sexta-feira, 16 de março de 2018

Livro Gestão de Riscos para o Turismo de Aventura


Em 2017 eu concluí um projeto que havia iniciado em 2016: a elaboração de um livro sobreCAPA um tema essencial ao Turismo de Aventura: a Gestão de Riscos. Não foi um projeto simples. O desafio incluiu lidar com áreas bem distintas, como psicologia e meteorologia, e associar exemplos reais das diversas modalidades de aventura aos conceitos e ferramentas apresentados.

Por outro lado, foi extremamente gratificante associar a temática de gestão – que faz parte integral de meu dia-a-dia como consultor de organizações – ao turismo de aventura, que tento praticar sempre que possível.

A premissa básica é que é primordial conhecer com antecedência os perigos e os riscos de cada atividade, a fim de aplicar os controles necessários para evitar acidentes, além de ter uma adequada preparação para situações de emergência.

Com 248 páginas, o livro é totalmente voltado à realidade brasileira mas pode ser aplicado a muitas viagens ao redor do mundo e, apesar de estar voltado ao turismo, também traz valiosas informações para atividades outdoor tais como as atividades de educação ao ar livre, viagens de campo para estudos científicos, safáris fotográficos em áreas remotas, levantamentos geológicos, etc.

A estrutura do livro é a seguinte:

Introdução
Capítulo 1 - A necessidade da Gestão de Riscos
Capítulo 2 - Conceitos iniciais
Capítulo 3 - Avaliação de Riscos
Capítulo 4 - Medidas de controle
Capítulo 5 - Atualização da Avaliação de Riscos
Capítulo 6 - Perigos comuns e suas medidas de controle
Capítulo 7 - Preparação e resposta a emergências
Capítulo 8 - Comunicação Apêndice
A - Árvore de Falhas

Nesta obra, pretendemos contribuir para tornar as aventuras e atividades outdoor mais seguras, afinal, uma aventura segura é uma das melhores coisas para o corpo e para a mente!!
Se você pratica, comercializa ou presta serviços em atividades de turismo de aventura, este livro é para você !

Em Natal, o lançamento ocorrerá no dia 24/03/2018, às 18:00, durante a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, no Centro de Convenções de Natal, localizado à Avenida Sen. Dinarte Mariz, Nº 6664-6704 – Ponta Negra. O acesso é gratuito.

A aquisição também pode ser feita pelo link da Editora Manole

2 comentários:

  1. Foge do lugar comum dos livros de viagem e apresenta um conteúdo com informações práticas, deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajento,
      Sim, procuramos tornar o conteúdo essencialmente prático. Já adquiriu o seu?
      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...