quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Equipamentos simples e multifuncionais

Artigo escrito por Yan Freitas (@yan_fre)

No Turismo de Aventura, a escolha certa de quais equipamentos devem ser levados pode fazer uma grande diferença na hora das expedições. Vários quesitos influenciam essa escolha, entre eles a compacidade e praticidade, que são características dos produtos multifuncionais, ideais para o estilo light and fast.



A concepção de objetos multifuncionais é um desafio para os designers que procuram um equilíbrio harmonioso entre a forma e a função, ou seja, fazer com que os produtos ganhem, simultaneamente, atributos valiosos como estética, funcionalidade, praticidade e ergonomia (adequação dos produtos às limitações do corpo humano, permitindo maior conforto e usabilidade). 

Spork
Os exemplos mais comuns desse tipo de equipamento são os canivetes – várias funções, espaço reduzido, pouco peso e bastante prático – e as bolsas ou estojos que abrigam vários compartimentos. Mas há outros produtos interessantes que também se enquadram nesta concepção:

Um exemplo já mostrado aqui no blog é o Spork, talher multifuncional da marca Light My Fire. A combinação de colher, garfo e faca em só um utensílio é um projeto do designer escandinavo Joachim Nordwall. O produto é fabricado em policarbonato ou em titânio garantindo durabilidade, leveza e praticidade.

E que tal um CreditCard Tool? O que torna esse produto inovador é o fato dele ser plano e realizar 11 funções em apenas 3,7 por 5,7 centímetros. Cabe perfeitamente dentro de uma carteira.
Credit Card Tool - Para levar a todos os lugares

A Twist&Brush, concebida pelo estúdio Kawamura-Ganjavian, é um produto bem inovador em se tratando de uma escova de dentes. O ponto forte do design está no desenho simples, com um sistema funcional pratico, onde basta girar o botão e o êmbolo empurra pasta para o meio das cerdas.

Algumas das várias formas de
usar o EcoHead 

Outra idéia prática que combina estilo ao turismo de aventura é o Ecohead, que serve como instrumento multifuncional que tem vários jeitos de se usar permitindo uma eficiente proteção contra os raios solares em atividades esportivas. É bastante confortável, feito de tecido leve e reciclado e disponível em varias estampas.

Como último exemplo, temos o JakPak que é um casaco impermeável que em poucos segundos se transforma em saco de dormir e barraca. Claro que não é algo tão grande e confortável, mas é perfeito para mudanças bruscas de tempo e situações de emergência. Possui instruções de uso/montagem no bolso interno e depois de pronto dá direito até a tela contra insetos. É notável que a concepção desse produto visou uma mudança radical de função. Veja vídeos sobre o uso do JakPak no link http://jakpak.com/

JakPak - 3 em 1

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...