domingo, 27 de abril de 2014

Trilha ao Ben Nevis–a maior montanha do Reino Unido


Tão logo chegamos à Edimburgo, procuramos comprar as passagens de ônibus até FortTrilha para o Ben Nevis (2) Escócia William – a cidade que é base para quem quer ir ao Ben Nevis. Depois de algumas consultas, descobrimos que o melhor é ir direto ao balcão de informações turísticas da Visit Scotland, à esquerda do desembarque internacional. Além de conseguir informações, pode-se comprar os bilhetes lá mesmo (Edimburgo – Glasgow – Fort William). Havia a opção de comprar previamente pela internet, no site da Citylink mas optamos por não usar este recurso, temendo algum atraso no vôo.

Conseguimos o primeiro horário disponível, que saía em 10 minutos, comemos um lanche que levamos para o ônibus e seguimos para Glasgow. Na Buchanan Bus Station, aguardamos mais umas 2 horas e tomamos outro ônibus para Fort William.
Ao longo do percurso, o clima se apresentava com tempo nublado e com chuvas esparsas. As Highlands tinham as tonalidades mais cinzas (e, mesmo assim, não deixavam de encantar).


Fort William


Fort William é uma cidade localizada nas chamadas West Highlands e é considerada a Capital Outdoor do Reino Unido devido às inúmeras opções de Turismo de Aventura. Dispõe de vários pubs, restaurantes, lojas de materiais e equipamentos de aventura e opções de hospedagem. Veja o mapa da região aqui: link

Fort William, Escócia
Centro da cidade
Sore Feet Statueem Fort William, Escócia
A estátua dos pés doloridos
Igreja em Fort William, Escócia
Não podia faltar uma igreja e seu cemitério
Fort William, Escócia (2)

Ficamos no Hotel Cruachan, bem em frente ao Loch Linnhe. Na manhã seguinte, nos equipamos e passamos no Centro de Informações Turísticas da cidade para verificar como chegar ao ponto de início da trilha para o Ben Nevis e conferir as condições metereológicas. A atendente nos disse que havia muita neve na segunda metade da subida e que precisaríamos de crampons. Decidi ir à pé ao Glen Nevis Visitor Centre, distante uns 20 minutos de caminhada do centro, no sentido Achintee.



Trilha para o Ben Nevis


Chegamos ao Glen Nevis Visitor Centre e as informações eram as mesmas: não seria seguro prosseguir até o topo. Seguimos para encarar a subida até onde fosse possível.

Saindo do Centro de Visitantes, atravessamos uma pequena ponte que cruza o rio Glen Nevis e daí tomamos à direita, margeando o rio.


DCIM\100GOPRO
Ponte sobre o rio Glen Nevis

No início, a trilha estava com um bocado de lama e foi divertido ver a ginástica que todos faziam para evitá-la. Valeu até pular a cerca e seguir no terreno vizinho. Logo depois, alcançamos a subida sem sinalização, mas bem demarcada, no caminho conhecido como The Ben Nevis Mountain Track ou The Pony Track (devido aos pôneis que subiam com suprimentos para um antigo observatório no topo, já desativado).

Início da trilha para o Ben Nevis - Escócia
O início da trilha

O clima continuou instável: havia momentos com chuvas, que incluíram até pequenos granizos que doíam na pele e pausas com céu aberto – oportunidade para fazer fotos e logo guardar a máquina fotográfica no saco estanque. Constante mesmo, só o vento. As Highlands parecem brincar com os caminhantes. Nada de anormal, considerando que, em média, o cume se apresenta com céu claro em 1 a cada 10 dias. Ainda bem que não havia névoa que dificultasse a visão do caminho e das paisagens.


Trilha para o Ben Nevis (1) Escócia
Belas paisagens
À medida que subimos, vamos apreciando nossa primeira trilha no Reino Unido, encantados com a beleza um tanto árida.

DCIM\100GOPRO
Trilha bem demarcada
Trilha para o Ben Nevis (4) Escócia

Encostas do Ben Nevis - Escócia 2

Trilha para o Ben Nevis (11) Escócia

De modo geral, a subida é exigente e requer um bom preparo físico, mas nada fora do alcance de quem está acostumado a caminhar. O trecho mais delicado foi uma travessia na neve, em uma encosta relativamente íngreme. Resolvemos encarar porque víamos que era possível prosseguir um pouco mais, após a travessia.


Trilha para o Ben Nevis (3) Escócia
Jodrian atravessando
Trilha para o Ben Nevis (10) Escócia
Rosana vai com cuidado
Trilha para o Ben Nevis (7) Escócia
Águas do degelo

 

Passado este trecho, caminhamos mais algum tempo até que a neve realmente nos impediu de prosseguir com segurança. Paramos para lanchar e me arrependi de não ter usado luvas na maior parte do tempo. As mãos começaram a congelar, a ponto de ficar difícil colocá-las nas luvas. Resolvi comer na descida e fiquei aquecendo-as junto ao corpo.

