sábado, 11 de junho de 2011

Kit perrengue

Segundo o dicionário Houaiss, uma das definições para perrengue é: “Situação complicada, difícil de ser resolvida”. Já aconteceu com você?

Pois é, ninguém está isento de situações difíceis ao praticar atividades de aventura. Acidentes podem ocorrer com pessoas sozinhas ou com grandes grupos e mesmo com pessoas experientes, veja estes exemplos.


1) A montanhista paranaense Denise Ciunek passou 17 dias perdida na Serra do Mar, após fugir de um homem que a atacou no Caminho do Itupava, trilha conhecida dos montanhistas. Ver notícia

2) 28 pessoas se perdem na Serra do Mar, mesmo contando com GPS e ajuda de índios locais e improvisam acampamento até a espera do resgate. Ver notícia.

Pensando nisso, sempre carrego comigo alguns itens que podem ajudar na hora de um sufoco. Não se trata de um “kit de sobrevivência”, mas de um conjunto que pode proporcionar maior conforto, diminuir agravos e aumentar as chances de resgate. É claro que as habilidades e conhecimentos fazem parte da prevenção – de que adianta ter uma bússola, por exemplo, se não se sabe usá-la?.

Os itens que considero básicos são estes mostrados na figura

1 - Bússola com espelho (para sinalização)
2 - Mini canivete
3 - Isqueiro
4 - Apito
5 - Fita Silver Tape
6 - Mecha de algodão
7 - Mini lanterna
8 - Pastilhas de Clor-In (para desinfecção de água)

Tudo acondicionado em um pequeno saco estanque (9). Peso total? 110 gramas, leve e compacto o suficiente para não ter desculpa para deixar em casa. Também procuro levá-lo em uma pochete ou bolso da calça, separado da mochila principal (se perdê-la, não vai adiantar ter montado o kit), o que acaba funcionando como um back up dos equipamentos principais.

Quer mais idéias do que pode ser incluído no kit? experimente pesquisar pelos termos "mini bug out bag" ou "mini Every Day Carry" nas imagens do Google, mas não vá exagerar.

Nota: o recente acidente com o brasileiro, na descida do vulcão Villarica, me faz recomendar mais um item para o kit, em situações onde haja risco de hipotermia: uma manta térmica aluminizada. Leve e portátil, a manta reflete o calor de volta para o corpo.

Atualizado em 04/03/2012 para acréscimo da informação e fotos da manta aluminizada.

4 comentários:

  1. Nossa muito bom Jodrian, muitas vezes quando a trilha é pequena ou de um único dia nunca nos atentamos pra estes conselhos, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento é sempre bom ter um kit desse.
    Já vou guardar a dica pra mim! e apito foi algo que nunca tinha pensado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Raquel. Não custa prevenir e a gente acaba tornando isso um hábito. O lema poderia ser "não saia sem ele". O apito poupa a voz e mais efetivo ;)

      Excluir
  2. Bem legal teu kit perrengue! Vou adotar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custa pouco e pode nos tirar de apuros. Vale a pena mesmo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...