segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O início do circuito W


Torres Del Paine -  Placa
Primeiras visões das Torres
As opções de horários para os ônibus que fazem o trajeto de El Calafate (Argentina) a Puerto Natales (Chile) não nos deixaram muitas opções. Ou partíamos no dia anterior (como fizeram os Nerds Viajantes) ou arriscávamos sair às 08:30 da manhã e torcer para chegar a tempo de apanhar o ônibus que saía às 14:30 - apenas neste horário – de Puerto Natales para o Parque Nacional de Torres Del Paine.

Em tese, seria possível. Daí, optamos por sair de El Calafate no mesmo dia, aproveitando o dia anterior para o minitrekking. Deixamos o excesso de bagagem em El Calafate, no simpático Hostal Schilling. Providência necessária, uma vez que toda a bagagem teria que ser transportada nas mochilas.
O problema é que no meio do caminho, após uma 3,5 horas de viagem, há os postos de imigração. Não tivemos sorte. Por questão de uns 5 minutos, outro ônibus chegou primeiro à imigração na saída da Argentina e aí perdemos uns 35 minutos aguardando nossa vez – no total, 1 hora parados. Depois, ainda tivemos que passar pela imigração de entrada no Chile, em Villa Dorotea, onde todas as malas e mochilas são retiradas do ônibus e inspecionadas na máquina de raios X. Mais 45 minutos.

Gendarmeria Imigração Argentina
Imigração na Argentina
Espera pelos procedimentos de imigração
Povo sem o que fazer durante a espera
Resultado: perdemos o transfer. No dia anterior, com as dicas de Helder e Lillian, que já haviam passado pelo percurso, havíamos pensado em planos B, C e D. Desta forma, já em Puerto Natales, seguimos para a agência que opera o circuito – a Fantástico Sur – e tentamos alguma opção alternativa. Não tivemos sucesso.

Todavia, enquanto almoçávamos (lá pelas 16:00) no restaurante ao lado, o proprietário ouviu nossa situação e ligou para alguns contatos. Conseguimos um transporte por 70.000 pesos chilenos (aproximadamente 300 reais). Caro, mas não havia muito mais o que fazer. A outra possibilidade era pernoitar em Puerto Natales e iniciar o circuito no dia seguinte, alcançando os Nerds Viajantes à tarde.

Situação resolvida, seguimos com nosso motorista, o chileno Ivan, pela carretera Y290, com as paisagens típicas da Patagônia: planícies, bosques de lengas e criações de ovelhas e vacas, ainda com direito a ver belos grupos de guanacos. E claro, sempre em companhia dos fortes ventos da região.

A vantagem de ter um transporte individualizado é que pudemos parar algumas vezes para fazer fotos nos locais que achamos interessantes.

Bandeira Chile
Carretera
Carretera Y290
Laguna Sarmiento Torres Del Paine
Lago Sarmiento
Ovelhas Patagônia Chilena
Ovelhas nas pastagens amplas
A caminho de Torres Del Paine
Pausa para fotos
Guanacos
Guanacos
Saímos de Puerto Natales às 17:00 e chegamos à entrada do Parque Nacional – a Laguna Amarga - às 19:00. Ao todo, cerca de 120 Km de percurso, dos quais os últimos 30, aproximadamente são de estrada de rípio – uma espécie de pedra ou cascalho que cobre a estrada.

Pagamos as taxas de entrada (18.000 pesos chilenos, por visitante estrangeiro, na alta estação) e os atendentes nos deram mapas e indicações sobre o circuito. Ao invés de aguardar o transfer até o primeiro refúgio, optamos por caminhar os primeiros 7 Km. Chance de começar a curtir o maravilhoso trekking que faríamos nos próximos dias.

Torres Del Paine 2
Visão que tivemos no começo da caminhada
Torres Del Paine - Ponte

Passaro

Torres Del Paine Início da Caminhada
Começando as caminhadas na Patagônia !!
Chegamos ao Refúgio Torre Central por volta das 20:30. Não perdemos o jantar por pouco, mas não havia mais o Pisco Sour de boas-vindas (trocados por duas cervezas!!). No final, vencida a dificuldade da logística, estávamos no início do Circuito W, com a expectativa em alta para o que vivenciaríamos na Patagônia Chilena. Aguardem os próximos posts !

