sábado, 23 de junho de 2012

Nos Caminhos da Serra do Cipó - Parte 03

Casa de Seu Zé de Olinta - Cachoeira do Tabuleiro por baixo

A caminho da Cachoeira do TabuleiroAmanhecemos o 3o. dia na expectativa que não chovesse, uma vez que isso impediria nosso acesso ao principal objetivo deste trecho: chegar ao poço da Cachoeira do Tabuleiro. As nuvens e a neblina deixaram, literalmente, a dúvida pairando no ar.

Tomamos mais uma vez o café aromatizado com cravo-da-índia de Seu Zé de Olinta e aproveitamos para comprar um quilo do produto e estender as lembranças quando voltássemos para casa.


Casa de Seu Zé de Olinta

Mochila nas costas e seguimos para a trilha. No caminho, mais paisagens bonitas que iam se descortinando à medida que as nuvens davam espaço, aqui e ali, para o sol do cerrado.



Cachoeira Tabuleiro

Paramos em bons locais para fotos da Cachoeira à distância  - os chamados mirantes -e, pouco mais de 5,5 km de caminhada a partir da casa de Seu Zé de Olinta, chegamos à entrada do Parque Municipal Ribeirão do Campo. Para nossa alegria, o acesso estava liberado.


A_Caminho_Cachoeira_Baixo3
Guardamos as mochilas em uma das salas da administração do Parque e seguimos pela trilha bem demarcada, mas também mal conservada. Descemos com cuidado trechos bem íngremes, parando aqui e ali para descansar um pouco até chegar ao leito do Ribeirão do campo, formado pelas águas que caem da Cachoeira.
Lá chegando, segui em frente com nosso guia, enquanto Rosana preferiu descansar, curtindo as pequenas corredeiras .


O trecho até o poço é muito irregular, com muitas pedras de diversos tamanhos, exigindo equilibrio e cuidado para não sofrer nenhuma queda.
Leito do Ribeirão do Campo
          Muitas pedras no caminho
O esforço compensa plenamente. O lago formado pela queda da Cachoeira do Tabuleiro é muito bonito e tem um bom tamanho, sendo é inevitável a vontade de cair nas águas geladas. Os mais animados nadam até a base da queda d’ água. Preferi ficar nadando próximo às margens e aproveitar o tempo para tirar mais fotos:
Lago3                   Águas no topo…. Lago da Cachoeira do Tabuleiro                        …e na base
Lago da Cachoeira do Tabuleiro         Pessoas curtindo o visual Cachoeira do Tabuleiro     e de um ângulo diferente, sugerido por Rodrigo

Estrada para Tabuleiro
     Na estrada para o Distrito de Tabuleiro
Voltamos para a entrada do Parque, encarando todo o percurso, agora na subida. Um breve descanso e seguimos para o Distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro até a Pousada Gameleira, onde a Lucienne já nos esperava para o almoço. Voltamos no carro da Bela Geraes, para o Distrito de Serra do Cipó, seguindo pela MG-10 com a certeza que voltaremos a explorar este paraíso mineiro.

Relato da 1a. parte da Travessia - Link
Relato da 2a. parte da Travessia - Link

Para saber mais

- “Em 1998, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro criou o Parque Municipal Ribeirão do Campo, com 3150 hectares, abrigando a Cachoeira do Tabuleiro. Em 2006, este Parque tornou-se o Parque Estadual Serra do Intendente” [1]
- “Em Conceição do Mato Dentro ocorre uma das mais tradicionais festas religiosas de Minas Gerais: o Jubileu de Bom Jesus de Matosinhos” [1]
- Mais curiosidades e informações sobre o Distrito de Tabuleiro neste link

[1] Fonte: Livro " Serra do Cipó - Sempre Viva" - Christiano Ottoni. 2008

Dicas sobre a Travessia Lapinha-Tabuleiro

- Há várias possibilidades de atividades em torno desta travessia. Pode-se realizá-la em quatro dias, incluir a subida ao Pico do Breu, visitar outras cachoeiras, etc.
- Fizemos a Travessia, em um pacote com a Bela Geraes, que incluiu translado de ida e volta ao Aeroporto de Confins, todas as hospedagens e alimentação e a condução propriamente dita. Recomendamos!
- Não há necessidade de carregar muita água durante a travessia, o que alivia o peso e o recomendável é manter a mochila em torno dos 10 kg.

4 comentários:

  1. Faltou uma foto da casa de Zé de Olinta. Espetacular essa postagem. Não sabíamos desses parques e das cachoeiras! Parabéns para Rosana pela coragem e o desempenho em seguir AventuraMango.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Walter. Já revisei o post e inseri a foto. Obrigado pelos comentários :)

      Excluir
  2. Ê trem bão sô!
    Parabéns pela matéria e fotos desta incrível travessia, finalizando esta aventura, saboreando a culinária mineira na Pousada Gameleira além da cerveja, com nossos parceiros da Bela Geraes Rodrigo e Lu,
    Espero voces para curtir outras aventuras no nosso quintal, onde estão localizadas as maiores cachoeiras do Brasil, Minas Gerais e Estrada Real.
    Forte abraço e muitas aventuras procês.
    Inté Samuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Sua hospitalidade, aliada à cerveja gelada e à deliciosa comida mineira na Pousada Gameleira, fechou com chave de ouro esta bela Travessia. Certamente voltaremos a esse " quintal" maravilhoso.
      Obrigado pelos comentários e um grande abraço,
      Jodrian e Rosana

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...