segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Arvorismo em Pipa


Arvorismo Pipa
Consta que essa atividade surgiu devido à necessidade dos cientistas fazerem obervações da fauna e flora nas copas das árvores de modo prático. A montagem de estruturas era feita para facilitar o trânsito e mesmo a permanência, durante as pesquisas.

Aqui no Rio Grande do Norte, o maior parque de arvorismo está instalado na Praia de Pipa, município de Tibau do Sul.

Fizemos a aquisição deste produto na forma de "combo", junto ao passeio de quadriciclo. Na hora combinada, uma van nos apanhou na pousada e, juntamente com outros participantes, fomos encaminhados ao local de realização da atividade.

Os instrutores colocam os equipamentos individuais (cadeirinha, mosquetões, capacetes) e distribuem luvas aos participantes. Em seguida, há uma explicação sobre o percurso e os cuidados com a travessia do arvorismo – O Briefing é uma etapa importante em toda atividade de aventura.

Para chegar ao ponto de partida, o grupo percorre uma pequena trilha em mata até o primeiro dos obstáculos do arvorismo. Um a um, os participantes são conectados à linha de segurança e iniciam a transposição dos obstáculos, que aumentam em dificuldade e altura em relação ao solo. Um dos guias segue na frente e outro por último. Todo mundo em fila indiana.

O percurso é considerado um arvorismo técnico - não há necessidade de fazer nenhum salto entre obstáculos. Com calma e equilíbrio, é possível vencer todas as pontes.

Briefing Arvorismo Pipa
Guia apresentando as informações iniciais
Acesso pela mata
Caminhada pela mata
Obstáculos Arvorismo Pipa
Obstáculos
Variedade de obstáculos
e mais obstáculos

Crianças podem participar
Crianças podem participar
Após 11 pontes suspensas, chegamos ao ponto de saída da tirolesa – uma plataforma de onde se tem uma bela visão da Mata em Pipa.
Saída
Rosana iniciando a descida na tirolesa
A Tirolesa possui cerca de 300 m de comprimento. O trajeto é por cima das árvores e a chegada é dentro da mata, passando por uma “janela” até chegar ao ponto de frenagem. Ao final, quando todos concluem a descida, uma pequena caminhada para chegar ao ponto de partida e devolver os equipamentos.

Chegada da Tirolesa 2
Ponto de chegada ...
Chegada da Tirolesa
.... ao final de boas emoções

Dicas e informações

  • Quem opera: Pipa Aventura
  • O arvorismo é desaconselhável para quem sofre de acrofobia (medo de altura) e labirintite.
  • Leve repelente contra insetos. Em área de mata, os mosquitos atacam
  • Não havia serviço de fotografia durante o percurso. Então, combine com algum colega de percurso ou com os guias para fazer fotos suas.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...