sexta-feira, 30 de março de 2012

De onde vem este espinho?

Em nossas trilhas pelo Semiárido, é freqüente encontrar uma variedade de cactáceas e bromeliáceas, que nos animam a fotografá-las devido à sua estética rude, diferente e ao mesmo tempo bela. Os nomes populares destas espécies estão presentes em prosa, verso e no linguajar nordestino, mas causam certa dificuldade na identificação de quem é quem.

'A aragem morna sacudia os xiquexiques e os mandacarus. Uma palpitação nova. Sentiu um arrepio na caatinga, uma ressurreição de garranchos e folhas secas'
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Pensando nisso e levando em conta que há mais de 58 espécies de cactáceas, das quais 42 são endêmicas da caatinga [1], listamos algumas xerófitas que encontramos nas caminhadas: 








Xiquexique

O Xiquexique foi bem descrito por Euclides da Cunha em sua obra Os Sertões: "Os xiquexiques são uma variante [dos mandacarus] de proporções inferiores, fracionando-se em ramos fervilhantes de espinhos, recurvos e rasteiros, recamados de flores alvíssimas. Procuram os lugares ásperos e ardentes. São os vegetais clássicos dos areais queimosos. Aprazem-se no leito abrasante das lajens graníticas feridas pelos sóis".

Xiquexique Fruto do Xiquexique
Xiquexique Fruto do xiquexique,
de sabor adocicado
Mandacaru


Como lembra o poeta, o mandacaru pode atingir mais de 5 metros de altura e sobressai na paisagem. Possui um fruto vermelho com a polpa branca. Sua bela flor branca é efêmera: desabrocha ao anoitecer e de manhã já começa a murchar
'Entre a caatinga tolhida e raquítica, / entre uma vegetação ruim, de orfanato: / no mais alto, o mandacaru se edifica / a torre gigante e de braço levantado'
João Cabral de Melo Neto






Mandacaru Mandacaru
Mandacaru - fonte: Wikipedia, autor: H. Lefebvre  A flor e o fruto - foto de Jean Sartief
Caracteriza-se pela formação de ângulos ou quinas, onde estão localizados os espinhos, que são mais curtos que os do xiquexique.


Flor do Mandacaru


Facheiro

Também chamado de mandacarú de facho, atinge altura maior que o mandacaru e é mais ramificado. De seus galhos longos extrai-se uma madeira branca e leve, utilizada para fabricação de caibros e ripas. Comparando com o xiquexique e o mandacaru, os espinhos são mais próximos uns dos outros.


Facheiro

Facheiro
Facheiros No detalhe



Coroa de Frade
Coroa de frade

Essa é fácil de acertar. Ao visualizar este cacto rasteiro, pequeno e arredondado, com seu "chapéu" vermelho sobre o tronco verde, é possível associá-lo à careca dos frades franciscanos.


Quipá


Quipá
Quipás - Foto de Jean Sartief




Sem ostentar os espinhos vistosos dos outros cactos, o quipá ou gogóia pode parecer inofensivo. Contudo, seus espinhos finos podem deixar os incautos com lembranças desagradáveis. Caracterizam-se pelas palmas com frutos na parte superior. Os frutos podem ser consumidos in natura.




Macambira


'No pino dos verões, um pé de macambira é para o matuto sequioso um copo d'água cristalina e pura'
Os Sertões - Euclides da Cunha
Única representante das bromeliáceas em nossa lista, as macambiras são plantas rasteiras, com raízes superficiais e coloração que varia do amarelo até o violeta. Prolongando-se nas laterais das folhas encontram-se os espinhos.








Macambira

Macambira
Macambira Freqüentemente estão juntas, formando jardins

Como outras espécies de nossa flora, os cactos e bromélias também devem ser preservados. Seu aspecto rústico não significa que podem ser extraídos da natureza sem conseqüências. A este respeito, sugerimos ler esta reportagem: "Cactos à venda deixam a Caatinga mais pobre"

Curiosidades:
 
- Entre os municípios brasileiros que foram batizados com os nomes de plantas, temos Xiquexique (Bahia) e Macambira (Sergipe)
 
- A palavra latina Cereus, gênero ao qual fazem parte o mandacaru e o xiquexique, significa "Vela"

Para saber mais:
Macambira: http://bit.ly/H1KJTh



8 comentários:

  1. Caatinga, significa mata branca, Seridó significa lugar de pouca sombra, pouca folhagem, a caatinga é espinhenta, mas é de rara beleza, pouco explorada, a maior parte das plantas são medicinais, ver o livro Árvores e arbustos da caatinga. Gerdha Nickel Maia muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito o que ser apreciado na Caatinga. Se fugirmos dos esterótipos, encontraremos várias e boas surpresas. Obrigado pela orientação e um abraço

      Excluir
  2. Faltou o Cardeiro. lá em Patu e região tem muito deles e que chega até 10 metros de altura. Trata-se de um cactos de grande porte que produz uma flor vistosa, de coloração branca e também frutos com uma polpa branca, comestíveis, os pássaros adoram. Em algumas regiões é também chamada de rainha-da-noite e dama-da-noite. Já sofri algumas expiadas brava de sair gritando para casa.Parabéns Jodrian pela bela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficará para as atualizações. Sei que futuramente terei que incluir outros. Obrigado pela dica

      Excluir
  3. Mas que post louco! ADOREI! Muito legal aprender sobre a vegetação dos sertões... E essas referências da nossa boa literatura deu ainda mais poesia a tudo! Incrível e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever o post também foi um grande aprendizado. Me concentrei na identificação, mas há muita coisa interessante sobre os usos que os sertanejos fazem destas plantas. Obrigado pelos comentários. Grande abraço

      Excluir
  4. Jodrian, que post encantador! Como disse, sou apaixonada por cactos e suas diferentes características e beleza.
    Meu filho não pode ver um cacto que já me mostra todo contente - fruto de nossa viagem pelo sertão.
    Aqui no Jardim Botânico do Rio tem um cactário muito bacana, um espaço lindo onde é feito um trabalho muito interessante e educativo.
    Parabéns pelo lindo post! :) E obrigada por indicar a leitura!!!!!!
    Abs,
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Karla :)
      Foi um post que gostei muito de escrever, já que faz parte da realidade de muitas trilhas aqui no Nordeste e está intimamente ligado à cultura deste povo.
      Grande abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...