quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Passeio de Quadriciclo entre Pipa e Sagi




Pipa é uma badalada praia no litoral sul do Rio Grande do Norte, pertencente aoQuadriciclo município de Tibau do Sul. Além dos agitos noturnos, com bons restaurantes e bares, há várias opções de Turismo de Aventura, que ainda não havíamos curtido, mesmo já tendo ido inúmeras vezes lá.

Chegamos ao final da tarde e nos instalamos em uma pousada próxima ao Santuário Ecológico de Pipa. À noite, fomos à Pipa Aventura, empresa que oferece vários atrativos. Assinamos o Termo de Conhecimento de Riscos e contratamos o passeio.



No dia seguinte, uma van nos apanhou na pousada e fomos até o condomínio Pipa Natureza onde recebemos as orientações básicas sobre o manejo do quadriciclo em um curto trajeto com o guia, que durou uns 10 minutos. Apesar de ser nossa primeira vez, não foi difícil aprender os controles. Ficamos com um veículo semi-automático, onde é necessário passar as marchas, mas sem embreagem.

Seguimos até o Chapadão de Pipa, ponto de partida da trilha off road. Poses para fotos, com o guia posicionando os veículos. O dia estava bonito e o contraste de cores entre o alaranjado das falésias e o mar chamava a atenção.

Posando para foto no Chapadão de Pipa 2

Visão do Chapadão de Pipa
Visão a partir do Chapadão de Pipa
Visão do Chapadão de Pipa 2
Belo contraste de cores
Vamos ficando cada vez mais familiarizados com o quadriciclo e seguimos em direção ao Rio Sibaúma, pela praia. Parada para um rápido banho. Preferi trocar o tempo de mergulho pelo tempo de fotografar melhor o local.


Parada em Sibaúma
Pausa para banho entre o rio e o mar
Balsas no Rio Sibaúma
Carros atravessam o Rio Sibaúma nestas pequenas balsas
Barqueiro em Sibaúma - RN


Seguimos pela margem do Rio Sibaúma até uma nova parada para um rápido lanche no Restaurante Camarão na Fazenda e o comboio com os 4 veículos e a moto do guia prossegue até a travessia de balsa em Barra de Cunhaú


Embarcando para travessia em Barra do Cunhaú
Quadriciclos sendo embarcados no espaço
limitado da balsa. Achei que não iria caber
Barra do Cunhaú 2
Rio Cunhaú
Barra do Cunhaú

Seguimos pela orla até a cidade de Baía Formosa, onde o nome faz jus à beleza natural que apreciamos do mirante estrategicamente localizado.

Baía Formosa
Baía Formosa

Voltamos para orla e tomamos o rumo da Praia de Sagi. No caminho visualizamos o Farol de Bacopari e paramos para uma visita ao pitoresco "Muzeu Marítimo" (sic), uma pequena palhoça na praia com ossadas de pequenos cetáceos e tartarugas, peças de barcos e cordas. Pena que o responsável não estava para nos contar suas histórias e explicar mais sobre o trabalho de conscientização ambiental.


Farol de Bacopari
Farol Bacopari
Museu Maritimo 2
Placa do "Muzeu"
Museu Maritimo
Esqueleto
Cemitério de tartarugas
Cemitério de tartarugas
Paramos para almoçar um peixe frito no Restaurante e Cachaçaria Nativos, em Sagi. Descansamos, curtindo o visual e a brisa do mar.
 

É Só Alegria


Logo após iniciarmos o retorno, contratamos um opcional que vale muito a pena: o passeio em canoas pelo Rio Sagi, guiado pelo cômico “Toreba”. Com riso estridente e contador de causos (a maioria sobre si próprio), usa o tempo todo o bordão “É só alegria”. E não tem como não rir.
O percurso do passeio é curto, mas suficiente para curtir a beleza do manguezal ao ritmo lento das remadas. Chegamos a um ponto onde é possível lambuzar o corpo inteiro com argila e depois tomar um bom banho.
Toreba É Só Alegria Sagi
Toreba contando suas histórias e rindo o tempo todo
Banho de argila em Sagi
Argila à vontade para quem quiser
Barco no Rio Sagi
Rio Sagi
 De volta aos quadriciclos, seguimos de volta à Pipa, aproveitando a maré baixa. Certamente uma bela aventura.

Retorno de quadriciclo para Pipa

Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.

 

Dicas e orientações


- Use bastante protetor solar e, se possível, uma camisa de manga longa bem leve.
- Óculos de sol são bastante recomendados e também protegem contra o vento, durante o trajeto
- Leve água em um squeeze ou cantil
- Usar um tênis leve traz mais conforto para o condutor passar as marchas no quadriciclo.
- Vá com roupas de banho para aproveitar os momentos de cair na água.
- Se precisar levar alguma bagagem,  acomode tudo em um saco estanque, que pode ser preso ao bagageiro dianteiro do quadriciclo (veja foto no início do post)
- Em maio, o valor por quadriciclo (2 pessoas) saia por R$ 350,00
- Reserve o dia inteiro. O passeio dura em torno de 8 horas, percorrendo cerca de 120 km (ida e volta)

Operadora: Pipa Aventura

4 comentários:

  1. Grande Jodrian, que maravilha esse post! Saudade gigante dessa região, todo esse paraíso natural que tive o prazer de visitar algumas vezes! Lindas fotos, as PB também, ainda volto pro Brasil pra curtir como se deve essa terrinha maravilhosa. Grande abraço e parabéns pelo belo trabalho aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel,
      Estamos tendo o privilégio de curtir aventuras aqui na terrinha. Muita coisa boa está em um raio de 100 km de Natal. Venha pra cá :)
      Muito obrigado pelos comentários e um grande abraço

      Excluir
  2. Olá, tudo bem!
    Por acaso vocês tem o contato do guia Toreba? Se sim, é possível nos repassar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...