terça-feira, 15 de maio de 2012

Bastões de luz química


Bastões de Luz Química
Bastões de Luz Química
Você provavelmente já viu ou teve contato com este tipo de equipamento, nas suas versões festivas: pulseiras, copos e colares que ficam brilhando no escuro. Pois bem, o mesmo princípio de funcionamento atua em versões, digamos, mais sérias.

Os bastões de luz são ativados flexionando-se o tubo plastico para romper a cápsula de vidro no interior da embalagem contendo o ativador (Ex.: peróxido de hidrogênio). Neste momento, ocorre uma reação química com uma solução de oxalato que preenche a maior parte do bastão et voilá !!: produz-se a luz, sem calor e sem necessitar de fonte de energia externa.!! A variação nos corantes produz luzes verdes, laranjas, etc.




Luz Química
Como se trata de uma reação química, a duração e a intensidade da luz será influenciada pela temperatura ambiente: quanto mais quente, maior a intensidade e menor a duração da reação e o inverso ocorrerá em ambientes frios.

Fizemos testes com bastões das marcas Coghlan's (com melhor desempenho) e Nautika e ambos duraram mais de 10 horas, o que o torna bem interessante para uso outdoor. Não espere, porém, uma iluminação forte.

Entre as vantagens está o baixo peso (25 g), o fato de ser à prova d'água (podendo ser usado em mergulhos) e não atrair insetos. O custo também não é tão alto, ficando em torno de R$ 25,00 o par.


Luz Química

Sem dúvida, é uma opção para uso como sinalização de emergência ou para suprir uma perda inesperada de bateria nas lanternas.

Uma dica interessante, que li no site http://www.bushcraftbr.com.br/ é colocar o bastão dentro de uma garrafa Pet com água, o que acaba potencializando a iluminação.

Para saber mais:

Como funcionam os bastões luminosos

6 comentários:

  1. Taí,cara,eu nunca tinha pensando nisso!!òtima dica!!
    abçs e boa semana!! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post!! Boa dica!! Essa é uma ótima para ficar no Kit viagem!!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Há também o mini glow stick para pesca. É como esse, mas um bastão de uns 3 cm de comprimento e uns 4 mm de espessura.

    ResponderExcluir
  4. Sugiro o mini glow stick também. É vendido em lojas de pesca, como isca luminosa. Tem uns 4 cm de comprimento por uns 3 mm de espessura. É bem portátil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...