domingo, 25 de maio de 2014

Como vocês conseguem fazer tantas viagens?


Embarcando para Zanzibar
Embarcando para Zanzibar
O título deste post é uma pergunta que da Taines Gisele, em nossa página no Facebook. Pergunta simples, que talvez seja uma curiosidade, um elogio ou uma busca de idéias a serem aplicadas a si mesma. Não sei qual a intenção da Taines, mas nos motivou a expor um pouco de nossa visão sobre o assunto.

De qualquer modo, acho o questionamento pertinente. Afinal, expomos com muita freqüência os resultados – principalmente fotos – de nossas viagens. É o ofício de um blogueiro de viagens. Isso, é claro, acaba por nos definir de certa forma, como viajantes freqüentes.

Outro dia, ao comentar sobre nossas viagens, também ouvi a seguinte pergunta: “Vocês são ricos, ou o quê?” Vou começar nossa resposta por aí. Não, não somos ricos. Pelo menos no sentido material do termo. Nossa riqueza (que aumenta a cada viagem) vem das experiências que vivemos e do aprendizado que conquistamos ao superar dificuldades, ao descobrir novas culturas e modos de viver, ao conhecer novas pessoas e motivações não faltam: o mundo está cheio de locais interessantíssimos a serem conhecidos. Temos uma vida confortável, mas batalhamos muito para merecê-la.

Também nunca fomos acomodados e freqüentemente saímos de nossa zona de conforto. Em outras palavras, os desafios nos agradam e em nosso principal estilo de viagens, que inclui muitas atividades de aventura, é um ingrediente sempre presente. Mas quem viaja sempre experimenta isso, de um modo ou de outro.

Um outro aspecto importante é que trabalhamos com consultoria em gestão organizacional, nas áreas da qualidade, segurança e saúde ocupacional e meio ambiente. Como temos nosso próprio negócio, conseguimos alguma flexibilidade nas agendas, planejando os compromissos de forma que possamos liberar alguns períodos ao longo no ano. Claro que não é fácil. Antes das viagens e quando chegamos de volta, o volume de trabalho é enorme, pois precisamos honrar os compromissos com nossos clientes. Mas sempre vale a pena.

Assim, priorizamos as viagens como nosso principal investimento. Talvez essa seja a grande chave para a resposta à questão do título: prioridade. É aquele velho chavão, mas que é sempre verdadeiro: a vida é feita de escolhas. E, se direcionamos nossas escolhas para o que consideramos importante, sempre achamos um jeito de alcançar nossos objetivos.

Priority

17 comentários:

  1. Adorei! Também vejo assim. Não precisa ser rico pra viajar. Viajar, na verdade, pode ser ir dar uma volta pelo seu bairro. Tudo é o olhar que se lança. A curiosidade, a busca pelo diferente, essas são as essências, na minha opinião.
    A questão material é importante (claro!), mas sempre se dá um jeitinho quando é sua prioridade, como você bem falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Camila !
      Bom complemento com seu comentário :)
      Grande abraço

      Excluir
  2. Passei 40 anos da minha vida priorizando outras coisas. Agora? Concordo plenamente com voces. Só sinto que alguns tipos de viagem com muita aventura e esforço fisico eu perdi o bonde... Pra isto tem os posts dos amigos. Mas agora minha prioridade maior são as viagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Flora !!
      Também priorizamos outras coisas no início, afinal a vida vai sendo construída, mas chega o momento e oportunidade onde podemos redirecionar o foco. Vamos que vamos :)
      Grande abraço !

      Excluir
  3. Esse lance de prioridade é fundamental. Nós estamos numa fase que queremos muito aproveitar nossos primeiros anos de casados com a gente, o que quer dizer viajar muito juntos. E, também, gostamos muito de aventuras. Então, achamos que esse momento sem baby é ideal pra nós e essas viagens.

    Mas ao mesmo tempo precisamos economizar pra construir a vida: estudos, trabalho e uma casa nossa. Vivemos no dilema entre o ter e o viver, mas estamos, pelo menos por enquanto, conseguindo um bom equilíbrio disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, Tatiane
      É fácil falar em equilíbrio, mas praticá-lo é uma arte. Sempre que possível, a balança deve pender para as prioridades.
      Grande abraço

      Excluir
  4. Ótimo post!!! E é exatamente assim por aqui também.

    ResponderExcluir
  5. O número de viagens é proporcional ao volume de trabalho e riqueza cultural. Acho que nunca trabalhei tanto como nos últimos 2 anos, mas aos olhos de quem vê as fotos eu só me divirto. Um dia vou acabar escrevendo um post explicativo também. E vamos continuar assim, priorizando o que nos faz feliz : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a percepção de quem nos acompanha é essa. Tenho recebido comentários do tipo: "Só vejo você no mundo!". Espero, sinceramente, que estejamos inspirando as pessoas a conhecer esse mundo :)
      Grande abraço

      Excluir
  6. Muito bom, Jodrian, Tudo na vida é uma questão de escolhas e prioridades. Belo texto :) um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Também estou escrevendo sobre o tema e me identifiquei demais com o texto!
    Grande abraço e muitas viagens pra ficarem cada vez mais "ricos"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel !!
      Quando tiver o texto pronto, divulgue-o por aqui também.
      Grande abraço

      Excluir
  8. Certeza! Dinheiro no bolso eu não tenho nenhum. Mas tenho vontade de explorara o mundo, de conhecer culturas, de falar com pessoas diferentes e sempre dou um jeito de viajar! E ai a gente causa essa falsa impressão de que somos ricos. Ricos de espirtio com certeza =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto: se quisermos, conseguimos. E como queremos com freqüência, conseguimos sempre !!
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...