quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aplicativos Android para Turismo de Aventura

O Sistema operacional móvel Android equipa vários smartphones que, por sua vez, acabam sendo uma companhia cada vez mais freqüentes nas viagens dos turistas de aventuras. Contando que hoje existem mais de 250 mil Apps no Android Market, é útil conhecer boas opções de aplicativos.

Para atividades outdoor, fizemos a seguinte seleção e testamos em um aparelho Samsung Galaxy SII GT 19100, equipado com a versão 2.3.3 do Android :

a) Gratuitos




Knots Guide – Guia com fotos de 92 nós, divididos em 10 categorias. É possível dar um zoom ao clicar na imagem de cada nó.



Flashlight – Acordou de noite e quer procurar algo na barraca?. Experimente esse aplicativo de lanterna, que tem opções de usar a luz do led ou visor e conta com outros recursos tais como: Luzes de alerta (alternando luzes amarelas), luz que simula uma lâmpada incandescente, etc.



Compass - Bússola, com 6 opções de apresentação (analógica, antiga, digital, GPS, Noturna ou digital simples). Na opção analógica você pode girar o limbo para definir azimutes. Cinco diferentes panos de fundo ajudam no visual. Fiz comparações com uma bússola analógica comum e o resultado é similar

Google Sky Map - E então, você está acampando à noite e olha para o céu estrelado, imaginando quais são aquelas estrelas ....Bom, agora você pode ter detalhes com este aplicativo. Ao ligar o aplicativo, sua localização e a direção para onde seu aparelho está apontando são estabelecidos e a tela apresenta o mapa do céu noturno em tempo real, identificando vários corpos celestes (constelações, estrelas, planetas, etc.). Também possui um mecanismo de busca que indica onde procurar o objeto solicitado e uma grande vantagem: não necessita de conexão de dados – ideal para áreas remotas.


My Tracks - É um aplicativo que permite traçar o caminho que você fez, usando o GPS do aparelho, além de fornecer dados estatísticos em tempo real: distância percorrida,  tempo total, tempo total em movimento, velocidade média, velocidade média em movimento. Cada percurso pode ser gravado para posterior visualização e os dados podem ser exportados para arquivos em formato GPX (formato de dados em XML que se destina a armazenar dados de GPS), KML (que permite o uso com o Google Earth), CSV (arquivos de texto separados por um delimitador) e TCX (que permite a visualização em outros aparelhos GPS), além disso, os caminhos podem ser enviados ao Google Planilhas, Google Meus Mapas ou Twitter. Marcadores podem ser gravados para indicar pontos relevantes no caminho.
Fiz testes em corridas e em carro e os resultados foram muito bons. Tenho usado atualmente para acompanhar a performance em treinos de corrida, principalmente quando os traçados são irregulares



b) Pagos

Animated Knots – Animações mostram como efetuar 18 nós e laços, entre os quais:  o Lais de Guia (Bowline), a Volta do Fiel (Clove Hitch), Oito, Prussik, etc . A vantagem é óbvia, ver o nó sendo realizado facilita bastante o aprendizado.



Tábua de Marés – Mostra as Tábuas de Marés para vários locais do Brasil, registrados no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPETC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Você também pode enviar a previsão por e-mail ou SMS para quem desejar.



Previsão do Tempo - Elecont Weather  – Tem uma interface bacana, fácil de usar. Consta que as previsões estão disponíveis para mais de 130 000 localidades em todo o mundo. Várias informações sobre parâmetros meteorológicos: temperatura, velocidade do vento, possibilidade de precipitação, pressão atmosférica (incluindo histórico das variações). Também informa sobre os terremotos mais recentes no mundo. Completo




Outra dica:

- Esta não é exclusiva para smartphones com sistemas Android: carregue os manuais de equipamentos (tipo rádio-comunicador, máquina fotográfica, GPS, etc.) em formato PDF para seu celular. Durante as atividades outdoor será possível consultá-los e tirar aquela dúvida que restou.

Cuidados:

- O uso intensivo de alguns destes aplicativos irá consumir a energia do seu aparelho. Desta forma, se não for possível carregar a bateria do seu smartphone com algum carregador solar, procure levar uma bateria extra carregada
- Os aplicativos que tratam da confecção de nós (Knots Guide e Animated Knots) devem ser usados com cautela. A segurança de algumas atividades está ligada a nós feitos corretamente e não é neste momento que você vai testar. Realizar um nó de segurança é uma coisa séria e só deve ser feito com absoluta confiança.

Atualizado em 05/10/2011 para acréscimo de informações

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...