terça-feira, 9 de julho de 2013

Escalada em Serra Caiada


Calango: designação comum a diversos lagartos de pequenoKalangada 2013 porte. São espertos e ágeis na subida dos paredões rochosos e fonte de inspiração para a Kalangada – evento de escalada do qual tivemos o prazer de participar, nesta 3a. edição.

Organizado e coordenado pela Associação dos Escaladores do Rio Grande do Norte – AERN, a Kalangada tem seu palco na belíssima Serra Caiada, distante cerca de 75 Km de Natal.

A Serra Caiada, que dá nome ao pequeno município situado às margens da BR 226, é uma das mais antigas formações rochosas das Américas (cerca de 3,9 bilhões de anos). Com 120 metros de altura em seu ponto mais alto, é um excelente local para escaladas, com mais de 70 vias de vários graus de dificuldade. Não é à toa que sediou o XI Encontro de Escaladores do Nordeste em 2012.
Serra Caiada 3
Serra Caiada
Face leste da Serra Caiada
Visão parcial da face leste

Kalangada

Saímos de Natal às 11:00 no ônibus fretado para o evento. O horário da tarde se torna mais adequado para evitar o calor do sol que incide diretamente na face principal da Serra na parte da manhã. Recebemos um folheto com os princípios e valores do montanhismo, da CBME e assinamos o Termo de Responsabilidade.

Com pouco mais de 01 hora de viagem chegamos ao Boulder Principal, onde fizemos um lanche e em seguida, o grupo composto pelos participantes e pelos instrutores/monitores da AERN se dirigiu à face leste da Serra para começar as escaladas.

Foram selecionadas 04 vias, com graduação de III a IV. A equipe da AERN logo equipou as vias para realização da modalidade Top Rope – quando a corda é fixada acima do escalador e uma das extremidades é utilizada pelo escalador que faz a segurança, ideal para iniciantes.

Albert equipa a via Gênesis
Albert equipa a via Gênesis
Jalon descendo a via Malu de Andrade, após equipá-la
Jalon descendo a via Malu de Andrade,
após equipá-la
A partir daí, os participantes puderam escolher e praticar a escalada nas vias que desejassem, com a devida instrução e orientação dos monitores que faziam a segurança. Todo o material de segurança foi cedido pelos membros da AERN. Escolhi a via Gênesis, classificada como IIISup (veja croqui neste link). Como boa coincidência, soube depois que minha primeira via também foi a primeira a ser conquistada no Rio Grande do Norte.

Top Rope 1
Jodrian na via Gênesis
Jodrian na via Gênesis
Feliz com a progressão
Colocando as sapatilhas de escalada
É verdade! Uma das alegrias do escalador é
retirar as sapatilhas
Calango
Esse é o cara! O Calango e seu mimetismo com a rocha

Participante escala
Participante escala uma das vias
Participantes escalam
Força nas pernas
Lá por volta das 16:00, com o tempo dando sinais que poderia chover, foi decidido desequipar as vias, recolher os equipamentos e seguir para a trilha.

Trilha para o cruzeiro

Contornando a Serra Caiada, há uma trilha que permite subir a rocha e admirar a paisagem lá de cima, onde está uma cruz. Com pouco mais de 20 minutos, subindo pelo caminho bem delimitado entre a vegetação, chegamos ao topo.
Trilha para o alto da Serra Caiada
Início da trilha
Serra Caiada
O município, visto do alto da Serra Caiada
Serra Caiada 2
No topo da Serra Caiada
Pirâmide
Pirâmide construída por ufólogos
Para finalizar com chave de ouro, um belo Pôr de Sol no Sertão:

Pôr de Sol Serra Caiada Pôr de Sol Serra Caiada 2

Parabéns à AERN, que promove e incentiva a prática de escalada no Rio Grande do Norte. O evento foi realizado com profissionalismo e responsabilidade, mas sem perder o caráter descontraído e divertido – como deve ser toda atividade na natureza.

Grupo
Participantes ao final do evento

3 comentários:

  1. Que legal isso! Sou doida para começar a me aventurar por essas trilhas e escaladas mais power :)
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mirella !!
      Esta é minha segunda experiência com escalada em rocha e gostei muito.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Mirella, Adicione a AERN no Facebook ou entre em contato pelo site: www.earn.org.br, que com certeza haverão outras Kalangadas. Existem instrutores que ministram cursos de técnicas verticais, como Véscio Barreto da Expedição Carcará e Jalon (AERN). Todos eles tem Facebook.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...