sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cânion dos Apertados: Currais Novos - RN

Município de Currais Novos
Fonte: Wikipedia 
O município de Currais Novos localiza-se na região central do Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba. Os recursos geológicos são fortes e uma das indústrias extrativas mais tradicionais do estado se encontra lá: a Mina Brejuí, que extrai, beneficia e comercializa a scheelita (CaWO4).



Cânion dos Apertados
Trecho do Canyon dos Apertados
É também em Currais Novos que está localizado o Canyon dos Apertados. É uma formação natural muito bonita, dentro da Fazenda Aba da Serra, por onde passam as águas do Rio Picuí. Segundo consta, "é o único canyon de rocha granítica do mundo".Atendendo a um convite do Gilson, da Pé na Estrada Trilhas, fomos conhecer o Canyon nos dias 16 e 17 de julho de 2011. A logística foi compartilhada com a Vitória Régia Turismo, especialista em Turismo de Aventura na região do Seridó

1o. Dia (16/07/2011)

Açude Gargalheiras
Açude Gargalheiras
Com um grupo de 6 pessoas, saímos de Natal, com um tempo chuvoso que não animava muito. Após chegar a Currais Novos, fomos visitar o Açude Gargalheiras. Acumulando cerca de 40 milhões de m3, tem um paredão de 25m de altura, fechando o Rio Acauã. No dia, o nível estava próximo da borda, mas não estava "sangrando" - o que seria um belo espetáculo.


Currais Novos
Festa de Sant'Ana em Currais Novos
De volta à cidade, muitas barracas de comidas, artesanato, empresas oferecendo produtos, gente se espremendo para fugir da chuva fina e a cacofonia dos vários alto-falantes. Era o dia da festa mais importante do município, a Festa de Sant’Ana. Almoçamos e saímos para o acampamento. A van nos levou até onde era possível, dentro da Fazenda Aba da Serra, e daí seguimos com as mochilas pelo leito semi-seco do Rio Picuí até a área do acampamento.

A idéia era realizar um lual, mas a natureza é soberana e o tempo fechado disse não. Compensou o excelente espírito do grupo e a disposição dos guias que, mesmo com a chuva que atrapalhava a organização do acampamento, souberam manter o alto astral. Bons vinhos também contribuíram para a noite.


2o. Dia (17/07/2011)


Carro de Boi Cânion dos Apertados
Carro de boi trazendo o material para
o acampamento 
A noite foi de chuva e não esperávamos muito no dia seguinte, mas o tempo deu uma trégua pela manhã e pudemos curtir a beleza do Canyon. Paredões de granito, uma bonita vegetação do semiárido rejuvenescida pelas chuvas, os pequenos lagos e corredeiras fizeram valer a pena as dificuldades do 1o. dia. Passamos a manhã explorando o local, entre subidas às rochas e banhos, além de percorrer uma trilha que batizamos de "Trilha da Macambira", devido às várias ocorrências desta planta da família das bromeliáceas.


Acampamento Cânion dos Apertados
De volta ao acampamento, a chuva voltou e a desmontagem das barracas e infra-estrutura também não foi muito fácil. Mochila nas costas e voltamos para a van, rumo à Currais Novos. A cidade era oposto do dia anterior: um domingo com quase todos os estabelecimentos fechados e pouca gente na rua. Hora de almoçar e retornar a Natal.


Macambiras
Macambiras
A visita ao Canyon dos Apertados reforça a certeza que há muitas opções de Turismo de Aventura no Rio Grande do Norte. Basta um pouco de curiosidade para explorá-los. Vale também mencionar o esforço da equipe da Pé na Estrada Trilhas e Vitória Régia Turismo para contornar todas dificuldades e proporcionar uma boa experiência outdoor.




Galeria

Mais fotos dessa maravilha geológica (inclui fotos de uma segunda visita ao Cânion)

Canion dos Apertados - Seca 1
Caminhando na época da seca
Canion dos Apertados - Seca 2
Granito prá todo lado
Canion dos Apertados - Água 1
Quando chove, fica ainda mais bonito
Canion dos Apertados
Será que é por isso que chamam de "Apertados"
Macambiras nas rochas
Macambiras
Rocha no Canion dos Apertados
Mais uma bela formação rochosa
Atualizado em outubro de 2013, com a inserção de fotos

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...