quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Livro “Ecoturismo – Nas trilhas da biodiversidade brasileira”


No prefácio, Roberto Klabin, Presidente da SOS Mata Atlântica faz uma reflexão que, porCapa si só, justifica este livro:

“Cada geração acaba enxergando o ambiente no qual nasceu como natural e normal. A gradual deterioração do ambiente natural de cada uma dessas gerações passaria quase despercebida, e a atitude das mesmas seria de descaso para com o estado das coisas se não fossem os antigos relatos de viajantes, historiadores, aventureiros e exploradores sobre uma riqueza natural que eles vivenciaram, mas que nós não teremos mais o privilégio de apreciar”. Infelizmente, é um fato.

Portanto, qualquer iniciativa que tenha como objetivo a preservação de nossa biodiversidade merece atenção, ainda mais levando em conta que “O Brasil desembolsa atualmente R$ 4,43 em média, a cada hectare de suas unidades de conservação, na Argentina, o índice é cinco vezes maior. No México é nove vezes maior que o Brasil, na África do Sul, 15 vezes e nos Estados Unidos, país que mais investe na conservação ambiental, 35 vezes maior: mais de R$ 150,00 por hectare”.



Publicado em 2012, pela editora Natureza em Foco, o livro está dividido em 8 capítulos, sob organização do Prof. Dr. José Sabino, com apoio da Fundação Manuel de Barros e patrocínio do SEBRAE. Muito bem ilustrado com belíssimas fotos, o livro traz experiências de sucesso (como as atividades no Rio da Prata, em Bonito - MS e em Alta Floresta - MT ), reflexões sobre o négócio do turismo de aventura, economia da experiência e ecoturismo, boas práticas na observação da fauna, entre outros.

O capítulo seis chamou minha atenção: “ Fotografia, ecoturismo e conservação”, ressaltando as peculiaridades que devem ser levadas em conta para adequar uma operação turística e atender os viajantes interessadis em fotografar a natureza, tanto os profissionais como os amadores entusiastas (me enquadro aqui Alegre).

Em resumo: um ótimo livro para quem gosta de ecoturismo, para quem pretende investir neste segmento ou para quem já é um empreendedor e quer aprimorar seu negócio.

3 comentários:

  1. Oie, venho procurado esse livro, mas não o acho para compra. Você poderia me informar onde poderei achá-lo?
    Desde Já agradeço!

    Fernanda Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda
      Recebi este exemplar do SEBRAE. Vou verificar com eles onde pode ser adquirido e volto a responder aqui.

      Excluir
  2. Faça o download do livro no link: http://migre.me/qRcBk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...