segunda-feira, 25 de julho de 2016

Caminhada Natal-Caicó 1ª parte


Já fizemos muitas caminhadas de longo percurso, mas o desafio proposto por Moab Felipe não erapatch-natal-caico pequeno: percorrer os 275 Km entre a capital do Rio Grande do Norte e a principal cidade da região do Seridó, à pé, durante 10 dias.

Esse desafio não se resumiu apenas ao preparo físico. Organizar a logística de hospedagens e alimentação em uma região carente de pousadas e sem usar carro de apoio demandou várias reuniões e uma viagem exploratória de carro, realizada por Moab, Jacqueline e Helena, que fizeram as marcações com GPS. Com as informações levantadas, vieram as decisões: trechos a serem percorridos a cada dia, horários de partida pela manhã, existência de pontos de ressuprimento (bares, mercadinhos, etc.), pontos para almoço, o que levar nas mochilas (cuidando para reduzir a carga), etc. Contaremos tudo ao longo dos posts desta série.
Nos meses que antecederam a viagem, fizemos várias caminhadas fortes (veja o post "Trilha no Parque Estadual de Pedra da Boca"), onde procurávamos carregar mais peso do que o que seria necessário, acostumando os músculos e testando os equipamentos.
Caminhada no Parque da Cidade
Caminhadas no Parque da Cidade
Caminhada na Rota do Sol
Caminhadas na Rota do Sol
Superar uma distância como essa requer uma motivação forte, mas esse é justamente o espírito de uma verdadeira aventura. Lembrando uma frase do famoso samurai Myamoto Musashi: "A princípio tudo parecerá difícil, mas a princípio tudo é difícil". Por falar em dificuldades, uma divertida foi explicar o propósito da empreitada, ao longo das inúmeras conversas que tivemos com o povo sertanejo, que se espantava em saber que estávamos caminhando desde Natal:

- "É uma penitência?"
- "É promessa, né"?
- "Mas vieram 'de a pés' "??
- "Tão fazendo pesquisa"?
- "É do mosquito"?

Nosso grupo foi composto de amigos ciclistas: Moab, Jacqueline, Trícia, Helena, Rosana, Jodrian e Simone. A grande maioria já havia feito o percurso Natal-Caicó de bike (veja o relato de 2015 aqui: link) e a opção de mudar para caminhada foi uma das grandes motivações.

1º dia - Natal - Macaíba (29 Km)

Grupo na saída para caminhada - 1º dia (1)
Grupo no momento da partida, com D. Maria,  Cláudia e Benilton

Com tudo definido, nossa saída ocorreu no dia 15/07/2016, às 05:15. Para nos dar aquele apoio moral, característico dos Rapaduras, recebemos a visita surpresa de Cláudia e Benilton para nos desejar uma boa viagem. Todo mundo com cara de sono, mas animados pelo início da aventura.

O primeiro trecho, totalmente urbano, seguiu pelas margens da BR 101 e BR-304 até o Restaurante Coisas da Roça, no município de Macaíba, onde havíamos acertado a hospedagem em uma casa próxima.

Paramos para almoçar em um restaurante anexo a um posto de combustíveis, animados pelo bom ritmo da caminhada até então. Alguns aproveitaram a última oportunidade de aliviar um pouquinho a carga da mochila e despacharam alguns itens pela mãe de Trícia, que caminhou conosco durante algum tempo.

Caminhando pela BR-101
Caminhando às margens da BR-101
Pausa oara um lanche
Pausa para lanche e cuidar dos pés
Caminhando 1º dia
Sempre que possível, a caminhada se afastava da rodovia
Caminhand na duplicação
Caminhando pela obra de duplicação da Reta Tabajara (BR-304)
Caminhada na Reta Tabajara
Jacqueline caminhando pela BR-304
Helena dando uma checada nos pés de Jacqueline
Helena verificando o estado dos pés de Jacqueline
Final do primeiro dia de caminhada
Final das caminhadas no 1º dia
Logo ao chegar ao Coisas da Roça, a proprietária nos dá a notícia que a casa não estaria disponível e havia providenciado outra, em um condomínio próximo, mas custaria o dobro do preço. Ficamos desapontados e tentamos negociar um redução no valor, sem sucesso. Paciência, não tínhamos outra opção mesmo.

Local da primeira hospedagem
Nossa primeira hospedagem
Relaxando na piscina
Relaxando a musculatura
Ao final, o custo-benefício foi muito bom. A casa tinha uma piscina para um providencial relaxamento da musculatura e a qualidade e quantidade de comida servida no jantar e café-da-manhã nos garantiu o almoço no dia seguinte. Lavamos as roupas do dia, jantamos e o grupo ficou dividido nos dois quartos. Eu e Rosana dormimos na sala para aproveitar a ventilação. O sono correu bem até sermos interrompidos, por volta da meia-noite, pelas luzes das motos da segurança do condomínio que achou estranho a casa de portas abertas. Tudo resolvido e voltamos a dormir com os pensamentos nas próximas etapas.

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...