terça-feira, 13 de agosto de 2013

Snorkel em Maracajaú


Apesar de conhecermos bem o litoral do Rio Grande do Norte, não tínhamos visitado um de seus principais atrativos: os Parrachos de Maracajaú. No último final de semana, fomos curtir esta maravilha natural que atrai tantos visitantes.
Praia de Maracajaú

Fizemos o contato telefônico e agendamos o passeio com a Viky Beach – Pousada e Restaurante, um dos 06 pontos de apoio nativos que contratam barcos autorizados para o mergulho. Às 10:00 estávamos lá, conversamos com o proprietário e logo fomos direcionados para um pequeno barco, com capacidade para apenas 6 pessoas. A estrutura era pequena, mas compensada pelo serviço personalizado.



Ouvimos uma rápida preleção do Batista, condutor da embarcação e nosso guia no mergulho e zarpamos rumo aos corais.
Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais
Fonte: Idema

Os Parrachos de Maracajaú estão a 7 Km da costa, ocupam uma área de 13 Km2  e fazem parte da Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais, criada em 2001 (link). O Distrito de Maracajaú faz parte do município de Maxaranguape, distante cerca de 60 Km de Natal.
O trajeto da praia até os parrachos durou cerca de 40 minutos. Enquanto apreciamos o mar que vai ficando cada vez mais bonito, Batista e seu auxiliar vão nos explicando os detalhes da região. Nos esforçamos para entender tudo, apesar do barulho do motor de 13 HP . Chegamos ao ponto de ancoragem e recebemos  instruções sobre o uso correto das máscaras e snorkel, que são fornecidas higienizadas e acondicionadas em sacos plásticos.

Fomos um dos primeiros barcos a chegar ao local dos mergulhos, o que nos permitiu curtir as belezas subaquáticas sem muita gente. O privilégio não durou muito. Logo começam a chegar outros pequenos barcos e catamarães bem maiores. A área é separada entre os operadores nativos e as empresas, estas com infra-estrutura bem maior, incluindo flutuantes que funcionam como apoio.

Mar cristalino
Mar cristalina. Em épocas de maré muito baixa, alguns trechos de corais chegam a aflorar a superfície
Barcos em Maracajaú
Barcos menores, operados por pescadores
Snorkeling Maracajaú
Explorando os encantos dos corais
Diversão garantida
Diversão pura!
Aventuramango
Aventura Mango na água
Catamarã em Maracajaú
Estrutura de apoio das empresas operadoras
Instrutor com dois participantes de Batismo de Mergulho
Um instrutor realiza o "batismo" com cilindro para dois participantes
Mergulho em Maracajaú
Sempre em boa companhia
No retorno à praia, pudemos apreciar outros aspectos da região: com 12 metros de altura, o Farol construído na década de 30 foi uma homenagem a um navio italiano que naufragou no local – o Tereza Panci. Virou Farol “Tereza Pança”. Batista foi gentil e reduziu a marcha do barco, diminuindo um pouco o balanço, de modo que conseguíssemos fotografá-lo. A sinalização pelo Farol é importante para a navegação, pois o risco é real, como demonstra um recente naufrágio (link)

Farol Tereza Pança Maracajaú
Farol Tereza Pança
Apesar do intenso fluxo turístico, pescadores ainda exercem seu ofício, em sua maioria, através de jangadas. Guaiúbas, ciobas, guarajubas, espadas e tantos outras espécies lhes servem de sustento.

Pescadores
Pescando com linha

Nota: Este post foi feito aproveitando o trabalho que nossa empresa de consultoria está realizando para o SEBRAE-RN. O contrato não requer a publicação de artigos de divulgação, que estamos fazendo voluntariamente.

 

Dicas e orientações


- Se seu passeio não possuir um translado incluído, tome o rumo da Zona Norte de Natal, em direção à BR-101 Norte. Siga até encontrar a sinalização que indica a Praia de Maracajaú, após as praias de Pitangui, Jacumã e Muriú.
- Consulte os horários de saída (que dependem das marés) e a disponibilidade de vagas, pois o número de visitantes diários é limitado. Há dias onde não há passeios. Também é prudente perguntar sobre a visibilidade da água, que pode alterar devido a ventos fortes ou em épocas de chuvas.
- Nadadeiras só são permitidas a mergulhadores credenciados ou alunos em batismo
- Fotógrafos com máquinas subaquáticas oferecem o serviço de fotos, cobrando por fotos individuais ou em pacote.
- O mergulho dura em torno de 2 horas e custa entre R$ 60,00 e 80,00
- Veja uma reportagem sobre a região neste link

8 comentários:

  1. Maracajaú foi o primeiro mergulho que fiz na vida. Lembro até hoje da minha empolgação vendo os peixinhos :) Acho muito melhor que Maragogi, o cuidado com os corais e com a lotação de turistas é maior que em Alagoas.
    Vontade de voltar :)
    []s
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Fazia tempo que a gente não fazia um snorkel. Foi ótimo ver os peixes, corais e até moréias nadando no mar cristalino. Vale a pena voltar :)
      Grande abraço,
      Jodrian

      Excluir
  2. Matou minha saudade, Jodrian!
    Eu já fui 2x para Maracajaú, mas incrivelmente durante o ano que morei aí não consegui ir.
    Aquilo é lindo demais, um paraíso.
    Agora essa foto do barco pesqueiro, apesar de linda, me deu até arrepio! Quantas e quantas vezes fiquei sem marido porque ele teve que sair para resgatar tripulantes dessas embarcações que caíam no mar e muitas vezes desapareciam, tamanha a falta de segurança.
    Bem nostálgico o seu post pra mim! rs
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Karla
      Realmente é um paraíso que merece ser visitado mais vezes. A pesca artesanal é a única permitida na região, mas realmente a segurança não existe. Os pescadores aprendem o ofício e se arriscam no dia-a-dia. É um modo tradicional que ainda vai persistir.
      Grande abraço e obrigado pelos comentários

      Excluir
  3. Oi, Jodrian. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  4. Não tive a oportunidade de fazer o snorkel! No dia em que fomos até Maracajaú o tempo fechou e acabamos desistindo. Dica para a próxima! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Não desista deste passeio. vale a pena. Obrigado pela visita e comentários

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...