sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Trilha ao Lac de Lessy



A região do Departamento de Haute-Savoie, na França  é um verdadeiro parque deIMG_2520 diversões para quem gosta de caminhar. As opções são inúmeras e podem ser consultadas no site Randos-MontBlanc (em inglês e francês), que descreve mais de 130 opções de trilhas na Alta Saboia e que podem ser pesquisadas por região ou dificuldade.

Em setembro de 2017, voltamos à região, já com várias trilhas carregadas previamente no GPS e pudemos realizar boas caminhadas, apreciando as belíssimas paisagens.
Saímos com o carro alugado da cidade de Bonneville  em direção às coordenadas que marcavam o estacionamento. Para que não está acostumado, dirigir nas estradas sinuosas e estreitas já é uma boa aventura. Chegamos com uma certa dose de adrenalina.

A trilha inicialmente passa por áreas de fazenda, onde o som dos sinos pendurados no gado é inconfundível e ecoa pelos vales. Logo em seguida, o terreno se torna mais acidentado e sobe em direção ao ponto mais alto (Col de Sosay, com 2025 m de altitude), de onde se tem uma magnífica visão da região e do lago de Lessy lá embaixo. Um bom local para fazer uma pausa mais demorada, repor as energias e curtir o visual.

A caminho do Lac de Lessy 2
Visual no trecho de ida. 
A caminho do Lac de Lessy
O lado da montanha que não recebe o calor do sol na parte da manhã apresentava alguma neve
Trilha do Lac de Lessy
Muitos motivos para parar um pouco e curtir a paisagem
No caminho, tivemos a sorte de avistar um grupo de uma espécie de cabra de montanha que passou rápido, bem à nossa frente.

IMG_2505

Parte do trecho é composto de muitas pedras solta e é preciso cuidado para evitar alguma torção no calcanhar. Dificulta um pouco, mas nada especialmente difícil.

Trecho com pedras
Progressão mais lenta neste trecho
Descemos até o lago, que conta com um refúgio rústico. Nos pareceu abandonado ou pelo menos desativado na ocasião. Comemos o lanche que levamos e passamos um tempinho apreciando o local.

Lac de Lessy
Lac de Lessy
IMG_2513

IMG_20170926_123855564 (1)
Refúgio existente
Sapo

Na volta, Rosana viu que um grupo de caminhantes seguia por outra rota e sugeriu que mudássemos o trajeto. Relutei um pouco, mas como estávamos com o GPS, bastaria voltar à trilha original se a alternativa não fosse boa. No final, foi uma boa idéia, uma vez que pudemos apreciar uma visão fantástica do vale (e até estava sugerida no site que mencionei no início deste post).

Descansando no Col de Sosay
Descansando no ponto mais alto da trilha
Col de Sosay
Trecho na volta
Um pouco de neve no caminho
Na volta, mais um encontro inesperado com as cabras de montanha (veja seta na foto abaixo):

Trecho na volta 2
Surpresa bem no momento que paramos para fotografar
Trecho na volta 3
Trecho do caminho de volta
Visão do Vale
Vale
Finalizamos a caminhada no mesmo ponto onde deixamos o carro e fizemos o trajeto de volta à Bonneville. Um fantástico começo para nossas caminhadas na França em 2017.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...