Tão logo chegamos à Edimburgo, procuramos comprar as passagens de ônibus até Fort

William – a cidade que é base para quem quer ir ao Ben Nevis. Depois de algumas consultas, descobrimos que o melhor é ir direto ao balcão de informações turísticas da Visit Scotland, à esquerda do desembarque internacional. Além de conseguir informações, pode-se comprar os bilhetes lá mesmo (Edimburgo – Glasgow – Fort William). Havia a opção de comprar previamente pela internet, no site da
Citylink mas optamos por não usar este recurso, temendo algum atraso no vôo.
Conseguimos o primeiro horário disponível, que saía em 10 minutos, comemos um lanche que levamos para o ônibus e seguimos para Glasgow. Na Buchanan Bus Station, aguardamos mais umas 2 horas e tomamos outro ônibus para Fort William.
Ao longo do percurso, o clima se apresentava com tempo nublado e com chuvas esparsas. As Highlands tinham as tonalidades mais cinzas (e, mesmo assim, não deixavam de encantar).
Fort William
Fort William é uma cidade localizada nas chamadas
West Highlands e é considerada a
Capital Outdoor do Reino Unido devido às inúmeras opções de Turismo de Aventura. Dispõe de vários
pubs, restaurantes, lojas de materiais e equipamentos de aventura e opções de hospedagem. Veja o mapa da região aqui:
link
 |
Centro da cidade |
|
 |
A estátua dos pés doloridos |
|
 |
Não podia faltar uma igreja e seu cemitério |
|
|
Ficamos no Hotel Cruachan, bem em frente ao
Loch Linnhe. Na manhã seguinte, nos equipamos e passamos no Centro de Informações Turísticas da cidade para verificar como chegar ao ponto de início da trilha para o Ben Nevis e conferir as condições metereológicas. A atendente nos disse que havia muita neve na segunda metade da subida e que precisaríamos de crampons. Decidi ir à pé ao
Glen Nevis Visitor Centre, distante uns 20 minutos de caminhada do centro, no sentido Achintee.
Trilha para o Ben Nevis
Chegamos ao
Glen Nevis Visitor Centre e as informações eram as mesmas: não seria seguro prosseguir até o topo. Seguimos para encarar a subida até onde fosse possível.
Saindo do Centro de Visitantes, atravessamos uma pequena ponte que cruza o rio Glen Nevis e daí tomamos à direita, margeando o rio.
 |
Ponte sobre o rio Glen Nevis |
No início, a trilha estava com um bocado de lama e foi divertido ver a ginástica que todos faziam para evitá-la. Valeu até pular a cerca e seguir no terreno vizinho. Logo depois, alcançamos a subida sem sinalização, mas bem demarcada, no caminho conhecido como
The Ben Nevis Mountain Track ou
The Pony Track (devido aos pôneis que subiam com suprimentos para um antigo observatório no topo, já desativado).
 |
O início da trilha |
O clima continuou instável: havia momentos com chuvas, que incluíram até pequenos granizos que doíam na pele e pausas com céu aberto – oportunidade para fazer fotos e logo guardar a máquina fotográfica no saco estanque. Constante mesmo, só o vento. As Highlands parecem brincar com os caminhantes. Nada de anormal, considerando que, em média, o cume se apresenta com céu claro em 1 a cada 10 dias. Ainda bem que não havia névoa que dificultasse a visão do caminho e das paisagens.
 |
Belas paisagens |
À medida que subimos, vamos apreciando nossa primeira trilha no Reino Unido, encantados com a beleza um tanto árida.
 |
Trilha bem demarcada |
De modo geral, a subida é exigente e requer um bom preparo físico, mas nada fora do alcance de quem está acostumado a caminhar. O trecho mais delicado foi uma travessia na neve, em uma encosta relativamente íngreme. Resolvemos encarar porque víamos que era possível prosseguir um pouco mais, após a travessia.
 |
Jodrian atravessando |
 |
Rosana vai com cuidado |
 |
Águas do degelo |
Passado este trecho, caminhamos mais algum tempo até que a neve realmente nos impediu de prosseguir com segurança. Paramos para lanchar e me arrependi de não ter usado luvas na maior parte do tempo. As mãos começaram a congelar, a ponto de ficar difícil colocá-las nas luvas. Resolvi comer na descida e fiquei aquecendo-as junto ao corpo.
Ao todo, caminhamos cerca de 10 Km e, comparando os mapas de curvas de nível com a trilha que gravamos pelo celular, calculo que chegamos aos 820 m de altitude. Uma bela aventura !
 |
Trecho que percorremos, em vermelho. O ponto à direita representa o cume |
Vídeo
Ben Nevis
Com 1344 m, o Ben Nevis ( ou
Beinn Nibheis, em gaélico) é o maior dos chamandos
Munros da Escócia (elevações superiores a 3000 ft – veja lista:
Link) e a maior montanha do Reino Unido. Além da trilha que percorremos, há várias rotas técnicas de escalada.
