quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

De Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, pela Serra do Faxinal

 Post Patrocinado
Mapa_RS_Dnit
Adaptado, a partir de mapa do DNIT
Se a Trilha do Rio do Boi foi o dia mais exigente em termos de resistência física, o 3o. dia dos Adventure Bloggers foi o mais leve. Fizemos a subida da Serra do Faxinal e fomos às terras gaúchas. É bom explicar: os Cânions delimitam a divisa entre os estados. A parte alta pertence ao Rio Grande do Sul e contando 1 metro abaixo da borda estamos em Santa Catarina.

Mas, o que significa “Faxinal”? Fiz a pergunta a nosso guia, o Guilherme Maineri e as explicações são as seguintes:
“ Faxinal está relacionado a faxina. Em nossa região tem muito de uma espécie de panta chamada Vassoura, esta era utilizada pelas dona de casa para varrer as casas e terreiros e também era utilizada pelos tropeiros para varrer o chão onde eram realizados os acampamentos, durante suas viagens. Como na Serra existe muito desta vassoura, relacionada à faxina, ficou Serra do Faxinal (local com muita Vassoura). O mesmo vale para o Cânion Faxinalzinho, porém a serra de tropeiros que corta este cânion possivelmente surgiu depois da Serra do Faxinal, por isso Faxinalzinho”



Saímos da Pousada Aracema e fomos na van da Coiote Adventure para nosso novo destino, o município de Cambará do Sul. O percurso nos revelou várias paisagens bonitas, com destaque para as áreas de agricultura:

Arroz
Cultura do arroz
Fumo
Plantação de fumo
As casas de madeira, típicas da região rural, também emprestam seu charme rústico:

Rural 1 Rural 2
Abandonada
Foto de Rosana Freitas
No caminho até Cambará do Sul, a estrada foi tomada pela névoa em vários momentos, o que exigiu atenção redobrada de nosso motorista, o Marcos Batista.

Neblina 1 Placa

Ainda assim, conseguimos ver alguns belos exemplares da fauna silvestre, como este gavião carrapateiro:

Gavião
Milvago chimachima

Terminamos o percurso de carro na excelente Parador Casa da Montanha (aguarde o próximo post), fizemos um reconhecimento da área verde próxima à pousada e aproveitamos o final da tarde para curtir um Por-do-Sol. Eu, Roberta e Rosana optamos por caminhar (tinha que rolar uma trilhazinha no dia, né?), enquanto Maurício, Leandro e Luiz foram de bike, outra boa opção para explorar o local:

Parador1
Rosana caminhando
Trilha
Caminho da pousada até o mirante para o Por-do-Sol

Em uma posição privilegiada, estávamos aguardando o arrebol, ajustando as máquinas fotográficas, quando o Marcos Batista veio com uma bela supresa: um bom espumante para curtirmos mais um excelente momento dos Adventure Bloggers !!

Brinde 1 Brinde 4
Brinde 3 Brinde 5
Adventure Bloggers

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...