Apesar de conhecermos bem o litoral do Rio Grande do Norte, não tínhamos visitado um de seus principais atrativos: os Parrachos de Maracajaú. No último final de semana, fomos curtir esta maravilha natural que atrai tantos visitantes.
Fizemos o contato telefônico e agendamos o passeio com a Viky Beach – Pousada e Restaurante, um dos 06 pontos de apoio nativos que contratam barcos autorizados para o mergulho. Às 10:00 estávamos lá, conversamos com o proprietário e logo fomos direcionados para um pequeno barco, com capacidade para apenas 6 pessoas. A estrutura era pequena, mas compensada pelo serviço personalizado.
Ouvimos uma rápida preleção do Batista, condutor da embarcação e nosso guia no mergulho e zarpamos rumo aos corais.
| Os Parrachos de Maracajaú estão a 7 Km da costa, ocupam uma área de 13 Km2 e fazem parte da Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais, criada em 2001 (link). O Distrito de Maracajaú faz parte do município de Maxaranguape, distante cerca de 60 Km de Natal. |
Fomos um dos primeiros barcos a chegar ao local dos mergulhos, o que nos permitiu curtir as belezas subaquáticas sem muita gente. O privilégio não durou muito. Logo começam a chegar outros pequenos barcos e catamarães bem maiores. A área é separada entre os operadores nativos e as empresas, estas com infra-estrutura bem maior, incluindo flutuantes que funcionam como apoio.
Mar cristalina. Em épocas de maré muito baixa, alguns trechos de corais chegam a aflorar a superfície |
Sempre em boa companhia |
Farol Tereza Pança |
Pescando com linha |
Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.
Dicas e orientações
- Se seu passeio não possuir um translado incluído, tome o rumo da Zona Norte de Natal, em direção à BR-101 Norte. Siga até encontrar a sinalização que indica a Praia de Maracajaú, após as praias de Pitangui, Jacumã e Muriú.
- Consulte os horários de saída (que dependem das marés) e a disponibilidade de vagas, pois o número de visitantes diários é limitado. Há dias onde não há passeios. Também é prudente perguntar sobre a visibilidade da água, que pode alterar devido a ventos fortes ou em épocas de chuvas.
- Nadadeiras só são permitidas a mergulhadores credenciados ou alunos em batismo
- Fotógrafos com máquinas subaquáticas oferecem o serviço de fotos, cobrando por fotos individuais ou em pacote.
- O mergulho dura em torno de 2 horas e custa entre R$ 60,00 e 80,00
- Veja uma reportagem sobre a região neste link
|
Maracajaú foi o primeiro mergulho que fiz na vida. Lembro até hoje da minha empolgação vendo os peixinhos :) Acho muito melhor que Maragogi, o cuidado com os corais e com a lotação de turistas é maior que em Alagoas.
ResponderExcluirVontade de voltar :)
[]s
Camila
Camila,
ExcluirFazia tempo que a gente não fazia um snorkel. Foi ótimo ver os peixes, corais e até moréias nadando no mar cristalino. Vale a pena voltar :)
Grande abraço,
Jodrian
Matou minha saudade, Jodrian!
ResponderExcluirEu já fui 2x para Maracajaú, mas incrivelmente durante o ano que morei aí não consegui ir.
Aquilo é lindo demais, um paraíso.
Agora essa foto do barco pesqueiro, apesar de linda, me deu até arrepio! Quantas e quantas vezes fiquei sem marido porque ele teve que sair para resgatar tripulantes dessas embarcações que caíam no mar e muitas vezes desapareciam, tamanha a falta de segurança.
Bem nostálgico o seu post pra mim! rs
Abração!
Que legal, Karla
ExcluirRealmente é um paraíso que merece ser visitado mais vezes. A pesca artesanal é a única permitida na região, mas realmente a segurança não existe. Os pescadores aprendem o ofício e se arriscam no dia-a-dia. É um modo tradicional que ainda vai persistir.
Grande abraço e obrigado pelos comentários
Oi, Jodrian. Tudo bem?
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia
Oba!! Muito obrigado, Natalie :)
ExcluirNão tive a oportunidade de fazer o snorkel! No dia em que fomos até Maracajaú o tempo fechou e acabamos desistindo. Dica para a próxima! =)
ResponderExcluirBruno,
ExcluirNão desista deste passeio. vale a pena. Obrigado pela visita e comentários