A trilha foi conduzida por Gilson, da Pé na Estrada Trilhas e pelo Zé Pedro, guia local. Saímos de Natal-RN logo cedo e, antes de começar a caminhada, fizemos uma breve visita ao Engenho Martiniano
Localizado no município de Serraria, o Engenho Martiniano produz a Cachaça "A Cobiçada", nos tipos normal e envelhecida, que pode ser degustada e adquirida no próprio local. A arquitetura bem conservada inclui a casa grande e a capela, onde estão enterrados os fundadores.
Terminada a visita, rumamos para a cidade de Borborema, de onde partimos a pé. Logo na saída da cidade, vimos o que restou da hidrelétrica de Borborema, instalada em 1920, por iniciativa de José Amâncio Ramalho. Construída por engenheiros alemães, gerava energia para várias cidades.
Na seqüência, passamos por um pequeno túnel de ferrovia, construído em 1922, abrigo de alguns morcegos e moldura para boas fotos:
A caminhada prosseguiu pela área rural, onde as paisagens e as passagens trazem a vontade de fazer o percurso de forma mais cadenciada. Não fosse a expectativa da cachoeira para aliviar o calor, acredito que a turma teria parado com mais freqüência.
Na maior parte do tempo, os trechos são planos...
|
mas também há pequenas subidas.
|
Cenas do ambiente rural
| e cenas do cotidiano |
E então, após 7,4 km de percurso, chegamos à Cachoeira do Roncador. Um belo conjunto de quedas d'água com mata ao redor. Perfeito para aliviar o calor e curtir a natureza.
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Planeta Água - Guilherme Arantes
Cachoeira do Roncador |
A região da Cachoeira do Roncador faz parte de uma Área de Preservação Ambiental - a APA Roncador, criada pelo decreto estadual nº. 27.204 de junho de 2006. A gestão desta unidade de conservação está sendo estruturada e não pode demorar muito, de modo a evitar situações como esta, que vimos no caminho, já próximo à chegada na área do rio:
Deposição ilegal de lixo |
Distância total: 7,4 Km
Classificação conforme a NBR 15505-2:
2 Moderadamente severo | 2 Caminho ou sinalização que indica a continuidade | 2 Percurso por caminhos sem obstáculos | 2 Esforço moderado |
Que legal. Eu vou sempre pra Pb e nunca fui nessa cachoeira. Vai ser minha próxima trilha! Abç!
ResponderExcluirJuli Borsa
www.mochiladajuli.com
Obrigado Juli. Vale a pena ir sim. Na região ainda há outras opções neste estilo.
ExcluirAbraço,
Jodrian
Olá Jodrian, que lugar maravilhoso, um paraíso! Para quem gosta de caminhada um prato cheio. Vc deve ter aproveitado e muito :)
ResponderExcluirBelas imagens!!
Um grande abraço e uma ótima semana.
Oi Angela,
ExcluirAproveitamos bastante e é mesmo um prato cheio :-D
Temos muitas opções interessantes na região e acabamos passando muito tempo para "descobri-las". Cada vez que estamos em uma trilha assim fica a sensação "Porque não fui antes"?
Grande abraço
Jodrian
Olá, Jodrian! Tudo bem?
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia Paulista
É uma grande honra estar nesta seleção. Muito obrigado ;-)
ExcluirMuito bacana o passeio.
ResponderExcluirMas fiquei triste com o lixo que você clicou!
Esse é um problema que está cada vez maior.
Aqui em Petrópolis (RJ) nas trilhas de mais fácil acesso, a situação é revoltante. Além do lixo, alguns vândalos pixam as pedras e depredam o lugar! Fica feio!
Deviam pensar nos que virão depois. Mas...
[]'s
Pois é Camila. Parecem que as pessoas não conseguem enxergar o óbvio. E o local que fotografei ficava bem ao lado da trilha - prejuízo ambiental e estético. Espero que as ações que estão sendo tomadas para a APA surtam efeito e isso não mais aconteça.
ExcluirAbraço
Adoro esses tipos de caminhada que passam por engenhos. Pena que estamos em João Pessoa e deslocar para Natal precisaríamos de mais tempo... Mas vou deixar marcado como um lugar para voltar sem dúvida! ;)
ResponderExcluirÓtimo post!
bjooo
Cris, a saída é da cidade de Borborema, que fica a mais ou menos 130 km de João Pessoa.
ExcluirQue legal esse Post, vou a Jampa(João Pessoa) em março e boa dica p fazer né!!!#valeuadica ..=:)
ResponderExcluirVale a pena. Entra em contato comigo depois e te indico um guia de lá
ExcluirAbraço
Jodrian
Adorei o post!! gostaria d saber se nessa época d verão estar seco , qual a melhor época p/ visitar a cachoeira, e nos feriados da muito gente né
ResponderExcluirAmigo, estou pensando em fazer esta trilha neste final de semana. É necessário um guia para fazê-la? Se sim, você teria algum para indicar?
ResponderExcluirE parabéns pelo blog. Sempre que preciso de informações sobre trilhas ele é a minha fonte.
Abraço
Junior
Muito obrigado, José.
ExcluirNa verdade, é possível fazer sem guia, mas com ele você terá mais informações sobre a região. Na época, o guia foi o Zé Pedro (83) 91462989
Abraço
Olá, gostei do post, porém desconheço essa cidade borborema, será que você não quis dizer campina grande, que fica no planalto da borborema? Mais conhecida como rainha da borborema?
ResponderExcluirEssa sim fica a 130km dr Joao pessoa e se aproxima do que você falou.
Obrigado, Jessica :)
ExcluirJa achei a cidade de borborema, desculpa e obg
ResponderExcluirEstarei lá em breve 😉
ResponderExcluirOlá, você conhece guias lá? Pode indicar?
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirEntre em contato com Fernando
083 9 9160 3398
famaral027@gemail.com