quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Crianças no Nepal


O Nepal é um país fantástico!. Repleto de belezas naturais que encantam viajantes e esportistas. Caminhadas e escaladas em meio a montanhas são motivos suficientes para encarar as longas horas de vôo do Brasil até Kathmandu. Os aspectos culturais são igualmente interessantes, onde o Hinduísmo e o Budismo exercem uma influência tremenda, sendo impossível dissociá-los do dia-a-dia.

Mas, há um lado que nos deixou igualmente surpresos e fez nossa estadia de 21 dias no Nepal ser ainda mais prazeirosa: o jeito de ser do nepalês! Simplicidade e hospitalidade caminhando lado a lado.

Estávamos devendo uma espécie de post de agradecimento ao povo que nos acolheu. Assim, nada melhor que aproveitar a semana onde comemoramos o Dia da Criança para saldar esta dívida, mostrando um pouco da beleza de uma gente que vive em um dos países mais pobres do mundo, com estatísticas desfavoráveis (veja ao final deste post), mas que sorri e trata muito bem seus visitantes.

A maioria das fotos deste post foi feita por Rosana Freitas:

Crianças no Nepal 1
Desde pequenos, já ajudam nas tarefas de casa
Crianças no Nepal 5 Crianças no Nepal 2
Crianças no Nepal 3 Crianças no Nepal 4
Crianças no Nepal 6 image
Crianças no Nepal 7
Concentrada com seu brinquedo.
Vários desafios a serem superados:


- A prática de casamentos infantis ainda é comum: “Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Nepal 11% da população menor de 14 anos já está casada e 29% das meninas entre 15 e 19 anos têm marido” (Link)
- % de crianças abaixo de 5 anos com peso abaixo do normal: 29,1 % (No Brasil, este percentual é de 2,2 % – Link)
- Mortalidade infantil: 41,76/1000 nascimentos vivos (No Brasil: 19,83/1000 – Link)

2 comentários:

  1. As fotos encantam, mas as estatísticas... entristecem! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bel
      O Nepal é um país belíssimo e sua gente muito hospitaleiros. Entretanto, ainda precisa avançar muito em termos de desenvolvimento humano.
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...