Ao todo, caminhamos cerca de 10 Km e, comparando os mapas de curvas de nível com a trilha que gravamos pelo celular, calculo que chegamos aos 820 m de altitude. Uma bela aventura !

Mapa Ben Nevis
Trecho que percorremos, em vermelho. O ponto à direita representa o cume


Vídeo


 


Ben Nevis


Com 1344 m, o Ben Nevis ( ou Beinn Nibheis, em gaélico) é o maior dos chamandos Munros da Escócia (elevações superiores a 3000 ft – veja lista: Link) e a maior montanha do Reino Unido. Além da trilha que percorremos, há várias rotas técnicas de escalada.

Uma corrida até o topo é conduzida anualmente no primeiro sábado de setembro para até 600 competidores: Ben Nevis Race.

Como qualquer montanha, requer cuidados. Há registros de mortes causadas por exaustão (link) ou queda, principalmente entre os escaladores.

Dicas e orientações


  • Imprescindível usar anoraks ou algum agasalho impermeável. Venta muito e, pelo menos nesta época do ano (abril) havia chuvas esparsas.
  • Uma boa bota de caminhada também é necessária, ainda mais considerando que muitos trechos ficam escorregadios. Bastões de caminhada ajudam.
  • Leve lanches (sanduíches, barras de cereal, chocolates, etc.) ao sair de Fort William
  • Consulte as condições metereológicas pela internet (link) e confirme no centro de visitantes.
  • O Centro de visitantes dispõe de souvenirs e alguns itens de trekking para venda, caso se esqueça de algo.
  • Se puder, leve uma garrafinha térmica com uma bebida quente. Revigora !
  • Não arrisque ir ao topo caso haja muita neve e não esteja equipado com crampons. Além disso, um bom mapa e GPS ou bússola são necessários para orientação.
  • Outras opções de trilhas na região de Fort William: Link

12 comentários:

  1. Que sonho! Acabamos de fazer as Cinque Terre, e deu depressão pós-trilha quando chegamos à Florença. Essa paisagem é motivo mais que válido pra incluir nos nossos planos futuros :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei exatamente como é essa sensação pós-trilha :). A Escócia tem muitas opções de trilhas. Pena que ficamos pouco tempo.

      Excluir
  2. Olá Jodrian/ Rosana, muito bonitas as paisagens, acredito que depois dessa aventura, não falta mais nada de belo a ser visto. no entanto tenho certeza que vocês continuarão a procura de mais e mais aventuras.
    Parabéns pelas merecidas férias e voltem para a terra dos mortais cada vez tranquilos preparados para encarar a vida.
    Abraço Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Batista,
      Tem muitas e muitas belezas a serem desbravadas e é isso mesmo: vamos continuar a buscar mais aventuras, contando sempre com suas orientações para preparação física. Muito obrigado e grande abraço
      Jodrian e Rosana

      Excluir
  3. Olá Jodrian!!!
    Fazia tempo que eu não passava aqui pelo seu blog (nada pessoal contigo, eu tenho passado dias sem ver o meu facebook!!!). Queria te parabenizar. Está muito bonito e muito gostoso de ler (como sempre foi, na verdade...).
    Há vários anos atrás estive na Escócia e minha vontade era ter subido o Ben Nevis. Não deu e ficamos apenas como Ben A'an mesmo. Mas cheguei a conhecer rapidinho a cidade de Fort William!
    Ler seu relato foi como matar um pouco a saudade de pisar numa trilha!
    Abração, brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleiber
      Que bom ter sua visita!. É ótimo saber que as postagens trazem lembranças ou motivam viagens. Foi nossa primeira vez na Escócia e nos surpreendemos com a beleza das Highlands. Muito obrigado pelos comentários.
      Grande abraço !!

      Excluir
  4. quando foi feita a trilha ?? Abril mesmo ?? Vc acha que numa época com tempo bom é possível correr (trail runing) ?? tenho bom preparo ...

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha foi feita em abril. Até onde fomos, acredito que é possível o trail running, porém, aconselho a pesquisar mais sobre esta possibilidade, entrando em contato com os órgãos de turismo da região.
      Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Quanto tempo de duração se faz a trilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      A trilha (ida e volta) é feita tranquilamente em um dia. Em nosso caso, saímos pela manhã, fizemos um lanche na montanha e voltamos no meio da tarde.

      Excluir
  6. Vocês usaram os crampons? Existe algum abrigo/camping/posto de parada no caminho? A neve começou mais ou menos com qual altitude? Obrigada e parabéns! Estou indo agora no meio de abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Não usamos porque não levamos e, por isso, não fomos até o cume (havia muita neve). Não há abrigo no caminho, apenas um bom centro de informações no começo. Infelizmente, não saberia dizer a altitude da neve e acredito que isso varia em função da época. De todo modo, já em Fort William você pode perguntar no Centro de Informações Turísticas que tem um acompanhamento bem atualizado do clima.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...