica da composição É manter o seu objeto fora do centro. Um objeto centrado tende a ficar sem vida"
- Mude o ângulo de suas fotos. estique o braço, deite-se, suba em uma rocha.
- "Pense na escala: Quando seu objeto for de tamanho indeterminado - uma montanha, um curso d'água, uma paisagem -, dê a ele um sentido de escala ao incluir algo de tamanho conhecido, como uma pessoa, um carro, um animal. Isso ajuda as pessoas a entender o que você está vendo".
- Para paisagens, utilize a luz lateral, na "hora mágica" que vem de manhã cedo e ao final da tarde. A luz nestas horas é rica em tons e "sua baixa angulação projeta sombras agradáveis, que definem e dão profundidade aos temas"
- "O pior momento para aprender como usar sua câmera nova é durante uma cara e única viagem a um destino exótico". Teste antes
- Conte uma história com as fotos. "A premissa fundamental é que suas fotos devem refletir algo que você realmente experimentou"
- "Em termos de composição, as paisagens precisam de um tema forte". Além das belas montanhas ao fundo, pode-se compor com uma árvore, rocha ou um trabalhador.

Como disse no início, esta é uma pequena amostra das orientações. O Guia as detalha e dá exemplos de aplicação em fotos profissionais. Lendo as dicas, é inevitável pensar que algumas fotos que tiramos ficaram boas porque seguimos, conscientemente ou não, as regras dos bons fotógrafos.

Comprei o guia em banca de revista, mas também está disponível na internet: http://www.lojaabril.com.br/

Gostou da dica? então siga-nos

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...