Visão geral do Circuito W


O circuito é assim denominado porque seu percurso tem a forma da letra W. Programa para 5 dias:

1º dia Laguna Amarga - Refúgio Torre Central 7 Km (*)
2º dia Refúgio Torre Central – Refúgio Chileno 5,5 Km
2º dia Refúgio Chileno – Base de Las Torres – Refúgio Chileno 8 Km
3º dia Refúgio Chileno – Refúgio Los Cuernos 16,5 Km
4º dia Refúgio Los Cuernos – Acampamento Italiano 5,5 Km
4º dia Acampamento Italiano – Mirador Britânico - Acampamento Italiano 11 Km
4º dia Acampamento Italiano – Refúgio Paine Grande 7,6 Km
5º dia Refúgio Paine Grande – Refúgio Grey – Refúgio Paine Grande 22 Km
(*) Pode ser feito por caminhada ou por transfer com vans.


Fonte: Fantástico Sur, adaptado

O refúgio Torre Central


Para quem começa o circuito W a partir da Laguna Amarga, este é o primeiro refúgio. Dispõe de 10 quartos com 6 camas cada, em formato beliche. Em cada quarto, há armários individuais para guardar roupas e equipamentos. Se esquecer algum item básico para a caminhada (pilhas, protetor solar, etc.) poderá adquirir na pequena loja do Refúgio.

Quem optar por barracas pode dispor da área de camping, com capacidade para 150 barracas e banheiros exclusivos para os campistas.

Entrada do Refúgio Torres Central
Entrada do Refúgio, construído em madeira
Refúgio Torre Central - Área do bar
Área do bar
Refúgio Torre Central - Banheiro
Banheiros coletivos e limpos
Botas do lado de fora
Por favor, botas do lado de fora dos quartos
Refúgio Torre Central - Área do restaurante
Área do restaurante. Boa comida para os caminhantes
famintos.

 Dicas e orientações


  • Uma boa alternativa é chegar a Puerto Natales a partir de Punta Arenas (a 240 km de distância), que recebe vôos de Santiago.
  • Se quiser uma orientação sobre fazer o trajeto de carro, consulte o blog Viajando de Carro
  • Leve lanche para a viagem entre El Calafate e Puerto Natales. Mas, atenção: é proibido entrar com alimentos não industrializados no Chile (vegetais, frutas, derivados de leite e carne, etc).
  • Guarde o registro de entrada no Chile, carimbado na imigração. Ele será exigido no check-in dos refúgios.
  • É necessário reservar as hospedagens nos refúgios com antecedência, principalmente nas épocas de alta estação. As opções oferecidas pela Fantástico Sur são com ou sem alimentação e com ou sem guia. Não achamos necessário utilizar o serviço de guia. Todas as trilhas são sinalizadas.  
  • Caso opte pela hospedagem com alimentação (full board) – de longe, a melhor opção - você terá o jantar e café da manhã nos refúgios, além de um Pisco Sour como drink na chegada. Na manhã de cada dia, é fornecido um box lunch para comer durante a caminhada, composto de uma garrafa de água mineral, fruta, barra de cereal, mix de frutas secas e um sanduíche de bom tamanho. Uma dica: se quiser incrementar um pouco, leve saquinhos de refresco para preparar com a água mineral.
  • As orientações dizem para você levar as baterias que forem necessárias para manter seus equipamentos eletrônicos carregados, mas é possível pedir para que carreguem nas recepções dos refúgios – não abuse dessa possibilidade e leve sobressalentes. Não há tomadas nos quartos.
  • Os refúgios contam com guarda-volumes. Leve seu próprio cadeado.
  • Próximo ao Refúgio, existe a opção de hospedagem no Las Torres Hotel.
  • Alta estação (preços um pouco mais caros): novembro a fevereiro. Baixa estação: outubro, março e abril. Há taxas extras para o Natal e Ano Novo.

Outros posts da série


- Laguna Nimez–Santuário de aves em El Calafate
- Perito Moreno–Maravilha da Natureza na Patagônia Argentina
- Glaciares no Lago Argentino
- Caminhando no Gelo
- O início do Circuito W
- Torres del Paine
- Los Cuernos

3 comentários:

  1. O W é um trekking espetacular. Ainda volto lá

    ResponderExcluir
  2. Vocês tem uma cotação dos valores dos campings?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca,
      Consulte o site da operadora: http://www.fantasticosur.com/rates/
      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...