sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Trilhas na Serra da Estrela–1ª parte


Manteigas -Portugal
Vista da cidade de Manteigas
No dia 19/09/2018 chegamos à Manteigas, uma simpática cidade no coração da Serra da Estrela, que faz parte do Parque Nacional da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, em Portugal. Desta cidade e de seus arredores partem diversas trilhas que permitem um ótimo contato com paisagens rurais e florestais.

Planejamento

Nosso ponto de partida foi o blog 360 Meridianos, com várias dicas da região, entre as quais a informação sobre a página que contém todos os dados sobre trilhas: Manteigas Trilhos Verdes. Neste sítio (em bom português de Portugal), é possível acessar as fichas técnicas de cada trilha e também baixar as rotas em formato gpx e kml.
Foi o que fizemos. Selecionamos várias trilhas e descarregamos os trajetos para o Garmim 64s antes de viajar a Portugal.

Entretanto, há outra possibilidade que usamos como complemento: usar os ótimos serviços de informações do Welcome Center, localizado logo na entrada de Manteigas com o atencioso Sr. José de Melo a fornecer as dicas, folhetos e mapas.

Nos percursos também há marcações em cores amarela e vermelha, além de setas que mostram o sentido do percurso. Com todas estas informações não é difícil percorrer as trilhas de forma autoguiada.

Sinalização nas trilhas da Serra da Estrela 01
Indicação do sentido à direita
Sinalização nas trilhas da Serra da Estrela 02
Placa com dados sobre a trilha e indicação do sentido a seguir


1ª Trilha – Rota da Vila (PR3MTG)

Não é exatamente uma trilha, mas um percurso para conhecer os principais pontos de interesse na própria cidade. Como chegamos no início da tarde, foi uma boa opção para o dia.
Entre os pontos que conhecemos: Igreja de São Pedro, Igreja de Santa Maria, Capela do Senhor do Calvário e a Câmara Municipal de Manteigas.

2ª Trilha – Rota das Faias (PR13MTG)

Esta trilha começa a cerca de 8Km de Manteigas, razão pela qual fomos de carro, seguindo na direção de Covão da Ponte. O nome da trilha se deve a um bosque de faias (Fagus sylvatica) plantado pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do Século XX, que encontramos a pouco mais de 2 Km do início da trilha.
IMG_20180920_104511811_HDR-01
Trilha das Faias
Estacionamos o carro no ponto onde havia um painel indicando o início da trilha e percorremos cerca de 6 Km em meio à natureza. Logo no início, avista-se a Capela de São Lourenço e algumas ruínas de habitações. Mais à frente, o Posto de Vigia contra incêndios (que ainda permanecem um sério risco neste final de verão/início de outono bastante quente).

Capela de São Louenço 2
Capela de São Lourenço
Ruínas na Trilha das Faias - Serra da Estrela
Ruínas com uma bela visão do vale
IMG_20180920_111654593_HDR-01
Posto do Vigia de Incêndios. Fundamental como prevenção.
Ao longo do caminho vamos descobrindo a flora portuguesa:

Amoras
Amoras silvestres.
Castanhas
Castanhas (estarão boas no próximo mês)



Já no trecho de volta, encontramos um ponto onde foi possível reabastecer a água, devidamente filtrada para não termos nenhum problema. Aproveitamos e comemos umas maçãs verdes que caiam de uma macieira próxima. Pausa para lanche e hidratação.
IMG_6635
Usando o Filtro Mini Sawyer

Visual da Trilha das Faias
Uma bela visão da região da Serra da Estrela

Onde ficamos em Manteigas

Nos hospedamos no simpático e aconchegante Descanso Serrano, com um excelente atendimento do casal José e Fernanda. Durante nossos 4 dias de permanência, de tudo fizeram para que nos sentíssemos à vontade. Link: http://www.descansoserrano.pt.



Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...