sábado, 13 de agosto de 2011

Protegendo-se das chuvas nas trilhas

É inevitável: quem pratica atividades outdoor, mais cedo ou mais tarde, vai encarar uma chuva. A combinação de baixa pressão atmosférica, calor e muita umidade favorece a formação de nuvens e precipitações e aí é preciso estar preparado para evitar um transtorno maior durante as trilhas.

Protegendo a mochila

A proteção do conteúdo da mochila contra a água da chuva muitas vezes é mais importante do que evitar se molhar. Afinal, quando a chuva passar você pode se enxugar facilmente, mas será que as roupas, mantimentos, equipamentos eletrônicos terão a mesma sorte se estiverem molhados? Precisamos lançar mão de alguns recursos:



Capa de chuva e anorak no
Caminho de Santiago
Capa de chuva da mochila (ou rain cover) - Alguns modelos já possuem a capa de chuva integrada, acondicionada dentro de um bolso com esta finalidade, mas também podem ser adquiridas de forma avulsa. É recomendável para todo tipo de mochila e tem as vantagens de pesar pouco e ser rapidamente colocada. Contudo, não será suficiente para proteger o conteúdo em caso de chuva forte e demorada.

Saco de plástico interno - Se a probabilidade de chuva é maior, providencie um saco de plástico para funcionar como um liner: coloque o saco de plástico dentro da mochila, forrando-a e depois coloque o conteúdo. Em conjunto com a rain cover, o grau de proteção aumenta consideravelmente.

Saco externo protegendo a mochila
no acampamento no Canyon dos
Apertados 

Saco de plástico externo - Caso você vá acampar e não queira ou não possa manter a mochila dentro da barraca, coloque a mochila dentro de um saco plástico resistente e amarre bem a boca com um elástico. Este recurso pode proteger suas botas também.


Protegendo-se

Caminhar na chuva pode até ser romântico em alguns casos, mas atrapalha um bocado na maioria das situações. Os recursos mais comuns são:

Capa de chuva simples  - Não ocupa muito espaço na mochila. Vale levar sempre que houver chance de chuva. Tem a desvantagem de não proteger a mochila.

Uso do poncho no Monte Roraima
Ponchos - O poncho é uma capa mais larga, que pode cobrir a mochila. É uma opção mais interessante, pois vestimos o conjunto caminhante-mochila de uma vez só.

Anoraks - O termo tem origem na língua dos esquimós e designava casacos originalmente feitos de pele de caribou ou foca, às vezes impermeabilizados com óleo de peixe. Atualmente representa casacos com alto grau de impermeabilização, construídos com material sintético e com a função principal de proteger do vento. Tem proteção limitada contra chuvas.


Protegendo outros conteúdos

Guarda-chuva não é prático
para trilhas
Se for necessário proteger individualmente algum conteúdo (como documentos, equipamentos eletrônicos, mantimentos, etc.) pode-se lançar mão dos chamados "sacos estanques". Confeccionados em tecido impermeável, possuem um sistema de fechamento que impede a entrada de água (veja exemplo de aplicação do saco estanque para o kit "perrengue")


Dicas adicionais

- Mesmo com todos os cuidados, é possível que roupas e equipamentos cheguem molhados ou, no mínimo, úmidos. Ao chegar de uma atividade, procure secar bem estes itens. Guardá-los úmidos facilitará a presença de mofo e odores desagradáveis, além de reduzir sua vida útil.
- Se possível invista em equipamentos resistentes ou à prova d'água (veja como saber sobre especificação de equipamentos em http://bit.ly/k2i026)
- Roupas confeccionadas com tecidos de secagem rápida também contribuem para o conforto pós-aguaceiro.
- Mantenha sempre um par de meias secas. Caminhar com meias molhadas é receita para calos.
- Procure saber previamente como estará o tempo no destino de sua aventura. O CPTEC/INPE fornece uma boa ferramenta para isso http://bit.ly/rsnUzx
- Caso um equipamento eletrônico molhe, tente as dicas apresentadas neste link "Como salvar objetos molhados" http://bit.ly/ronsQF

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...