segunda-feira, 25 de março de 2013

Como montar um time-lapse com o celular

Em uma tradução livre, Time-lapse pode ser traduzido como “saltos de tempo”. E é assim mesmo que funciona: várias fotos são tiradas a intervalos pré-determinados e quando juntamos tudo em seqüência, o resultado é uma aceleração dos movimentos que, muitas vezes, quase não são percebidos quando ocorrem na velocidade normal.

Isso é particularmente interessante em vários fenômenos da natureza, tais como: o nascer e o Por-do-Sol, insetos se alimentando de uma planta, etc.



Time Lapse Celular

O que você precisa

Para montar a apresentação no celular, são necessários:

Celular Fixo em tripé
O celular precisa ficar bem fixo em um tripé
- Programa que automatiza o disparo das fotos (claro! ninguém ficará clicando manualmente). Utilizei o Lapse It Pro, para Android.

- Suporte para manter o celular fixo, durante a captura das imagens. Construi o meu próprio suporte, utilizando uma pequena chapa de metal perfurada e dobrada e protegendo o contato com o celular com feltro. Se não quiser improvisar, há suportes prontos no mercado.

Calculando o intervalo entre as fotos

A principal definição que deverá ser tomada é o tempo entre as fotos (time-lapse). Para estabelecer este parâmetro, devemos considerar que uma taxa usual de visualização de imagens em filmes está entre 20 a 30 fps (frames por segundo).  Quanto maior o número de frames por segundo, mais “suave” é a transição e o resultado final.

Imagine, então, que o evento que você quer filmar, tem uma duração de 2h, o que equivale a 7200 segundos. Se programarmos para fazer uma foto a cada 20 segundos, teremos 360 fotos. A uma taxa de 24 fps, o filme final teria uma duração de 15 segundos !!. Detalhando:

2h x 60 minutos x 60 segundos = 7200 segundos
7200/20 (intervalo entre as fotos) = 360 fotos
360 fotos/24 fps = 15 segundos de filme para um evento que durou 2 horas.

Usando o Lapse It Pro

A) Ajustes e capturas
Após abrir o programa, clique o terceiro botão do menu à direita (“Configurações”). Entre alguns ajustes, é necessário definir:
  • O intervalo entre frames (em minutos, segundos ou milisegundos)
  • O modo de limite, isto é, quando a seqüência de fotos será interrompida. Há três opções: por número de frames, por tempo ou mediante comando manual do usuário.
  • A resolução das fotos – veja as recomendações no próprio menu do programa
  • Nível de escurecimento, quanto maior, mais economia de bateria durante o processo de captura
  • Tipo de codificação na geração do filme: MP4, MOV ou FLV
Posicione o celular no suporte, ajuste o enquadramento e volte ao menu principal, clicando em “Nova Captura”. A tela de captura abrirá e ainda é possível fazer os seguintes ajustes clicando no botão “Mais” (último no menu à esquerda):
  • Modo do foco
  • Modo do flash
  • Efeitos de cor (monocromático, negativo, sépia ou acqua)
  • Tipo de cena
  • Balanço de brancos
Com tudo ajustado, você deve clicar no botão vermelho (canto superior à esquerda) para iniciar o processo, que irá parar conforme o que foi defindo em “Modo de Limite”

B) Gerando o filme
A sequëncia de fotos fica armazenada em “Galeria”. Clique neste botão e veja o ícone com o resultado bruto (chamado de “projeto”). Clique no ícone do projeto e aparecerá algumas opções. Selecione “Ver detalhes”. Há outras opções a serem exploradas, mas para um resultado imediato, clique em “Gerar”.
Uma barra aparecerá na parte inferior, com a taxa de frames. Ajuste para o valor desejado (observe que a duração do vídeo final já é calculada). Escreva o nome o filme na caixa em branco e clique em “gerar”. Assista o resultado final !!
Uma vantagem deste programa é que você pode testar várias configurações de fps com o mesmo conjunto de fotos, gerando vários filmes, até chegar ao resultado esperado.

Exemplos que fizemos nos primeiros testes:

Nos dois exemplos, usei um Samsung Galaxy SII

1) Amanhecer
Vídeo com intervalo de 20 segundos entre fotos, com resolução 720p.
Gerado a 16 fps. 103 fotos no total. Tamanho: 4,1 Mb.
O evento original teve uma duração aproximada de 34 minutos

2) Entardecer

Vídeo com intervalo de 20 segundos entre fotos, com resolução 720p.
Gerado a 15 fps. 160 fotos no total. Tamanho 6,7 Mb. 
O evento original teve uma duração aproximada de 53 minutos

Explore e divirta-se com esta opção no seu celular !!

6 comentários:

  1. Eu adoro o Lapse It Pro, o unico problema dele é que nao permite desligar a tela para economizar bateria.

    Foi ele que usei lá no Parador, lembra? Eu desliguei a tela e ele simplesmente não fotografou nada. Em uma versão anterior a mais nova ele fazia isso sem problemas. Não sei pq tiraram essa função.

    Já estou procurando outras opções. Tô testando o "Time Lapse Creator" que permite desligar a tela. Depois veja tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,
      Há um opção de escurecimento da tela, que diminui um pouco o gasto de bateria. Vou verificar sua sugestão :)
      Abraço e obrigado pela dica

      Excluir
  2. Fala Jodrian, gostaria de saber se esse tripé é especial para cel ou é normal ? Onde encontro !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro
      O tripé pode ser um daqueles que utilizamos normalmente para máquinas fotográficas. É necessário algum tipo de adaptação para fixar o celular no tripé. Eu construi um com uma pequena chapa de metal que encaixa o celular, mas há modelos prontos à venda no mercado, a um preço bem razoável. Experimente fazer uma pesquisa de imagens no Google, com os termos 'Tripé Celular'
      Abraço
      Jodrian

      Excluir
    2. Olá meninos, comprei um adaptador (holder) de celular para tripé no Mercado Livre ... R$26... Achei bem interessante.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545907560-holder-universal-adaptador-p-tripeiphone-s3-s4-note-_JM

      Excluir
    3. A propósito, adorei o site de vcs... E nossa, nos posts sobre viagem ao Nepal e a caminhada ao acampamento base do Everest. Fiquei babando... Parabens, e obrigada pela dica do time-lapse

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...