Uma corrida até o topo é conduzida anualmente no primeiro sábado de setembro para até 600 competidores:
Ben Nevis Race.
Como qualquer montanha, requer cuidados. Há registros de mortes causadas por exaustão (
link) ou queda, principalmente entre os escaladores.
Dicas e orientações
- Imprescindível usar anoraks ou algum agasalho impermeável. Venta muito e, pelo menos nesta época do ano (abril) havia chuvas esparsas.
- Uma boa bota de caminhada também é necessária, ainda mais considerando que muitos trechos ficam escorregadios. Bastões de caminhada ajudam.
- Leve lanches (sanduíches, barras de cereal, chocolates, etc.) ao sair de Fort William
- Consulte as condições metereológicas pela internet (link) e confirme no centro de visitantes.
- O Centro de visitantes dispõe de souvenirs e alguns itens de trekking para venda, caso se esqueça de algo.
- Se puder, leve uma garrafinha térmica com uma bebida quente. Revigora !
- Não arrisque ir ao topo caso haja muita neve e não esteja equipado com crampons. Além disso, um bom mapa e GPS ou bússola são necessários para orientação.
- Outras opções de trilhas na região de Fort William: Link
Que sonho! Acabamos de fazer as Cinque Terre, e deu depressão pós-trilha quando chegamos à Florença. Essa paisagem é motivo mais que válido pra incluir nos nossos planos futuros :)
ResponderExcluirSei exatamente como é essa sensação pós-trilha :). A Escócia tem muitas opções de trilhas. Pena que ficamos pouco tempo.
ExcluirOlá Jodrian/ Rosana, muito bonitas as paisagens, acredito que depois dessa aventura, não falta mais nada de belo a ser visto. no entanto tenho certeza que vocês continuarão a procura de mais e mais aventuras.
ResponderExcluirParabéns pelas merecidas férias e voltem para a terra dos mortais cada vez tranquilos preparados para encarar a vida.
Abraço Batista
Grande Batista,
ExcluirTem muitas e muitas belezas a serem desbravadas e é isso mesmo: vamos continuar a buscar mais aventuras, contando sempre com suas orientações para preparação física. Muito obrigado e grande abraço
Jodrian e Rosana
Olá Jodrian!!!
ResponderExcluirFazia tempo que eu não passava aqui pelo seu blog (nada pessoal contigo, eu tenho passado dias sem ver o meu facebook!!!). Queria te parabenizar. Está muito bonito e muito gostoso de ler (como sempre foi, na verdade...).
Há vários anos atrás estive na Escócia e minha vontade era ter subido o Ben Nevis. Não deu e ficamos apenas como Ben A'an mesmo. Mas cheguei a conhecer rapidinho a cidade de Fort William!
Ler seu relato foi como matar um pouco a saudade de pisar numa trilha!
Abração, brother!
Olá, Gleiber
ExcluirQue bom ter sua visita!. É ótimo saber que as postagens trazem lembranças ou motivam viagens. Foi nossa primeira vez na Escócia e nos surpreendemos com a beleza das Highlands. Muito obrigado pelos comentários.
Grande abraço !!
quando foi feita a trilha ?? Abril mesmo ?? Vc acha que numa época com tempo bom é possível correr (trail runing) ?? tenho bom preparo ...
ResponderExcluirabraços
A trilha foi feita em abril. Até onde fomos, acredito que é possível o trail running, porém, aconselho a pesquisar mais sobre esta possibilidade, entrando em contato com os órgãos de turismo da região.
ExcluirAbraço e obrigado pela visita.
Quanto tempo de duração se faz a trilha?
ResponderExcluirAmanda,
ExcluirA trilha (ida e volta) é feita tranquilamente em um dia. Em nosso caso, saímos pela manhã, fizemos um lanche na montanha e voltamos no meio da tarde.
Vocês usaram os crampons? Existe algum abrigo/camping/posto de parada no caminho? A neve começou mais ou menos com qual altitude? Obrigada e parabéns! Estou indo agora no meio de abril.
ResponderExcluirObrigado pela visita. Não usamos porque não levamos e, por isso, não fomos até o cume (havia muita neve). Não há abrigo no caminho, apenas um bom centro de informações no começo. Infelizmente, não saberia dizer a altitude da neve e acredito que isso varia em função da época. De todo modo, já em Fort William você pode perguntar no Centro de Informações Turísticas que tem um acompanhamento bem atualizado do clima.
Excluir