segunda-feira, 6 de junho de 2016

Trilha no Parque Estadual de Pedra da Boca


O Parque Estadual de Pedra da Boca fica localizado no município de Araruna – PB, masTrilha no Parque Estadual de Pedra da Boca (5) pertinho do Rio Grande do Norte, fazendo divisa com os municípios de Passa e Fica e Serra de São Bento, separados pelo Rio Calabouço.

Seu nome vem de uma formação rochosa com formato de boca, avistada desde longe por quem chega vindo de Goianinha. Além da pedra que lhe dá o batismo, o parque possui várias outras, como a Pedra Olho d´água, Pedra do Coelho, Pedra da Caveira e Pedra do Dente.
Com uma área 157 hectare esta Unidade de Conservação foi criada através do  Decreto Estadual (PB) nº 20.889 de 07/02/2000 e está inserida nos contrafortes da Serra da Confusão.
No feriado de Corpus Christi, fomos caminhar por lá (eu, Rosana, Moab e Jac). Pegamos informações com Gil, da Pousada Fulô da Pedra e resolvemos fazer o percurso que circunda as maiores formações rochosas. Ao todo, 14 km com visões fantásticas, ângulos que não são comuns a quem vai à Pedra da Boca no roteiro tradicional.

Amanhecer na Serra de São Bento
O dia começou assim na Serra de São Bento. Depois desse visual, tomamos café e descemos para a
Pousada Fulô da Pedra
Parque Estadual de Pedra da Boca
Visão lateral da Pedra da Boca. Em primeiro plano, uma pequena plantação de feijão
Trilha no Parque Estadual de Pedra da Boca (4)
Estrada na parte onde precisamos subir
Casa no caminho
Casa abandonada
Pequenas belezuras
Pequenas belezuras na trilha
Trilha no Parque Estadual de Pedra da Boca (6)
Formações rochosas, na descida para a pousada
A maior parte do percurso foi feita em estradas de barro, com alguns trechos onde a trilha passa por propriedades privadas. Ao todo, 14 Km de caminhada com a complacência do Sol, que se escondeu por trás das nuvens em boa parte do trekking.

òtima visão do Parque Estadual de Pedra da Boca
Uma bela visão do conjunto de formações

O mapa abaixo mostra o caminho percorrido, saindo e chegando na Pousada Fulô da Pedra:

Mapa trilha
Trilha percorrida
Para saber mais sobre as opções da região, consulte o Portal do SEBRAE-RN, no Roteiro Paraísos do Agreste, que inclui os municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras: Link

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...